Ir para conteúdo
  • 0

ETL Relatório do Sistema EXCEL


Rodolfo R. Stebner
Ir para solução Solucionado por Vitor Peralva ,

Pergunta

  • Alunos

Boa tarde, 
Preciso de auxílio em uma situação de ETL, tenho que consertar um relatório que no monento em que fiz a atualização dos dados tive problema devido uma mudança no comportamento do relatório extraido do sistema.
Inicialmente utilizei uma coluna de Indice e outra de Módulo para padronizar os dados, mas na última atualização o padrão do relatório mudou impossibilitando a ETL pelo caminho que optei anteriormente. Tentei de outras formas mas não consegui chegar aonde preciso. Pensei em uma solução mas não consegui implementar, agora não sei se não é possivel ou cheguei no meu limite de conhecimento.

No print abaixo o modelo do relatório com as informações para 01 Cliente até a situação de ETL que consegui chegar sem o uso da solução de Indice e Módulo.
image.png.88e78ea0e1d8158a408966c2629dfb12.png

Quando atualizei os relatórios do sistema encontrei os 02 complicadores abaixo.

1) Linha com as informações referentes as colunas DadoJ,  DadoK,  DadoL,  DadoM e  DadoN sem informação.

image.png.bb129b6133fcc51a4467a134ec976e1b.png

2) Mais de 01 Linha com as informações referentes as colunas DadoJ,  DadoK,  DadoL,  DadoM e  DadoN para 01 Cliente.

image.png.c1ef54c417f5242b051aeb1d23f13a74.png

Em anexo a planilha Modelo do Excel

Obrigado 

Modelo Dúvida ETL.xls

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 1
  • Alunos
  • Solução

Bom Dia, @Rodolfo R. Stebner!

 

Para estes casos, ao invés de usar módulo, o ideal é você criar colunas condicionais mais ou menos assim, se Column1 = "DadoA:" então traga Column1, caso contrário null.

Você criaria colunas para os dados de A até I e, depois, preencheria para baixo.

Eliminaria as linhas que possuem dados de cabeçalho (DadoA até DadoI) e ficaria somente com as linhas "filhas" com o detalhamento dos itens.

Numa análise inicial, me parece ser o melhor caminho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
2 horas atrás, Vitor Peralva disse:

Bom Dia, @Rodolfo R. Stebner!

 

Para estes casos, ao invés de usar módulo, o ideal é você criar colunas condicionais mais ou menos assim, se Column1 = "DadoA:" então traga Column1, caso contrário null.

Você criaria colunas para os dados de A até I e, depois, preencheria para baixo.

Eliminaria as linhas que possuem dados de cabeçalho (DadoA até DadoI) e ficaria somente com as linhas "filhas" com o detalhamento dos itens.

Numa análise inicial, me parece ser o melhor caminho.

Boa tarde @Vitor Peralva!
Muito obrigado pela resposta, fiz as alterações na ETL, ainda tive alguns problemas com as linhas filhas que não tinham nenhum valor pois quando eu filtrava as vazias da coluna perdia essa linha que tinha outras informações, mas bati um pouco a cabeça e descobri que mesclando com outra coluna e filtrando a coluna mesclada resolvia o problema.👍

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...