Ir para conteúdo
  • 0

GRÁFICO DE BARRAS SE DISTORCENDO AO INCLUIR LEGENDA


FrancoAndre
Ir para solução Solucionado por LGustavo ,

Pergunta

  • Alunos

Estou tentando criar um gráfico de barras dividindo a cores das barras por grupo de categorias, conforme exemplo abaixo:

image.png.eac09bd7467d7928a23cf66d93342d0f.png

 

Porém quando aplico a legenda no gráfico ele perde a configuração do layout da barras:

Imagem

 

Imagem

 

Não consigo entender porque o gráfico fica assim, alguém poderia ajudar?

O eixo do score é uma coluna calculada.

image.png.35a1d046c794399d8dd8b07ca9dd520b.png

A legenda também é uma coluna calculada.

image.png.6f27c9ef76575d20c69e6f3f7290bdf6.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução
1 hora atrás, FrancoAndre disse:

Consegui resolver dessa forma, mas de um jeito meio esdruxulo.

Primeiro eu fiz a medida abaixo:

 

Min & Max Score Motorista =

VAR vAcima1 = CALCULATE(VALUES(Planilha1[Faixa Score Motorista]), Planilha1[Faixa Score Motorista] = "71 - 80")

VAR vAcima2 = CALCULATE(VALUES(Planilha1[Faixa Score Motorista]), Planilha1[Faixa Score Motorista] = "81 - 90")

VAR vAcima3 = CALCULATE(VALUES(Planilha1[Faixa Score Motorista]), Planilha1[Faixa Score Motorista] = "91 - 100")

VAR vProximo = CALCULATE(VALUES(Planilha1[Faixa Score Motorista]), Planilha1[Faixa Score Motorista] = "61 - 70")

VAR vAbaixo = CALCULATE(VALUES(Planilha1[Faixa Score Motorista]), Planilha1[Faixa Score Motorista] = "01 - 10")

VAR vResultado = SWITCH(

    TRUE(),

    VALUES(Planilha1[Faixa Score Motorista]) = vAcima1, "#12239E",

    VALUES(Planilha1[Faixa Score Motorista]) = vAcima2, "#12239E",

    VALUES(Planilha1[Faixa Score Motorista]) = vAcima3, "#12239E",

    VALUES(Planilha1[Faixa Score Motorista]) = vProximo, "#E66C37",

    VALUES(Planilha1[Faixa Score Motorista]) = vAbaixo, "#118DFF"

)

Return

vResultado

 

Após isso eu cliquei no gráfico e fui na opção COLUNA, nas cores fui em formatação Condicional, em estilo eu coloquei Valor do Campo e selecionei a medida "Min & Max Score Motorista".

Então, deu certo só que fica sem a legenda. O problema com a legenda não é que ela desloca os dados ou as colunas, é que quando vc coloca ela, ela filtra todas as colunas mas mostra só as colunas pertinentes as legendas, então as colunas abaixo da média mostram sempre a esquerda, próximo mostra no meio e acima, mostra a direita, por isso da impressão que o gráfico está deslocado.

Captura de tela 2023-10-06 174520.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
17 minutos atrás, FrancoAndre disse:

Estou tentando criar um gráfico de barras dividindo a cores das barras por grupo de categorias, conforme exemplo abaixo:

image.png.eac09bd7467d7928a23cf66d93342d0f.png

 

Porém quando aplico a legenda no gráfico ele perde a configuração do layout da barras:

Imagem

 

Imagem

 

Não consigo entender porque o gráfico fica assim, alguém poderia ajudar?

O eixo do score é uma coluna calculada.

image.png.35a1d046c794399d8dd8b07ca9dd520b.png

A legenda também é uma coluna calculada.

image.png.6f27c9ef76575d20c69e6f3f7290bdf6.png

Bom dia meu amigo, já testou trocando o gráfico? Caso não de certo, uma alternativa seria você criar uma legenda estática e criar uma condicional aplicando no gráfico.

 

Editado por Ezequiel Pedreira
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
1 hora atrás, Ezequiel Pedreira disse:

Bom dia meu amigo, já testou trocando o gráfico? Caso não de certo, uma alternativa seria você criar uma legenda estática e criar uma condicional aplicando no gráfico.

 

Já troquei e deu o mesmo problema.

Sobre a solução alternativa é possível colocar cor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
20 horas atrás, LGustavo disse:

Consegui resolver dessa forma, mas de um jeito meio esdruxulo.

Primeiro eu fiz a medida abaixo:

 

Min & Max Score Motorista =

VAR vAcima1 = CALCULATE(VALUES(Planilha1[Faixa Score Motorista]), Planilha1[Faixa Score Motorista] = "71 - 80")

VAR vAcima2 = CALCULATE(VALUES(Planilha1[Faixa Score Motorista]), Planilha1[Faixa Score Motorista] = "81 - 90")

VAR vAcima3 = CALCULATE(VALUES(Planilha1[Faixa Score Motorista]), Planilha1[Faixa Score Motorista] = "91 - 100")

VAR vProximo = CALCULATE(VALUES(Planilha1[Faixa Score Motorista]), Planilha1[Faixa Score Motorista] = "61 - 70")

VAR vAbaixo = CALCULATE(VALUES(Planilha1[Faixa Score Motorista]), Planilha1[Faixa Score Motorista] = "01 - 10")

VAR vResultado = SWITCH(

    TRUE(),

    VALUES(Planilha1[Faixa Score Motorista]) = vAcima1, "#12239E",

    VALUES(Planilha1[Faixa Score Motorista]) = vAcima2, "#12239E",

    VALUES(Planilha1[Faixa Score Motorista]) = vAcima3, "#12239E",

    VALUES(Planilha1[Faixa Score Motorista]) = vProximo, "#E66C37",

    VALUES(Planilha1[Faixa Score Motorista]) = vAbaixo, "#118DFF"

)

Return

vResultado

 

Após isso eu cliquei no gráfico e fui na opção COLUNA, nas cores fui em formatação Condicional, em estilo eu coloquei Valor do Campo e selecionei a medida "Min & Max Score Motorista".

Então, deu certo só que fica sem a legenda. O problema com a legenda não é que ela desloca os dados ou as colunas, é que quando vc coloca ela, ela filtra todas as colunas mas mostra só as colunas pertinentes as legendas, então as colunas abaixo da média mostram sempre a esquerda, próximo mostra no meio e acima, mostra a direita, por isso da impressão que o gráfico está deslocado.

Captura de tela 2023-10-06 174520.png

Entendi melhor agora, LGustavo.

Já tinha feito uma solução semelhante a sua, mas ainda não me ajudou pois preciso da legenda já que elas interajam com os outros painéis ao clicar e esse mecanismo seria importante para o painel que estou desenvolvendo. 

Irei pesquisar mais sobre as colunas se movendo por conta da legenda.

Grato pelo apoio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...