Ir para conteúdo
  • 0

Adicionei uma coluna a mais na minha base de dados (excel). Como ajustar meu power Query


rferronjr

Pergunta

  • Alunos

Pessoal, boa noite. 
Eu tive que adicionar uma coluna a mais no meu relatório da minha base de dados (excel), e agora eu não consigo ajustar as colunas dentro do power query.
Acredito que isso se deva porque eu fiz importação da base de dados via uma pasta e não um arquivo. Se fosse um arquivo, seria simples, era só alterar a quantidade de colunas e pronto. Mas como foi de uma pasta com várias planilhas, eu agora não consigo mexer. Alguem pode me ajudar?

image.jpeg.73edcfc27d300ae52a0901c92ef45b32.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 1
  • Alunos

Boa Tarde, @rferronjr!

 

Dei uma olhada rápida no seu arquivo e isto se deve porque você tinha alterado o tipo quando o nome das colunas ainda eram Column1, Column2, etc.

A Column13 estava tipada como número, sendo que com a modificação ela passou a ser de texto.

Para resolver o problema de um modo mais rápido, fiz algumas alterações no seu código.

Altere a consulta "Transformar o Arquivo de Exemplo (2)" para o seguinte código:

let
    Fonte = Excel.Workbook(Parâmetro2, null, true),
    Sheet1_Sheet = Fonte{[Item="Sheet1",Kind="Sheet"]}[Data],
    #"Cabeçalhos Promovidos" = Table.PromoteHeaders(Sheet1_Sheet, [PromoteAllScalars=true]),
    #"Cabeçalhos Promovidos1" = Table.PromoteHeaders(#"Cabeçalhos Promovidos", [PromoteAllScalars=true]),
    #"Tipo Alterado" = Table.TransformColumnTypes(#"Cabeçalhos Promovidos1",{{"Column1", type date}, {"Column2", type text}, {"Column3", type text}, {"Column4", type text}, {"Column5", Int64.Type}, {"Column6", type text}, {"Column7", type text}, {"Column8", type text}, {"Column9", type text}, {"Column10", type text}, {"Column11", type text}, {"Column12", type text}, {"Column13", Int64.Type}, {"Valor Produtos", type number}, {"Frete", type number}, {"Valor Total (NF)", type number}, {"Valor Comissão MKT", type number}, {"Vr Frete Negociado", type number}, {"Custo Unitário", type number}, {"Custo Total", type number}, {"Lucro Bruto (MKP)", type number}}),
    #"Colunas Renomeadas" = Table.RenameColumns(#"Tipo Alterado",{{"Column1", "Data"}, {"Column2", "Empresa"}, {"Column3", "Canal de Vendas"}, {"Column4", "Mktplace"}, {"Column5", "Pedido"}, {"Column6", "Pedido Mktplace"}, {"Column8", "Codigo Auxiliar"}, {"Column9", "Cliente"}, {"Column10", "Cidade"}, {"Column11", "UF"}, {"Column12", "Produto"}, {"Column13", "Quantidade"}}),
    #"Preenchido Abaixo" = Table.FillDown(#"Colunas Renomeadas",{"Data", "Empresa", "Canal de Vendas"}),
    #"Valor Substituído" = Table.ReplaceValue(#"Preenchido Abaixo","","BALCAO",Replacer.ReplaceValue,{"Mktplace"}),
    #"Preenchido Abaixo1" = Table.FillDown(#"Valor Substituído",{"Mktplace", "Pedido"}),
    #"Coluna Condicional Adicionada" = Table.AddColumn(#"Preenchido Abaixo1", "Pedido Mktplace1", each if [Pedido Mktplace] = "" then [Pedido] else [Pedido Mktplace]),
    #"Colunas Reordenadas" = Table.ReorderColumns(#"Coluna Condicional Adicionada",{"Data", "Empresa", "Canal de Vendas", "Mktplace", "Pedido", "Pedido Mktplace", "Pedido Mktplace1", "Codigo Auxiliar", "Cliente", "Cidade", "UF", "Produto", "Quantidade", "Valor Produtos", "Frete", "Valor Total (NF)", "Valor Comissão MKT", "Vr Frete Negociado", "Custo Unitário", "Custo Total", "Lucro Bruto (MKP)"}),
    #"Preenchido Abaixo2" = Table.FillDown(#"Colunas Reordenadas",{"Pedido Mktplace1"}),
    #"Colunas Removidas" = Table.RemoveColumns(#"Preenchido Abaixo2",{"Pedido Mktplace"}),
    #"Colunas Renomeadas1" = Table.RenameColumns(#"Colunas Removidas",{{"Pedido Mktplace1", "Pedido Mktplace"}})
in
    #"Colunas Renomeadas1"

 

Isto deve resolver o problema.

Observe que eu não alterei o nome da Column7, porque não sabia o nome correto que queria atribuir.

 

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Agora eu fui e adicionei uma coluna a mais na planilha exemplo. Segue o aquivoVendas teste.rar das planilhas que estou importando para entenderem o que estou dizendo. 

voces vão notar que na planilha "01 Vendas Janeiro" agora tem uma coluna a mais. Que seria a coluna ID Produto 

image.png.9ceb530ae32ad303c94a84977a00c84b.png

Segue logo abaixo o erro que deu na coluna "quantiade"

image.png.09c300035bb93a66acdd349339d03fe8.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Pessoal agradeço a todos pela insterações.
Acabei resolvendo fazer um do zero, porem com essa nova coluna já.
Mas esse ainda pode ser um problema futuro, pois caso seja preciso adicionar uma coluna no meu banco de dados, como vou proceder?
Mas no presente momento vou agradecer porque já segui com o projeto.
E agora surgiu outra duvida.
Vou abrir uma outra pergunta no forum e espero vcs lá pra me ajudar.
Um grande abraço a todos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Olá @rferronjr tudo bem? 😃

Esperamos que você tenha encontrado a solução que tanto desejava!!

Caso alguma resposta tenha ajudado, você pode marcá-la como Solução . Com isso o tópico poderá ser fechado! 

Maas...

Pode acontecer de você receber uma resposta que não é 100% do que você esperava. Mesmo assim, se ela o ajudou de alguma forma para que você mesmo conseguisse chegar à solução, conte como você fez isso e marque como a melhor resposta. 😉

 

Obrigado por tonar nossa comunidade #INCOMPARÁVEL!!

Att Julian Salcedo I Community Manager Xperiun

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...