Comunidade, boa tarde!
Tenho um desafio no meu novo emprego, gostaria da opinião e ajuda de vocês!
Estou com um bando de dados 🤣
Todo dia, uma operadora exporta dezenas de relatórios em .txt e salva cada qual em sua pasta.
Por exemplo: RELATORIO_YK_19062023. E ela salva na pasta: C:\Users\Andreia\Diretorio\Relatórios\YK\2023\JUNHO\RELATORIO_YK_19062023.txt.
Como podem ver, até mesmo por se tratar de um banco, existem inumerás áreas, infinitas pastas, com infinitos arquivos e com infinitas linhas.
Preciso dar um jeito nisso!
Opção A - Tentar contatar o t.i da empresa, criarmos um banco de dados, sql server, e migrarmos os arquivos .txt para o db e automatizarmos a medida que cada arquivo é salvo no diretório, pelas operadoras. E a partir disso, manipular os dados, em sql, no proprio banco e exportar ao powerbi.
Opção B - Deixar como está, a operação ocorrendo normalmente, com as operadoras exportando os .txt do sistema e salvando no diretório. E eu, apenas, vinculo diretamente ao powerbi.
Fator importante,
Meu gestor quer apenas com uma finalidade, ele quer ver as informações em dashboard no powerbi. Então, talvez, a opção A seja desperdício de tempo.
Minhas indagações,
Por conta dos arquvios serem pesados, não seria interessante, te-los em sql server, para manipular e exportar no pbi apenas as consultas? Ou não, o pbi da conta de processar tudo?
Vale lembrar,
Por dia são extraídos 21 relatórios e ao todo, somando os milhares de relatórios, possuem uns 15 modelos diferentes. Por isso é que hoje eles operam da seguinte maneira: Extraem o relatório em .txt, sobem para o Access que possui um front ja definido para cada qual modelo e exportam em excel, no qual usam dinamicas.
Por isso gostaria de saber a opinião de vocês, qual caminho mais ideal e melhor que eu devo seguir?
Tanto se eu optar pelo Sql Server, ou diretamente no PBI, é possivel ter esses frotns automatico igual o Access? O PBI conseguiria processar sozinho? Por si só?
Me ajudem com dicas, por favor.
Pergunta
Enzo Bonazzi
Comunidade, boa tarde!
Tenho um desafio no meu novo emprego, gostaria da opinião e ajuda de vocês!
Estou com um bando de dados 🤣
Todo dia, uma operadora exporta dezenas de relatórios em .txt e salva cada qual em sua pasta.
Por exemplo: RELATORIO_YK_19062023. E ela salva na pasta: C:\Users\Andreia\Diretorio\Relatórios\YK\2023\JUNHO\RELATORIO_YK_19062023.txt.
Como podem ver, até mesmo por se tratar de um banco, existem inumerás áreas, infinitas pastas, com infinitos arquivos e com infinitas linhas.
Preciso dar um jeito nisso!
Opção A - Tentar contatar o t.i da empresa, criarmos um banco de dados, sql server, e migrarmos os arquivos .txt para o db e automatizarmos a medida que cada arquivo é salvo no diretório, pelas operadoras. E a partir disso, manipular os dados, em sql, no proprio banco e exportar ao powerbi.
Opção B - Deixar como está, a operação ocorrendo normalmente, com as operadoras exportando os .txt do sistema e salvando no diretório. E eu, apenas, vinculo diretamente ao powerbi.
Fator importante,
Minhas indagações,
Vale lembrar,
Por isso gostaria de saber a opinião de vocês, qual caminho mais ideal e melhor que eu devo seguir?
Tanto se eu optar pelo Sql Server, ou diretamente no PBI, é possivel ter esses frotns automatico igual o Access? O PBI conseguiria processar sozinho? Por si só?
Me ajudem com dicas, por favor.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
5 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Faça login para comentar
Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login
Entrar Agora