Preciso fazer um calculo de SLA, porem que considere eventuais recorrências de recontagem/empilhamento de sla.
Desde já peço desculpas pelo longo texto, mas tentei contextualizar da melhor forma que consegui.
Para contextualizar o que eu vou precisar medir:
Ficha, é literalmente um item único para cada cliente dentro do modelo, e a necessidade é entendermos quanto tempo gasto em cada “ficha” e quantas vezes capturamos e analisamos cada “ficha”
Para isso, existem alguns critérios que precisam ser observados:
- Preciso olhar para cada ficha individualmente (os slas são contabilizados da seguinte forma):
SLA de Captura (este kpi é um indicador para podermos medir o tempo entre um documento ficar disponível para a análise, e a real “captura” desta ficha para início da atividade de um analista)
Gatilhos:
Início: Status da ficha estar em Todos os requerimentos finalizados e esta modificação ter ocorrido pelo Perfil de usuário = Vendedor ou Cliente
Fim: Status da ficha estar em Todos os requerimentos finalizados e está modificação ter ocorrido pelo Perfil de usuário = Agente ou Assessor
Sla de Captura = Fim – Início (Obs: se não tivermos o movimento de inicio por algum erro sistêmico trataremos este resultado de sla =0)
Sla de Analise (este kpi é um indicador pra podermos medir o tempo entre a captura do usuário e a solução desta ficha)
Gatilho:
Início: Status da ficha estar em Todos os requerimentos finalizados e está modificação ter ocorrido pelo Perfil de usuário = Agente ou Assessor
Fim: Status da ficha estar em “Aprovada” ou “Aprovada mediante” ou “Não Aprovada” ou “Documentos pendenciados” e esta modificação ter ocorrido pelo Perfil de usuário = Agente ou Assessor
Sla de Análise = Fim – Inicio (Obs: se não tivermos o movimento de início por algum erro sistêmico trataremos este resultado de sla =0)
Obs: entretanto uma ficha pode passar por estes status mais de uma vez, isso é muito comum, por isso a necessidade de fazer a aferição da média de tempo gasto em cada etapa, e contarmos quantas vezes uma ficha passa por estas etapas, na teoria ela vai seguir o fluxo até a aprovação, aprovação mediante, não aprovação ou indicação de documentação pendente e dado este resultado (se não for o de “Aprovada” ela voltará e passara por todo o ciclo novamente).
Obs02: Preciso construir uma forma de visualizar para cada ficha quantas análises ela teve e quais foram os tempos tanto de captura quanto de analise em cada vez que esta ficha foi analisada?
Macro visões:
Quantidade de analises
Sla de Captura Médio
Sla de Análise Médio
Sla Total Médio
Quantidade de fichas analisadas
OBS: Anexo coloquei arquivos que tem exemplos em excel com uma guia que demonstra quanto deveria ser estimado para cada uma destas analises, e inclui um arquivo chamado fichageral (que possuem um exemplo de base dados que sofreria este tipo de analise)
Pergunta
Igor vieira
Preciso fazer um calculo de SLA, porem que considere eventuais recorrências de recontagem/empilhamento de sla.
Desde já peço desculpas pelo longo texto, mas tentei contextualizar da melhor forma que consegui.
Para contextualizar o que eu vou precisar medir:
Ficha, é literalmente um item único para cada cliente dentro do modelo, e a necessidade é entendermos quanto tempo gasto em cada “ficha” e quantas vezes capturamos e analisamos cada “ficha”
Para isso, existem alguns critérios que precisam ser observados:
- Preciso olhar para cada ficha individualmente (os slas são contabilizados da seguinte forma):
SLA de Captura (este kpi é um indicador para podermos medir o tempo entre um documento ficar disponível para a análise, e a real “captura” desta ficha para início da atividade de um analista)
Gatilhos:
Início: Status da ficha estar em Todos os requerimentos finalizados e esta modificação ter ocorrido pelo Perfil de usuário = Vendedor ou Cliente
Fim: Status da ficha estar em Todos os requerimentos finalizados e está modificação ter ocorrido pelo Perfil de usuário = Agente ou Assessor
Sla de Captura = Fim – Início (Obs: se não tivermos o movimento de inicio por algum erro sistêmico trataremos este resultado de sla =0)
Sla de Analise (este kpi é um indicador pra podermos medir o tempo entre a captura do usuário e a solução desta ficha)
Gatilho:
Início: Status da ficha estar em Todos os requerimentos finalizados e está modificação ter ocorrido pelo Perfil de usuário = Agente ou Assessor
Fim: Status da ficha estar em “Aprovada” ou “Aprovada mediante” ou “Não Aprovada” ou “Documentos pendenciados” e esta modificação ter ocorrido pelo Perfil de usuário = Agente ou Assessor
Sla de Análise = Fim – Inicio (Obs: se não tivermos o movimento de início por algum erro sistêmico trataremos este resultado de sla =0)
Obs: entretanto uma ficha pode passar por estes status mais de uma vez, isso é muito comum, por isso a necessidade de fazer a aferição da média de tempo gasto em cada etapa, e contarmos quantas vezes uma ficha passa por estas etapas, na teoria ela vai seguir o fluxo até a aprovação, aprovação mediante, não aprovação ou indicação de documentação pendente e dado este resultado (se não for o de “Aprovada” ela voltará e passara por todo o ciclo novamente).
Obs02: Preciso construir uma forma de visualizar para cada ficha quantas análises ela teve e quais foram os tempos tanto de captura quanto de analise em cada vez que esta ficha foi analisada?
Macro visões:
Quantidade de analises
Sla de Captura Médio
Sla de Análise Médio
Sla Total Médio
Quantidade de fichas analisadas
OBS: Anexo coloquei arquivos que tem exemplos em excel com uma guia que demonstra quanto deveria ser estimado para cada uma destas analises, e inclui um arquivo chamado fichageral (que possuem um exemplo de base dados que sofreria este tipo de analise)
Exemplo_ficha2.xlsx Exemplo_ficha.xlsx fichageral.csv log_ficha_111525_5-9-2023 7_58_39.63_1.xlsx
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
0 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Faça login para comentar
Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login
Entrar Agora