Ir para conteúdo
  • 0

Filtros


MARLEI AFONSO DE ALMEIDA

Pergunta

  • Alunos

Bom dia. Estou com problema para ajustar um filtro para que ele mude automaticamente quando seleciono outro filtro com outras variáveis.  Por exemplo: Tenho uns 12 indicadores no meu dasch. Conforme seleciono um indicador, em outro filtro aparecem as variáveis vinculadas a ele só que sempre aparece a que tinha sido selecionada no indicador anterior para depois poder selecionar as atuais( Na foto 1 selecionei os indicadores de alunos e as variáveis específicas dele nos filtros a seguintes) . Na foto 2 selecionei os indicadores de docentes. No filtro no_indicador continua (taxas de rendimento  que é do de aluno). Assim que abro as opções da variável no_indicador percebo que os tópicos referente a docentes estão na variável no_indicador seleciono uma variável do atual e a que estava do antigo some. Só que eu não qria que a variável antiga não aparecesse pois ela já não deveria aparecer no novo filtro visto que selecionei outro indicador. O mesmo acontece no outro filtro  - NO_SUB_CATEGORIA ( fica como default aprovação que na verdade não refere-se aos docentes mas sim aos alunos. Quando abro as opções do NO_SUB_CATEGORIA aprecem as referentes a de docentes. Veja que os gráficos ficam sem funcionar porque as variáveis que aparecem quando se muda o indicador não se referem a eles e só aprecem quando clico nas variáveis que realmente são do indicador selecionado.

MicrosoftTeams-image (1).png

MicrosoftTeams-image (2).png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos

Fala Marlei, a sua explicação ficou um pouco confusa pra mim, mas pelo o que eu entendi você quer que um filtro não afete o outro certo? se for isso, segue o passo abaixo 

Clica no filtro que você quer que não afete o outro > vá em formato >  editar interações >  clique no botão que está descrito na imagem, com isso o filtro selecionado não afetará o outro e você pode fazer o mesmo processo para os outros.

image.png.b052609a0d5bc7ec041994f868e7da0e.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Opa Ezequiel, obrigado pela ajuda mas não é isso que preciso. Vou tentar exemplificar melhor. Na verdade eu preciso que um filtro modifique o outro, o problema é que quando eu seleciono um indicador diferente do de aluno, por exemplo, o Indicador de docente,  a variável que estava no filtro  no_indicador  de aluno ( taxa de rendimento ) fica lá na NO_indicador até que eu abra as opçoes do NO_indicador e selecione as variáveis que são de docentes. Quando eu abro o filtro da no_indicador e clico em alguma das variáveis essa (taxa de rendimento que é de aluno some) mas eu preciso que ela desapareça assim que eu clico em indicadores de docentes.

image.png.439612198031477c7d5f9fe1232e1d51.png

 

Veja o passo em que falo que mudei para indicadores de docentes... veja que o nome taxas de rendimento fica aparecendo e só some depois que seleciono as novas variáveis. O mesmo ocorre no no_sub_categoria o nome aprovação é de alunos só que já mudei para indicadores docentes. Assim que abro o filtro e seleciono as variáveis que são do indicador docente esses nomes errados desaparecem.

image.png.e42c48ef694e45da4885cce26a40d7b3.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
5 horas atrás, MARLEI AFONSO DE ALMEIDA disse:

Bom dia. Estou com problema para ajustar um filtro para que ele mude automaticamente quando seleciono outro filtro com outras variáveis.  Por exemplo: Tenho uns 12 indicadores no meu dasch. Conforme seleciono um indicador, em outro filtro aparecem as variáveis vinculadas a ele só que sempre aparece a que tinha sido selecionada no indicador anterior para depois poder selecionar as atuais( Na foto 1 selecionei os indicadores de alunos e as variáveis específicas dele nos filtros a seguintes) . Na foto 2 selecionei os indicadores de docentes. No filtro no_indicador continua (taxas de rendimento  que é do de aluno). Assim que abro as opções da variável no_indicador percebo que os tópicos referente a docentes estão na variável no_indicador seleciono uma variável do atual e a que estava do antigo some. Só que eu não qria que a variável antiga não aparecesse pois ela já não deveria aparecer no novo filtro visto que selecionei outro indicador. O mesmo acontece no outro filtro  - NO_SUB_CATEGORIA ( fica como default aprovação que na verdade não refere-se aos docentes mas sim aos alunos. Quando abro as opções do NO_SUB_CATEGORIA aprecem as referentes a de docentes. Veja que os gráficos ficam sem funcionar porque as variáveis que aparecem quando se muda o indicador não se referem a eles e só aprecem quando clico nas variáveis que realmente são do indicador selecionado.

