Ir para conteúdo
  • 0

Filtros não respeitando relacionamentos


Rodolfo Alves
Ir para solução Solucionado por Bruno Abdalla de Souza ,

Pergunta

  • Alunos

Bom dia Pessoal. Tenho a seguinte situação:

Preciso pegar aplicar um SUM da coluna VLVenda da tabela dPedidos, porém ao fazer isso, e filtrar por qualquer uma das outras dimensões, o filtro não é aplicado. A minha estrutura é como segue em anexo, tenho uma tabela fato de itens de pedidos, e uma tabela dimensão aonde fica o valor de cada um dos pedidos, além disso, tenho outras tabelas dimensão aonde consigo aplicar os filtros solicitados pelos usuários da empresa aonde trabalho. Já tentei aplicar um USERELATIONSHIP na medida, porém o valor continua sem respeitar o filtro. No exemplo que enviei, tento filtrar pelos meses da tabela dCalendario.

CleanShot 2023-07-03 at 11.48.49.png

CleanShot 2023-07-03 at 11.50.47.png

CleanShot 2023-07-03 at 11.53.39.png

Editado por Rodolfo Alves
Completar com informações.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 1
  • Alunos
  • Solução
21 minutos atrás, Rodolfo Alves disse:

Boa noite. Alterei a modelagem, trazendo a minha tabela de pedidos para a Fato, e deixar os itens de pedido como dimensão, como apresentada no exemplo mais acima. Colocando o sentido do filtro cruzado para ambos, ele agora filtra.

 

 

 

CleanShot 2023-07-03 at 19.23.07.png

CleanShot 2023-07-03 at 19.23.37.png

@Rodolfo Alves, você está com um modelo snowflake, com várias tabelas dimensão. Pense em agregar as tabelas dimensão similares em uma só, buscando um modelo str schema, no qual o Power BI foi melhor projetado para trabalhar.

Eu buscaria um modelo mais parecido com o primeiro print, mas trazendo o valor de venda para a fato. Se o valor se repetir, aí você precisa definir uma diluição do valor pelos itens do pedido, podendo usar a quantidade ou o faturamento de cada item para realizar a diluição de forma proporcional.

O Léo explica isso em várias aulas e lives realizadas.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

@Ezequiel Pedreira

 

Outra ideia que tentei fazer e deu errado foi inverter. Trazer a minha tabela de pedidos para a Fato, e deixar os itens de pedido como dimensão, so que o relacionamento entre ela fica de muitos para um, o que bagunça também. Exemplo em anexoCleanShot2023-07-03at16_26_15.png.fdd9f984699ab6848b90b347b49c8931.png

Editado por Rodolfo Alves
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

@Rodolfo Alves, o ideal é que este valor de venda esteja na tabela fato e não na tabela dimensão.

Você pode fazer fazer ums mescla de consulta para levar o valor para a tabela fato ou então fazer via DAX com a função LOOKUPVALUE.

Caso o valor se repita indevidamente na tabela fato, aí você poderá ter que aplicar uma regra para diluir o valor sem afetar a soma total da venda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
1 hora atrás, Bruno Abdalla de Souza disse:

@Rodolfo Alves, o ideal é que este valor de venda esteja na tabela fato e não na tabela dimensão.

Você pode fazer fazer ums mescla de consulta para levar o valor para a tabela fato ou então fazer via DAX com a função LOOKUPVALUE.

Caso o valor se repita indevidamente na tabela fato, aí você poderá ter que aplicar uma regra para diluir o valor sem afetar a soma total da venda.

Entendi @Bruno Abdalla de Souza. Tentei fazer isso como apresentado no print acima, só que no meu caso, para cada pedido, posso ter um ou mais itens, o que gerou esse relacionamento de 1 para muitos, ai ele acaba não filtrando também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...