Estou tendo dificuldades de modelar uma quarta tabela para unificar a informação de três. Ou estruturar uma medida no DAX que me ajude com esse problema.
O desafio é: criar um painel onde identifique tantos os documentos já cadastrados por cada veículo como os documentos pendentes.
Para eu trabalhar essa informação, foi me passado três tabelas:
tabela de controle de frota, onde informa a frota ativa registrada por cada placa;
tabela de cadastro de documentos de veículos, onde informa os documentos cadastrados por placa;
tabela de legenda de regra de negocio dos documentos, onde relaciona o tipo de documento ao tipo de veículo.
Onde:
na base de cadastro de documentos tem o tipo de documento e placa
na base de controle de frota tem a placa e o tipo de veículo
na base de regra de negocio dos documentos tem tipo de documento e o tipo de veículo
Para tentar ilustrar melhor deixarei um exemplo abaixo com a placa BDY6D08
Na base de cadastro de documentos se tem três documentos cadastrados:
Placa
Tip. Documento
Data Doc.
Data Venc. Doc.
1254-BDY6D08
LICENCIAMENTO
07/10/2022
01/10/2023
1658-BDY6D08
TACOGRAFO
01/02/2022
05/01/2024
2038-BDY6D08
AET - ESTADUAL
28/04/2023
25/10/2023
Na base de controle de frota tem cadastrado a placa informando o seu tipo de veículo e os "implementos" (essas colunas servirá como mais uma condição para contabilizar os documentos adicionais):
cod_placa
tipo_veiculo
implemento_raiz
implemento_primario
implemento_segundario
implemento_terciario
BDY6D08
CAMINHAO 3/4
SKY 13M C.S
SKY 13M C.S
Na base de regra de negocio dos documentos tem informando pelo o tipo de veículo e o setor_veiculo quais documentos esse placa deve conter:
LICENCIAMENTO
AET - ESTADUAL
AET - FEDERAL
TACOGRAFO
LAUDO ACUSTICO
LAUDO ELETRICO LANÇA
LAUDO ELETRICO LINER
LAUDO MECANICO
TODOS
CAMINHAO 3/4
CAMINHAO 3/4
CAMINHAO 3/4
SKY
SKY
SKY
SKY
VAN
VAN
VAN
MK
CAMINHAO TOCO
CAMINHAO TOCO
CAMINHAO TOCO
CAVALO MECANICO
CAVALO MECANICO
CAVALO MECANICO
CAMINHAO 3/4 4X4
CAMINHAO 3/4 4X4
CAMINHAO 3/4 4X4
Como esse veículo possui o termo "SKY" além dos documentos do registro do carro, ele deve ter os documentos adicionais conforme o tipo do "setor_veiculo" ficando a contagem assim:
Documentos cadastrados - 3 (LICENCIAMENTO, AET - ESTADUAL, TACOGRAFO)
Um detalhe na contagem de documentos cadastrados é que pode haver o mesmo documento mais de uma vez por placa e nesse caso deve considerar somente o mais recente:
Placa
Tip. Documento
Data Doc.
Data Venc. Doc.
1159-BDY6D08
LICENCIAMENTO
01/10/2021
01/10/2022
1254-BDY6D08
LICENCIAMENTO
07/10/2022
01/10/2023
Contabilizar o registro do documento 1254
Em resumo além de contabilizar os documentos pretendo criar um tabelão onde possa adicionar as informações do cadastro de veiculo e de documentos cadastrados.
Espero que tenho sido claro com as informações e desde já agradeço o apoio.
Pergunta
FrancoAndre
Boa tarde!
Estou tendo dificuldades de modelar uma quarta tabela para unificar a informação de três. Ou estruturar uma medida no DAX que me ajude com esse problema.
O desafio é: criar um painel onde identifique tantos os documentos já cadastrados por cada veículo como os documentos pendentes.
Para eu trabalhar essa informação, foi me passado três tabelas:
Onde:
Para tentar ilustrar melhor deixarei um exemplo abaixo com a placa BDY6D08
Na base de cadastro de documentos se tem três documentos cadastrados:
Na base de controle de frota tem cadastrado a placa informando o seu tipo de veículo e os "implementos" (essas colunas servirá como mais uma condição para contabilizar os documentos adicionais):
Na base de regra de negocio dos documentos tem informando pelo o tipo de veículo e o setor_veiculo quais documentos esse placa deve conter:
Como esse veículo possui o termo "SKY" além dos documentos do registro do carro, ele deve ter os documentos adicionais conforme o tipo do "setor_veiculo" ficando a contagem assim:
Documentos cadastrados - 3 (LICENCIAMENTO, AET - ESTADUAL, TACOGRAFO)
Documentos pendentes: - 5 (AET - FEDERAL, LAUDO ACUSTICO, LAUDO ELETRICO LANÇA, LAUDO ELETRICO LINER, LAUDO MECANICO)
Documentos vencidos - 0
Um detalhe na contagem de documentos cadastrados é que pode haver o mesmo documento mais de uma vez por placa e nesse caso deve considerar somente o mais recente:
Contabilizar o registro do documento 1254
Em resumo além de contabilizar os documentos pretendo criar um tabelão onde possa adicionar as informações do cadastro de veiculo e de documentos cadastrados.
Espero que tenho sido claro com as informações e desde já agradeço o apoio.
Abaixo estarei deixando as bases em excel.
CONTROLE DE DOCUMENTOS.xlsx controle de frota.xlsx REGRA DE NEGOCIO - DOCUMENTOS.xlsx
Editado por FrancoAndreLink para o comentário
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