MicrosoftTeams-image (1).png

MicrosoftTeams-image (2).png

Ola, tenta utilizar uma medida aplicada nessa no_indicador.
Var= ( INT( NOT ISEMPTY( tabela onde conte as informacoes  dos indicadores)))   -- Vai te gerar um resultado true/false ( 0 ou 1 ) 


Voce pega e aplica como filtro no "NO_INDICADOR" e seleciona 1. Desta forma ele tem que te retornar apenas os NO_INDICADOR contidos em docente;
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Olá Leandro, infelizmente não funcionou. Uma coisa que  esqueci de comentar é que a no_indicador está marcado como seleção única. Quando deixo seleção múltipla ele funciona mas não posso deixar assim porque se o usuário selecionar mais de uma opção de indicador o resultado sairá errado. 

image.png.ea48e30a505c438dd63f10c022a88d8c.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Voce consguiria anexar o PBIX para poder tentar te ajudar melhor ? 

7 horas atrás, MARLEI AFONSO DE ALMEIDA disse:

Olá Leandro, infelizmente não funcionou. Uma coisa que  esqueci de comentar é que a no_indicador está marcado como seleção única. Quando deixo seleção múltipla ele funciona mas não posso deixar assim porque se o usuário selecionar mais de uma opção de indicador o resultado sairá errado. 

image.png.ea48e30a505c438dd63f10c022a88d8c.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Opa Leandro, Criei um pbix resumido para tentar explicar mellhor.  Criei os 3 filtros de interesse. Quando seleciono AFD no filtro agreg ind, para os outros dois filtros  no_indicador ( aparece adequação) e para o outro no_sub ( aparece grupo 1 e grupo 2)  até aí tudo bem pois essas são as variáveis esperadas para seleção. 

image.png.c75efc553bc92421c0dfc0b4d0c61c30.png

O problema aparece quando resolvo mudar o indicador. Mudei para Alunos e no indicador de alunos só deveria aparecer ( media de alunos, rendimento e taxa de distorção)  essa variável de adequação é do indicador afd e não deveria estar aí. o mesmo acontece no outro filtro pois fica aparecendo o crupo 1 que refere-se ao AFD e não ao aluno. Para resolver o problema eu preciso selecionar uma das abas referente ao de aluno (media de alunos, rendimento e taxa de distorção). Não posso criar botaão de limpar filtro porque além desses filtros tenho inúmeros outros que não coloquei nesse exemplo. Segue o PBIX. Muito obrigado pela ajuda.

image.png.8594f6fc731d97dc7816e4cc7d0a0859.png

 

modelo.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Suave @MARLEI AFONSO DE ALMEIDA?

Já conseguiu encontrar uma solução para o teu problema? Eu tive o mesmo caso em um dos dashboards em que trabalhei, e para resolver tive que mudar o modelo de dados de modo que todos os filtros PARENT (no teu caso os indicadores Alunos, Docentes...) tivessem exatamente os mesmos filtros CHILD (no teu caso as opções NO_INDICADOR e NO_SUB_CATEGORIA).

Certamente não é o ideal mas resolveu o problema que parece ser mesmo uma limitação do Power BI:

https://community.fabric.microsoft.com/t5/Desktop/Slicer-keeps-previous-selected-value-after-filtering/td-p/1153104

Abs!

Editado por Joao Raulino
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...