Ir para conteúdo
  • 0

Fazer split da Fato ou não


douglasfabiano

Pergunta

  • Alunos

Bom dia Pessoal

estou com uma duvida cruel, tenho uma tabela fato com toda a movimentação financeira: Contas Recebidas\Pagas, Contas A recebera \ A pagar, e movimento Banco.
estou em duvida se mantenho ela assim, ou crido uma fato para cada movimentação:
fato_Pagamentos
fato_Recebimentos
fato_TitulosPagar
fato_TitulosReceber
fato_MovimentoBanco

o que acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 1
  • Alunos

Não diria que há uma regra nesse caso, @douglasfabiano.

Uma fato só vai deixar seu modelo mais enxuto (menos relacionamento).

Mais fatos vai facilitar a visualização de cada tipo de movimentação financeira, caso necessite realizar filtros nas fatos para facilitar a conferência de medidas, de cálculos, etc.

A princípio não consigo enxergar ganhos de performance em fazer de uma maneira ou de outra.

Creio que fica a critério do desenvolvedor mesmo, ou seja, a seu critério.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
Em 29/06/2023 em 08:57, douglasfabiano disse:

Bom dia Pessoal

estou com uma duvida cruel, tenho uma tabela fato com toda a movimentação financeira: Contas Recebidas\Pagas, Contas A recebera \ A pagar, e movimento Banco.
estou em duvida se mantenho ela assim, ou crido uma fato para cada movimentação:
fato_Pagamentos
fato_Recebimentos
fato_TitulosPagar
fato_TitulosReceber
fato_MovimentoBanco

o que acham?

Eu iria para uma fato apenas! Vai ficar melhor lá na frente para dar manutenção. Falo isso pois depois de muitas medidas DAX com várias regras vai ficar difícil a manutenção, sem contar que o modelo fica mais clean.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Faala @douglasfabiano tudo bem? 😃

Esperamos que você tenha encontrado a solução que tanto desejava!!

Caso alguma resposta tenha ajudado, você pode marcá-la como Solução . Com isso o tópico poderá ser fechado! 

Maas...

Pode acontecer de você receber uma resposta que não é 100% do que você esperava. Mesmo assim, se ela o ajudou de alguma forma para que você mesmo conseguisse chegar à solução, conte como você fez isso e marque como a melhor resposta. 😉

 

Obrigado por tonar nossa comunidade #INCOMPARÁVEL!!

Att Julian Salcedo I Community Manager Xperiun

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...