Ir para conteúdo
  • 0

Ranking de vendedores por faturamento


Filippo Cupolillo
Ir para solução Solucionado por Tiago Craici - Xperiun ,

Pergunta

  • Alunos

Boa tarde, 

Ainda tenho um pouco de dificuldade com as funções RANKX e TOPN e preciso criar uma lógica voltada para essas duas funções em conjunto.

Quero montar um ranking de vendedores por faturamento sem mostrar o faturamento na tabela, quero mostrar apenas a posição do vendedor no ranking e também quero pegar apenas os top 10 desses vendedores. E tem um porém, caso o vendedor filtrado seja um vendedor fora dos top 10, eu gostaria que ele aparecesse no final do ranking com a sua posição marcada. Ex: tenho os 10 vendedores mais bem rankeados e aparece o vendedor filtrado no fim da tabela em 17°. 

Hoje a tabela que tenho é essa: 

image.png.db3816f56ccd4c46924779acc8f27f0c.png

Possuo a medida de faturamento ja criada e tenho uma tabela de dVendedor conectada a tabela fVendas onde tem as vendas de cada vendedor

Esse seria um exemplo de como eu gostaria que aparecesse:

image.png.cec6b791e4f59574cc05be861dd49700.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Admin
  • Solução
33 minutos atrás, Filippo Cupolillo disse:

Boa tarde irmão, deu quase certo!

Dois probleminhas que apareceram: 

Quando eu nao filtro o codigo vendedor (esse filtro vem da tabela dVendedor e a coluna da tabela de ranking tambem), o ranking aparece correto até o decimo valor, porém gostaria que ele nao contasse quando as compras vem sem codigo vendedor, acredito que deveriamos mudar algo na medida para corrigir isso, pois no filtro na resolve, ele mantem o segundo colocado (que deveria ser o primeiro, como 2. Exemplo na figura a seguir:

image.png.22ab46d908af45711241cbf9ce583efc.png

O outro problema é que quando eu filtro algum vendedor, ele me retorna a imagem a seguir onde filtrei o vendedor que era o 15° colocado

image.png.e7729482ff958b1375660ba288822ddf.png

Consegue me ajudar a resolver??

altere a variável para não considerar a coluna do vendedor sem informação:
 

VAR vRank =
CALCULATE(
    RANKX ( ALL ( dVendedor ), [Total Vendas] ),
    fVenda[Vendedor] <> BLANK()   // é aqui que vai desconsierar sem vendedor na sua fato
)

 

Medida inteira: 

 

rank e selecao =
VAR vRank =
CALCULATE(
    RANKX ( ALL ( dVendedor ), [Total Vendas] ),
    fVenda[Vendedor] <> BLANK()   // é aqui que vai desconsierar sem vendedor na sua fato
)
 
RETURN
    IF (
        vRank <= 10
            || SELECTEDVALUE ( dVendedor[Vendedor] ) = SELECTEDVALUE ('dVendedor AUX'[Vendedor] ),
        vRank
    )


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Admin

Boa tarde @Filippo Cupolillo!

Segue solução:

image.png.d76b9bf0df71f052ae1bc24ba1c8712e.png



Necessário criar uma nova tabela auxiliar de (dVendedor AUX)... 

Medidas:

 

Rank =
    RANKX ( ALL ( dVendedor ), [Total Vendas] )


 

rank e selecao =
VAR vRank =
    RANKX ( ALL ( dVendedor ), [Total Vendas] )
 
RETURN
    IF (
        vRank <= 10
            || SELECTEDVALUE ( dVendedor[Vendedor] ) = SELECTEDVALUE ('dVendedor AUX'[Vendedor] ),
        vRank
    )


 

Total Vendas =
SUM(fVenda[Valor])




Relacionamento:
image.png.56ebb50edf3fe8ea1c8fca3ac0fee2fd.png



Em anexo o pbix.
Sucesso! 🚀

 

Filippo.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Boa tarde irmão, deu quase certo!

Dois probleminhas que apareceram: 

Quando eu nao filtro o codigo vendedor (esse filtro vem da tabela dVendedor e a coluna da tabela de ranking tambem), o ranking aparece correto até o decimo valor, porém gostaria que ele nao contasse quando as compras vem sem codigo vendedor, acredito que deveriamos mudar algo na medida para corrigir isso, pois no filtro na resolve, ele mantem o segundo colocado (que deveria ser o primeiro, como 2. Exemplo na figura a seguir:

image.png.22ab46d908af45711241cbf9ce583efc.png

O outro problema é que quando eu filtro algum vendedor, ele me retorna a imagem a seguir onde filtrei o vendedor que era o 15° colocado

image.png.e7729482ff958b1375660ba288822ddf.png

Consegue me ajudar a resolver??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...