Ir para conteúdo
  • 0

Criação Stage com consultas de API


André Borges

Pergunta

  • Alunos

Bom dia.

 

Pessoal, há alguma possibilidade nativa no PBI com o PowerQuery, por exemplo, de realizar consultas a uma API e criarmos um Stage? Estou com uma situação onde consumo a API de um módulo comercial e me devolve milhares de linha sempre. Queria realizar uma consulta inicial e a partir da mesma ir adicionando apenas os novos registrso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
13 horas atrás, André Borges disse:

Fala João. Tranquilo?

Desculpe aí a falta de retorno. João, entendi a lógica. No entanto, não conseguir entender como faz para consultar na API apenas dados dos últimos 7 dias, como no exemplo que citou.  Teria algum exemplo que pudesse disponibilizar?


Obrigado!

Trazes os últimos 7 dias é fácil mas depende da sua api, tem api que tem parâmetro fixo (ex: day, month, data_start, data_end) aí usa no filtro, ex:

https://sua_url_base/sua_tabela$filter=data_start >= 'data_start'&data_end <= 'data_end'

Aconselho olhar a documentação da api, se for possível poste o link dela aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
Em 05/11/2023 em 09:24, André Borges disse:

Bom dia.

 

Pessoal, há alguma possibilidade nativa no PBI com o PowerQuery, por exemplo, de realizar consultas a uma API e criarmos um Stage? Estou com uma situação onde consumo a API de um módulo comercial e me devolve milhares de linha sempre. Queria realizar uma consulta inicial e a partir da mesma ir adicionando apenas os novos registrso.

Olá André,

O que você pode tentar é separar uma consulta até uma data de corte ou página (paginação) de corte e essa consulta seria uma 'histórica', depois em uma outra consulta fazer a paginação normalmente... mais eventualmente isso vai se tornar cada vez mais demorado e tento que repetir esse processo de 'corte'.. sugiro algo mais específico, como um ETL fora do power bi. Existem vários exemplos com ferramentas open source para tal finalidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Suave @André Borges?

Uma solução que tenho utilizado para um problema similar é a união dataset + dataflow no próprio Power BI online.

No dataflow eu faço a configuração para ingerir os dados mais recentes diretamente da API (e.g.: últimos 7 dias) enquanto que no dataset eu configuro para atualizar incrementalmente tendo o dataflow como fonte.

O downside é que uma vez que você configura a atualização incremental, o modelo já não pode mais ser modificado. No meu caso vale a pena, pois evita ter que passar por outros softwares (e.g.: Pentaho) ou arquivos/bases intermediários (e.g.: csv, SQL...)

Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Fala João. Tranquilo?

Desculpe aí a falta de retorno. João, entendi a lógica. No entanto, não conseguir entender como faz para consultar na API apenas dados dos últimos 7 dias, como no exemplo que citou.  Teria algum exemplo que pudesse disponibilizar?


Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...