Ir para conteúdo
  • 0

Dúvida com colunas


Leonardo Sardinha
Ir para solução Solucionado por Diego Scalioni ,

Pergunta

  • Alunos

Boa tarde!

 

Pessoal, estou tentando desenvolver uma solução para computar a permanência de veículos carregando. Minha base dados vem de um form do google (anexa).

Sei que para trabalhar com horas, é preciso subtrair o ultimo horário com o primeiro. No meu caso, a hora do termino do carregamento - hora entrada na doca, porém, isso não está rolando no power query.

Dividi a tabela para fCheckIn e fCheckOut, mas também não consegui desenvolver nada. Alguém poderia me ajudar a pensar em uma forma de modelar essa base para que eu consiga medir esse tempo de permanência?

(A base de dados que eu uso, é o link direto do sheet e não uma planilha excel que está anexa, pois é atualizado a todo momento. Porém, os dados estão exatamente igual ao sheet.)

 

Agradeço desde já.

 

CHECKIN CHECKOUT.xlsx

Editado por Leonardo Sardinha
Dados confidenciais.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução

Boa noite Leonardo, tudo bem?

Caso ainda não tenha resolvido, segue minha proposta de solução. Fiz tanto no Power BI, quanto no Excel, para manter sua estrutura de planilha/tabela, mas o resultado final será o mesmo, uma vez que toda solução foi implementada no Power Query.

Entendo que seu problema seja mais estrutural (ETL) do que modelagem. Você tem as linhas de Check-In e Check-Out despareadas entre si, e para realizar o cálculo entre as colunas você precisava que elas estivessem na mesma linha (o que faz todo sentido).

Para chegar nesse resultado, quebrei o raciocínio em 4 partes:

1. Carreguei sua tabela original e renomeei os campos para identificar o que é Data In e Transportadora In (Entrada) e Data Out Transportadora Out (respectivamente)
2. A partir da tabela original, criei 2 tabelas de referência que chamei de Check-In e Check-Out. Em cada uma delas, filtrei na coluna Opção o respectivo termo (Check-In e Check-Out) e isolei somente as colunas que pertenciam a cada uma
3. Numa útlima consulta mesclei Check-In e Check-Out através de uma chave composta (Data + Transportadora) uma vez que, para seu cenário, isso garantia unicidade para as linhas que deveriam se alinhar
4. Por fim, basta realizar a subtração entre as colunas e chegar no resultado desejado (Tempo Carregamento).

image.png.d90a155beb4e63adfa94d876080860ea.png

Observação: Este cenário funcionou para seu exemplo pois todas as combinações de Data e Transportadora eram equivalentes. No entanto, caso uma das entregas iniciasse em um dia e terminasse no outro, a data final seria diferente e a combinação não iria funcionar. Estes casos você precisaria fazer um tratamento adicional ou, preferencialmente, ter um código identificador na sua base que pareie os check-in e check-out.

Qualquer dúvida, só falar! Espero ter ajudado!

Solucao.pbix Solucao.xlsx

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
6 horas atrás, Dums disse:

Olá...

Posta o script até onde você conseguiu chegar e qual erro está tendo...

Boa tarde, Dums!!

 

Meu problema maior é na modelagem desses dados. Por exemplo, a linha da mesma situação não fica junto. Eu preciso fazer o "término" - "hora entrada na doca":

image.png.1fd5d73143ba094433b922999541da07.png

Check-in fica em uma linha e check-out em outra linha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Ja exprementou vincular essas informações todas em uma coluna e subtrair pelo o que é chekout e o que é check in?

Exemplo: Ao inves de ter duas colunas de Data, Hora, Transportadora você unifica todos esses valores em uma coluna unica para cada e a ataves da Coluna OPCAO você faz sua subtração de Dia Hora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...