Ir para conteúdo
  • 0

Baseline de Meta Previsto x Realizado


Alexandre Almeida dos Sant

Pergunta

  • Alunos

Caros,

Espero que possam me ajudar com uma questão que venho enfrentando. Estou ciente de que estou cometendo algum erro básico, mas depois de várias tentativas de resolução sem sucesso, estou buscando assistência.

A situação é a seguinte: Meu diretor monitora diariamente a comparação entre o faturamento previsto para o mês e o faturamento real. Ele deseja saber quantos faturamentos ocorreram por dia, se há valores maiores que o previsto e outras informações semelhantes.

O faturamento real é extraído diretamente do nosso sistema ERP, enquanto o previsto é mantido em uma planilha do Excel. Esta planilha é atualizada diariamente pela equipe financeira, à medida que os gerentes de projetos fornecem informações sobre os faturamentos liberados pelos clientes. Isso significa que o previsto pode sofrer alterações durante o mês e pode incluir valores que não foram realizados no mês anterior.

A planilha de previsão no Excel possui várias guias, uma para cada mês, e contém informações sobre códigos de projeto, valores e datas previstas para o faturamento.

O que meu diretor deseja:

A) Ele quer ver o faturamento por dia, comparando-o com o previsto, e calcular a porcentagem em relação à meta. B) Ele deseja poder clicar em cada dia do mês para ver o que foi faturado e o que está previsto. C) Ao clicar em um mês anterior, ele deseja que a linha de base seja definida com os valores previstos no fechamento daquele mês (sem mais atualizações), e ele quer poder navegar pelos dias sem afetar o valor total do mês que não foi solucionado. D) Ele quer que esse processo funcione de forma contínua, trazendo os dados do ERP e complementando com as informações da planilha de previsão.

Recentemente, criei um ambiente de teste semelhante ao nosso ambiente atual, exceto que o faturamento é mantido em uma planilha.

Há alguns problemas:

  1. Na planilha de previsão, os meses que foram carregados no passado (outubro e novembro, no exemplo) não são considerados.
  2. O cálculo da linha de base não está funcionando corretamente. Quando faço um DrillDown em um mês, ele pega o valor total em vez do valor previsto para aquele mês.
  3. Além disso, ao clicar na tabela entre os códigos de projeto, não está selecionando os itens faturados.

Eu espero que ao clicar em um mês, a linha de base seja configurada para os valores previstos, a fim de calcular a porcentagem em relação à meta corretamente. Também espero que, ao clicar em cada projeto na tabela à esquerda, seja exibida a informação sobre se o faturamento ocorreu ou não dentro do mês, ou se está pendente de filtro, mostrando se foi faturado em outubro e novembro, e assim por diante para os meses subsequentes.

Agradeço pela atenção e estou à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais.

Em anexo um exemplo bem próximo da minha realidade

Exemplo para teste.pbix FATURAMENTO.xlsx PREVISTO MES A MES.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 1
  • Alunos

Caro Dums, boa tarde!

Em primeiro lugar, obrigado pelo seu tempo em tentar me ajudar, e segundo, desculpe a demora. Fiquei ausente de algumas atividades por uma semana.

Bom, eu acredito que resolvi. Qual era a ideia, que o previsto fica-se fixo, em cada mês, exemplo, eu clicar e outubro e o que foi previsto para outubro permanecesse fixo, e assim por diante. Eu estava errando é que as datas na linhas que é alterado ao longo do mês, eu coloquei como data e interliguei entre as tabelas, então a medida que eu clicava em uma data, ele alterava todo o painel e o valor. Então eu retirei e agora eu coloquei uma segunda coluna e fixei uma data em cada mês, tipo 01/10/2023, 01/11/2023 e ai coloquei a conexao nesta data. Ai deu certo.

Exemplo:

Está selecionado novembro, aparece o previsto total por mês fixo.

image.png.c7adb1f3080b5c07af77a1d9af5cb40e.png

 

Não sei se da maneira que fiz é a melhor forma:

 

image.png.918514c13beba3efbce474144d19d7d6.png

 

Eu usava a primeira coluna, data prev fat. Agora eu estou usando a última coluna a mês vigente.

Deu certo.

 

Se você conseguiu entender, e tiver alguma sugestão, agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...