Ir para conteúdo
  • 0

Calculo de entrada, para pegar a ultima entrada até a data selecionada pelo filtro


PabloOliveira
Ir para solução Solucionado por Edson Igari ,

Pergunta

  • Alunos

Boa tarde,  estou tentando pegar a ultima entrada e diminuir pelas outras entradas do contexto, porém não estou conseguindo buscar a ultima entrada, como mostra o exemplo abaixo
image.png.949beead34235d0a2fb80924243bd77b.png

Essa é a medida que estou usando, ela calcula mas sempre deixa a ultima data do contexto fora da soma, nesse caso foi o dia 02/05/2023, poderiam me ajudar nessa questão?


image.png.4f234689ab98269718d3602d566198a9.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução
Em 01/06/2023 em 16:43, PabloOliveira disse:

Boa tarde @Edson Igari, desculpa a demora para dar um retorno mas estava quebrando a cabeça para tentar fazer as medidas que você criou funcionar no meu projeto, no fictício que te mandei ele funcionou perfeitamente, mas quando jogo para meu projeto ele não funciona, percebi que tem alguns fatores, vou listar abaixo e deixar mais um .pbix

1- Acredito que não esta funcionando por que as datas são mais espaçadas
2- Um ponto tem mais de um equipamento e temos que considerar os pontos e equipamentos na hora de diminuir a última leitura pela penúltima leitura
3 - Pelo que estou entendendo ele deveria considerar a data de cada equipamento antes de fazer a subtração e não pela data em geral

teste v2.pbix

@PabloOliveira, fiz um ajuste com criação de coluna, pq tá bem corrido aqui. Fiz dois exemplos, como pode ver no print. 
1) Traz o próprio valor de entrada quando o valor anterior for blank
2) Traz blank quando o valor anterior for blank

Caso atenda sua necessidade, peço a gentileza de marcar minha resposta como solução.
image.png.a7ee84097aa6dd9e3b6075ac0e5444c5.png

teste v2 (1).pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
47 minutos atrás, JhonyDrake disse:

@PabloOliveira tranquilo?

Tenta usar o código dessa forma

 

Entrada =
VAR DataAtual = MAX(data[datal)
VAR MinimaData = MIN(data[datal)
VAR MaximaVen =
VAR MinimaVen =
RETURN
CALCULATE(
MaximaVen - MinimaVen,
FILTER(
ALL(entrada[vendal),
Data <= DataAtual))

@JhonyDrakeTranquilo e com você? Tentei da forma que falou mas continuou igual estava antes, não estou conseguindo entender por que não está pegando a ultima data (02/05/23)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

@PabloOliveira tente essa:

Entrada =
VAR DataAtual = MAX(Data[data])
VAR MinimaData = MIN(Data[data])
VAR MaximaVen = MAX(Entrada[Venda])
VAR MinimaVen = MIN(Entrada[Venda])
RETURN
CALCULATE(
    MaximaVen - MinimaVen,
    FILTER(
        ALL(Entrada[Venda]),
        Data[data] <= DataAtual && Data[data] >= MinimaData
    )
)
 

caso ok sinalize como melhor resposta!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

@Reginaldo BatistaOi, valeu, mas também não deu certo, vou explicar melhor o que esta ocorrendo,  tenho uma entrada onde o valor sempre vai subindo, e para saber a diferença tenho que subtrair a entrada atual pela anterior, mas nesse caso eu não consigo calcular por que o filtro esta do dia 01/05 ao 23/05, preciso que calcule com a entrada anterior ao dia 02/05 mas que fica fora do contexto do filtro, conseguiram entender? Segue umas imagens para ilustrar melhor o que esta ocorrendo, obrigado pela ajuda
image.png.279f4ca826487ea261c62c98d155d8a4.png

image.png.33539157c06dc84bed7b8b3e01425f1d.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

@Edson IgariVou tentar te explicar melhor, preciso de uma medida para calcular o faturamento, onde as entradas são sempre crescentes e as vezes zeradas. Para chegar no valor correto, eu pego o valor do contexto e diminuo pelo último valor da entrada (dentro do filtro aplicado ou não). No caso quando temos valores zerados, eu desconsidero um zero pois se eu pego o último valor zerado, teria um valor negativo. Vou passar um exemplo abaixo e disponibilizar o .pbix

teste.pbiximage.png.0c9efd3712a2fe31f5007e9fe962180d.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Oi @Edson Igari, no primeiro argumento que usou em Entrada Anterior, quando uso VAR vEntrada = Leitura[Entrada] e VAR vDataCOntexto = Leitura[Data], não estou conseguindo usar  dessa forma, usou alguma função? Outra coisa, consegue me enviar o .pbix com a coluna que adicionou? baixei o .pbix que enviou mas não veio a coluna, desde já agradeço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
3 minutos atrás, PabloOliveira disse:

Oi @Edson Igari, no primeiro argumento que usou em Entrada Anterior, quando uso VAR vEntrada = Leitura[Entrada] e VAR vDataCOntexto = Leitura[Data], não estou conseguindo usar  dessa forma, usou alguma função? Outra coisa, consegue me enviar o .pbix com a coluna que adicionou? baixei o .pbix que enviou mas não veio a coluna, desde já agradeço

@PabloOliveira, eu enviei o pbix. Da uma olhada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Boa tarde @Edson Igari, desculpa a demora para dar um retorno mas estava quebrando a cabeça para tentar fazer as medidas que você criou funcionar no meu projeto, no fictício que te mandei ele funcionou perfeitamente, mas quando jogo para meu projeto ele não funciona, percebi que tem alguns fatores, vou listar abaixo e deixar mais um .pbix

1- Acredito que não esta funcionando por que as datas são mais espaçadas
2- Um ponto tem mais de um equipamento e temos que considerar os pontos e equipamentos na hora de diminuir a última leitura pela penúltima leitura
3 - Pelo que estou entendendo ele deveria considerar a data de cada equipamento antes de fazer a subtração e não pela data em geral

teste v2.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Bom dia, @Edson Igari A lógica é que se tiver mais de uma leitura na última data de entrada pega o maior valor da entrada e diminui pelo menor valor da penúltima entrada, se tiver mais de uma entrada também na penúltima entrada, lembrando que quando temos valores zerados, desconsidera um zero pois se eu pego o último valor zerado, teria um valor negativo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
Agora, PabloOliveira disse:

Bom dia, @Edson Igari A lógica é que se tiver mais de uma leitura na última data de entrada pega o maior valor da entrada e diminui pelo menor valor da penúltima entrada, se tiver mais de uma entrada também na penúltima entrada, lembrando que quando temos valores zerados, desconsidera um zero pois se eu pego o último valor zerado, teria um valor negativo.

Beleza, acho que entendi. Da uma olhada no que o rapaz respondeu lá e me diz se resolveu, senão dou uma olhada aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...