Ir para conteúdo
  • 0

Melhor forma de compartilhar o relatório para clientes diferentes dentro da mesma empresa


victorcastro_a

Pergunta

  • Alunos

Estou atendendo uma empresa que publicou um conjunto de dados para cada cliente deles, contendo praticamente todas as tabelas do banco de dados do sistema deles lá. E nisso eles permitem que os clientes criem relatórios próprios a partir daquele conjunto de dados.

Quando comecei a atender esse cliente, comecei a desenvolver os dashboards em cima desse conjunto de dados. Só que essa empresa possui vários clientes e um conjunto de dados para cada um.

A primeiro momento, os dois primeiros dashs que eu fiz, precisei selecionar o conjunto de dados de cada cliente (por volta de 12 clientes) e publicava o relatório no workspace dele. Mas sei que isso não é o usual. Ainda mais agora que pintou a necessidade de fazer uma alteração no relatório, e teria que republicar para todos os clientes novamente, um a um.

Sei que existe a funcionalidade RLS, onde eu poderia ter um conjunto de dados único e fazer as regras para cada cliente. Mas tenho que avaliar essa possibilidade, pois ainda não tenho muito conhecimento a respeito da estrutura de banco de dados do sistema deles, comecei a atendê-los agora. Não sei se é um banco diferente pra cada cliente (e nesse caso, não sei o que seria melhor a se fazer para criar um conjunto de dados único).

Qual seria a melhor alternativa?

Vi falar agora recente sobre "modo de desenvolvedor para conjuntos de dados", mas ainda não me aprofundei no assunto para entender melhor. Alguém poderia me dar um exemplo prático desse uso? Essa funcionalidade me seria útil nesse cenário?

Editado por victorcastro_a
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 1
  • Alunos

Olá @victorcastro_a!

Pelo que me recordo de quando pesquisei sobre RLS cada cliente precisaria ter uma conta PRO e logar nessa conta para poder ver os relatórios compartilhados e filtrados apenas com dados deles. Aqui onde trabalho essa opção não foi aceita porque os clientes não queriam acessar a plataforma do power bi, então nossa empresa desenvolveu um site para embedar os relatórios (através da API), temos a licença Embedded e os clientes acessam com usuário e senha desse sistema.

Nós também temos vários relatórios "modelo" utilizados para vários clientes e infelizmente a única forma de resolver que achamos, além do RLS, seria publicar cliente a cliente. Se tivessem apenas 12 eu estaria feliz 😅, temos modelos com mais de 100 clientes, então qualquer alteração de layout precisamos republicar tudo e é sempre uma felicidade 🥵.

Porém no nosso caso é apenas um Conjunto de Dados por relatório, e daí temo um .pbix modelo desse relatório onde filtrando o ID da Empresa e mudamos apenas esse parâmetro no Filtro Lateral. Se isso te ajudar de alguma forma, pelo menos é uma manutenção mais segura e mais "limpa", pois você mexe em apenas um arquivo e publica os clientes a partir deste arquivo, mudando apenas este parâmetro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Oi @Michele, obrigado pela resposta.

Nossa, se tivesse 100 clientes estaria perdido kkk

Aqui temos um conjunto de dados para cada cliente, publicado no seu workspace próprio. Também temos um relatório "modelo", como você citou, e o que eu tenho que fazer é mudar a fonte de dados para selecionar o conjunto de dados do cliente X e publicar ele no workspace X. Depois muda para o conjunto de dados do cliente Y e publica no workspace Y, e assim por diante.

Imaginei que poderia ter uma forma mais prática de fazer...

No discord, um colega me respondeu falando sobre data flow (que até hoje nunca mexi, vou estudar mais sobre), porém segundo ele só funcionaria se tivessem licenças PPU, o que não é o meu caso infelizmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Olá @victorcastro_a!

Então, mas se todos eles tem dados iguais poderia ser um único  Conjunto de Dados, com uma coluna de IdCliente nas tabelas e com esse filtro lateral por IdCliente, é assim que fazemos, pelo menos facilita um pouco a manutenção.

Fora isso teria RLS mesmo, mas daí precisa ver se é ok para cada cliente ter uma licença PRO, se é ok para acessar o Power Bi Online (caso já não façam).

Você citou que troca a fonte de dados, você fala do Conjunto de Dados do Power BI mesmo ou é uma fonte no SQL? Porque usamos Conjunto de Dados mas não conseguimos trocar o Conjunto no .pbix.

Sobre Fluxo de Dados acho que não precisa ser PPU, tínhamos apenas a PRO e eu criei os Fluxos para melhor organização do nosso processo, mas também não sei se vai facilitar muito no teu caso, vais ter que trocar de fonte de dados igual, ou junta as suas fontes num único Fluxo de dados, e faz esse filtro no modelo por IdCliente.

Se conseguir a solução posta aqui e marca a resposta que mais te ajudou para fechar o tópico 🙂

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...