Ir para conteúdo
  • 0

dcalendário


Diego Lopes de Oliveira
Ir para solução Solucionado por Thiago Abras Carneiro ,

Pergunta

  • Alunos

Olá , meus amigos!

 

Tenho uma tabela que tem as colunas data de vencimento e data de pagamento. Preciso avaliar cada uma dessas colulns separadamente, tipo,  analisar pagamentos por data, pagamentos por fornecedor, e a mesma coisa para a coluna de vencimento.

 

A dúvida é, preciso criar 2 tabelas dCalendário, uma para cada coluna e vincular cada uma. Correto? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 1
  • Alunos

Bom dia, @Diego Lopes de Oliveira
 

Na verdade, você não precisa criar duas tabelas de calendário no Power BI. No seu caso, você pode criar uma tabela calendário única e relacioná-las. No entanto, uma das relações será inativa por padrão.

Todo e qualquer cálculo padrão levará em conta o relacionamento ativo, porém, para o relacionamento inativo, você pode usar a função USERELATIONSHIP para ativá-lo

Segue um exemplo de como você pode fazer isso:

Medida usando Data de Pagamento = 
CALCULATE(
    SUM('Sua Tabela'[Valor]),
    USERELATIONSHIP('Sua Tabela'[Data de Pagamento],'Calendario'[Data])
)

Medida usando Data de Vencimento = 
CALCULATE(
    SUM('Sua Tabela'[Valor]),
    USERELATIONSHIP('Sua Tabela'[Data de Vencimento],'Calendario'[Data])
)
 

https://play.powerbiexperience.com/curso/curso-de-dax-avancado-e-hands-on/4759/29328

https://play.powerbiexperience.com/curso/tc-5-linguagem-dax/20631/121720

 

 

Editado por Thiago Abras Carneiro
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Entendi. 

Isso para fazer nas medidas. No caso, com essa medida criada, na segmentação, se eu colocar para filtrar somente pela dcalendário única que eu criar, ira buscar os dados tanto de vencimento quanto de pagamento? 

Ex: Fiz as duas medida  abaixo, adicionei elas na matriz, e coloquei uma segmentação dcalendário[ano, mês]. O resultado irá trazer a informação correta da medida que coloquei?

 

Medida usando Data de Pagamento = 
CALCULATE(
    SUM('Sua Tabela'[Valor]),
    USERELATIONSHIP('Sua Tabela'[Data de Pagamento],'Calendario'[Data])
)

Medida usando Data de Vencimento = 
CALCULATE(
    SUM('Sua Tabela'[Valor]),
    USERELATIONSHIP('Sua Tabela'[Data de Vencimento],'Calendario'[Data])
)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
Em 11/06/2023 em 09:02, Diego Lopes de Oliveira disse:

Olá , meus amigos!

 

Tenho uma tabela que tem as colunas data de vencimento e data de pagamento. Preciso avaliar cada uma dessas colulns separadamente, tipo,  analisar pagamentos por data, pagamentos por fornecedor, e a mesma coisa para a coluna de vencimento.

 

A dúvida é, preciso criar 2 tabelas dCalendário, uma para cada coluna e vincular cada uma. Correto? 

Pode manter apenas uma base dcalendário criar o relacionamento com uma das datas e caso precise de mais de um relacionamento para fazer alguma analise usa a formula userelationship para ativar os demais relacionamentos.

nesse video tem um exemplo:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...