Ir para conteúdo
  • 0

d Calendario relacionada com duas tabelas dimensões


Pâmella Dias
Ir para solução Solucionado por fargonemaciel ,

Pergunta

  • Alunos

Pessoal, Boa Noite 

Preciso de uma super ajuda. 

Minha base de dados é composta por três tabelas : 

Score ( tabela dimensão)
Planejado ( tabela dimensão ) 
 dCalendario 

O Planejado, nada mais é do que a lista dos imoveis planejados com abertura por ano. 
o Score, é o acompanhamento diario desses imoveis. 

em cada uma delas, tenho 4 datas macros. 
Aprovação, Assinatura de contrato, Inicio de Obra e Abertura. 

a minha d Calendario é composta pela união das colunas de datas da tabela Planejado :  Aprovação, Assinatura de contrato, Inicio de Obra e Abertura, + as mesmas datas do Score. 

Preciso apresentar um dash, com o seguinte cenario 

Filtrar por ano de abetura,
E mostrar por mês, qual foi o realizado em colunas e em linhas qual era o planejado, 

Por exemplo para Aprovação
 
image.png.65819e2db85eb6afab1f1a82221d855f.png
Porém, quando faço o mesmo para Assinatura de contrato, o pbi, traz em linhas o mesmo cenario de aprovação. 

image.png.c72c778509a6f95a6c8cef76659e8155.png

Não sei o que estou fazendo de errado.


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução

Bom dia @Pâmella Dias, se puder enviar o print dos cabeçalhos das três tabelas, consigo montar o modelo de dados pra você.

Mas de cara, já estou percebendo que talvez você possui duas tabelas Fato: uma chamada Score e outra chamada Planejado.

Então quais seriam suas tabelas Dimensões? Pelo que pude perceber: dCalendário e dImóveis.

Seu modelo ficaria conforme a imagem abaixo:

Sua dCalendário tera quatro relacionamentos com cada tabela fato, sendo o relacionamento principal pela Data_Abertura.

Não sei qual o campo de valor suas tabelas possuem, mas ao calcular os valores para mostrar no gráfico por outras datas, você pode usar a função USERELATIONSHIP.

Cálculo de Exemplo:

CALCULATE ( SUM ( fatoPlanejado[Valor] ), USERELATIONSHIP ( dCalendario[Data] , fatoPlanejado[Data_Aprovação] ) )

Ao incluir essa função, você estará "ativando" os relacionamento que estão pontilhados na imagem abaixo do modelo, assim conseguirá trazer os dados filtrados no gráfico pela data que quiser. Para a visão pela Data_Abertura, não será necessário essa função, pois é o relacionamento principal da tabela com sua dCalendario.

No mais, se puder detalhar um pouco mais o que contem em cada tabela, talvez ajude melhor a chegar na modelagem estrela correta para uma boa performance do relatório quanto na construção das medidas.

Se tiver sido de ajuda e puder marcar como solução, agradeço imensamente.

image.png.616552e03643ba2201dc5163b1489476.png

Solucao Fargone Pâmella Dias.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Maciel, Boa tarde

Td bem ?

Só consegui parar para mexer agora. 
Fiz a estrutura como você falou, mas ainda assim não funcionou. 
Veja como fica o grafico :

 image.png.d242f796dddc72df66ccf3c103673ca5.png

O correto é ficar assim : 

image.png.65819e2db85eb6afab1f1a82221d855f.png

Meu cenario é o seguinte 

Tenho 50 imoveis planejados para os anos de 2023,2024,2025 . 
Porém esses imoveis podem ser alterados, a unica coisa que não pode alterar é quantidade 

Então nesse grafico eu preciso mostrar assim : 

Haviam 49 aprovações de documento para <2023 (fato Planejado)
mas o realzado foram 19 <2023 ( fato Score)

Estou usando uma coluna chave para o relacionamento das tabelas, no seu exemplo vc usou idImoveil, eu usando uma coluna que em apenas o ID da linha,ou seja, msm se o imovel mudar,  numero ( quantidade ) continuam o mesmo. 

Mas no grafico não está reconhecendo , me parece o ano de abertura. 
O ano de abertura, nada mais é do que o cenario de imoveis com data de abertura no ano, exemplo 50 imoveis em 2023. 
o grafico de linhas, ou me mostra apenas o total. 

usando a relationship, o modelo do grafico, não aceita a medida 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...