Ir para conteúdo
  • 0

It's Over 9000.xlsx!


Enzo Bonazzi

Pergunta

  • Alunos

Comunidade, olá!
Preciso de uma ajuda a respeito de como manter um dash sempre atualizado com uma base de dados em Excel.

 

Dentro da empresa, faço parte de uma equipe que possui 6 células, e cada célula, tem seu próprio acompanhamento de produtividade em .xlsx. Sim, é um banco de dados poluído e nada funcional, mas é o que tenho. E tentar mudar a estrutura das planilhas é missão impossível, visto que eu estaria envolvendo seis gestores diferentes, e as instâncias superiores usam VBA para fazer Macros em cima dessas planilhas, alá anos 1990.

 

Fato é, eu preciso carregar 6 pastas no PowerBi.
Cada pasta, contém outras 10 (ex: 2010, 2011, 2012...) e dentro de cada pasta, contém 12 arquivos.xslx, respetivos ao mês.
Por exemplo: C:\Users\Adriana\Desktop\Celula6\2018\Janeiro.xlsx

 

Vale lembrar, que além do histórico do passado, as pastas continuam sendo alimentadas mensalmente, com 6 novas planilhas. E cada célula tem um design, front e informações próprio.

 

Segue em anexo, modelos de duas planilhas que fiz para representar.
Cada aba, inferior, é um funcionário, mas tem modelos que até isso muda.

 

Gostaria de ideias e insight, de como simplificar meu trabalho, sem mexer na estrutura tão querida por eles, apesar de ser antiquada.  Pode sem em Python também!

EX2.PNG

EX1.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 1
  • Alunos

Estou entendendo que cada célula tem dados diferentes. Se for o caso, faria assim:

1) Eu conectaria na pasta C:\Users\Adriana\Desktop\Celula6

2) Geraria uma função que tem com entrada um arquivo de Excel, faz o ETL e transforma ele na estrutura necessária.

3) Usaria esta função no tratamento de cada arquivo após a conexão com a pasta.

4) Depois é só expandir as tabelas que todos os dados estarão em uma mesma tabela, independente se novos arquivos forem carregaos nas pastas.

 

Não sei se fui claro. É trabalhoso, mas não é difícil de fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

@Enzo Bonazzi, uma forma também de se fazer seria tratar com a ferramenta para ETL pentaho, onde você pode fazer todas as tratativas das planilhas e pode, ou gravar em excel já tratado para importar ou já pode gravar para um banco de dados para alimentar o power bi, esta segunda opção via bd muito mais viável.

Existem muitos materiais por ai mas o Curso do Rafael Arruda é super prático e rápido, inclusive tem na plataforma do Léo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Olá @Enzo Bonazzi tudo bem? 😃

Esperamos que você tenha encontrado a solução que tanto desejava!!

Caso alguma resposta tenha ajudado, você pode marcá-la como Solução . Com isso o tópico poderá ser fechado! 

Maas...

Pode acontecer de você receber uma resposta que não é 100% do que você esperava. Mesmo assim, se ela o ajudou de alguma forma para que você mesmo conseguisse chegar à solução, conte como você fez isso e marque como a melhor resposta. 😉

 

Obrigado por tonar nossa comunidade #INCOMPARÁVEL!!

Att Julian Salcedo I Community Manager Xperiun

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...