Ir para conteúdo
  • 0

Dificuldade para fazer o relacionamento ideal


Marcelo Candido
Ir para solução Solucionado por Valmir ,

Pergunta

  • Alunos

Pessoal, será que alguém consegue me dar uma luz, estou com a seguinte situação:

Preciso montar um painel de leitos ocupados em hospitais da minha cidade, as informações que temos são:

fOcupacao (tabela com os dados dos pacientes internados até o momento da extração)
    - Data de Extração
    - Hospital
    - idLeito
    - Paciente
    - Prontuario
    - Sexo
    - Endereço

fLeitosDisponiveis (tabela com os dados dos leitos ativos no sistema do hospital até o momento da extração)
    - Data de Extração
    - Hospital
    - idLeito
    - Leito
    - Acomodação
    - Bloco
    
Essas 2 tabelas seriam minhas fatos, pois são tabelas historicas, atraves da tabela fLeitosDisponiveis pensei em montar um tabela dimensão dLeitos, onde teria os leitos que cada hospital tem cadastrado e através da tabela
fOcupacao criaria a tabela dPaciente com os dados do paciente.
O caso de usar essas 2 tabelas como fato é porque preciso acompanhar a ocupação diariamente baseado nos leitos que cada hospital tem cadastrado naquele dia.

Meu problema é o seguinte, eu preciso ter um filtro dos hospitais, a principio pensei em fazer uma dimensão dHospital, porém devido o idLeito da dLeitos poderem serem iguais nesses hospitais, eu teria que colocar a coluna hospital 
na dimensão dLeitos para diferenciar os leitos entre eles e relacionar com a dimensão dHospital, e se eu fizer isso vai sair do modelo Estrela e passar a ser snow flake.

Não consegui pensar outra forma de se fazer, queria ver se alguém poderia me dar uma ideia ou realmente nesse caso, teria que fazer a tabela dHospital?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 1
  • Alunos
  • Solução

Olá Rafael

Ja tive um problema parecido com o seu.

Sugiro fazer da seguinte forma.

Crie ID para os hospitais e depois concatene a culna ID hospital com as colunas de Id Leitos

Desta maneira vc terá Id únicos para usar na dHospital

Anexei um exemplo pra tentar ilustrar o que escrevi

 

espero ter ajudado ,caso não consiga resolver envie um modelo das suas tabelas em excel com os dados fictícios .Fica mais fácil a galera entender sua necessidade

Obrigado

Abraço e sucesso .

Marcelo.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...