Ir para conteúdo
  • 0

chicopra

Pergunta

  • Alunos

Olá pessoal,

Preciso fazer um cálculo de quanto cada empresa paga (subsidia) de plano de saúde por empresa e por colaborador. Para isso eu tenho as seguintes tabelas:

image.png.5e8999d2d27ce022c6d8907f06cb3913.png

Na tabela COLABORADORES eu criei a coluna ChaveColaborador pois eu posso ter o mesmo número de cadastro para tipo de colaborador diferente (tipo 1 = CLT, tipo 2 = Terceiro) e por empresa diferente.

A tabela PLANOS TITULARES contém a data em que o titular entrou em um plano e a data em que ele saiu (pode estar sem data [31/12/1900] ou com saída futura [data em que o plano se expira])

A tabela PLANO DEPENDENTES é igual a tabela PLANO TITULARES adicionada a coluna código do dependente. As datas de inclusão e exclusão são dos dependentes, é claro.

A tabela VALORESPLANOS contém a relação dos planos de saúde (CodigoPlano), a DataAtualização (data em que mudou valor ou faixa de idade), Faixa de Idade (pois em alguns planos os valores cobrados são de acordo com a idade da pessoa. O valor da coluna é a idade máxima, por exemplo, faixa 28 é de pessoas com até 28 anos. Quando é 999 é pq não existe faixa de idade) e as colunas de valores que desconta do titular e valores que a empresa paga e o mesmo para os dependentes.

A tabela fHolerites é a tabela de pagamentos dos holerites. Eu deixei a penas o pagamento de salário e o desconto dos planos de saúde, retirando os descontos de impostos etc.

Enfim, eu preciso descobrir, para cada mês, quanto a empresa subsidiou de plano de saúde. Para isso eu tenho que saber naquele mês, qual era o valor atualizado do plano, de acordo com a idade de cada titular e dependente e, claro, se o colaborador ou dependente estava incluso no plano no período.

Segue PBIX.

DespesasPlanoSaude.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos

Boa tarde @chicopra, case muito interessante e real para aprendizado. Já conseguiu solucionar? Baixei aqui e percebi que eu faria um trabalho de junção de tabelas no Power Query para trazer os dados da tabela fato no grão desejado já aplicando as regras de data de entrada e saída do plano. Pois apenas pela relação das tabelas como estão, vai dar mais trabalho toda adaptação de medidas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
1 hora atrás, fargonemaciel disse:

Boa tarde @chicopra, case muito interessante e real para aprendizado. Já conseguiu solucionar? Baixei aqui e percebi que eu faria um trabalho de junção de tabelas no Power Query para trazer os dados da tabela fato no grão desejado já aplicando as regras de data de entrada e saída do plano. Pois apenas pela relação das tabelas como estão, vai dar mais trabalho toda adaptação de medidas.

Fala @fargonemaciel, obrigado por responder!

Ainda não consegui solucionar. Primeiramente eu tentei juntar as tabelas, mas não devo estar fazendo da forma correta. Eu tentei juntar a tabela de PlanosTitulares + PlanosDependentes + Valores de Planos, mas aí percebi que dessa forma eu perco a associação dos valores de planos.

Porém eu não sei como fazer o merge dessas tabelas com a fHolerites para considerar as regras de data de entrada e saída e idade.

Eu tb tentei fazer a junção através de colunas calculadas, mas como eu acho que os relacionamentos não estão adequados, eu não estou conseguindo buscar as colunas de outras tabelas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Bom Dia, os primeiros passos para você resolver isso seria você criar as colunas que você precisa analisar. Por exemplo:

Idade:A coluna idade ela será dada pela data de nascimento - a data de hoje.
Coluna de Inclusao: Essa coluna será responsavel por saber se a pessoa estava inclusa ou não no plano de saúde, para isso você pode nos falar quais datas você usa por padrão?
       - Data Inclusao e Data Exlusao ?

Você poderia repassar melhor as regras de negócio? Ou podemos combinar um horário para fazermos juntos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
15 minutos atrás, fargonemaciel disse:

Boa ideia @Alex Pereira, se o amigo @chicopra topar fazer junto e quiserem me incluir, espero poder ajudá-los de alguma forma.

Boa! Quanto mais gente melhor, a ideia é todo mundo aprender.

O Alex perguntou se poderia ser hoje, eu sugeri às 16:30, mas ele ainda não confirmou.

De qualquer forma deixei uma agenda no Meet:

Link da videochamada: https://meet.google.com/hir-rjak-jzw
 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...