O problema é o seguinte: preciso montar no POWER QUERY uma lógica que resulte em 2 colunas:
1 - DU ACUMULADO DO MÊS
2 - COMPARATIVO ENTRE O DU MAIS ATUAL QUE EU TENHO (ex.: hoje é o DU11 de maio, para todas as linhas dos outros meses, os DUS 1 a 11 serão flg = 1 e os DUS 12 para frente serão 0
eu fiz isso em DAX:
coluna DU:
faço usando uma tabela de feriados: se a data é feriado/sábado/domingo, DU = 0 se data é dia da semana (sem feriado) DU = 1
Coluna DU_Passo1: (codigo dax logo na sequencia)
deve somar o DU_Passo1 do dia anterior + o DU da linha do dia atual, ex: dia 16/04/2023 tem DU_passo1 = 9 e dia 17/04/2023 tem DU = 1, então o DU_PASSO1 do dia 17/04/2023 é 9+1 = 10.
Coluna DU_MTD (codigo dax logo na sequencia)
esse vai comparar os DU_PASSO1 com o DU do dia de ontem (ex.: ontem 16/05, é o DU11 de maio, então compara todos os DUs de abril para trás comparando se é igual ou maior do que 11)
No exemplo da foto, o dia 18/04 é o DU_ACUMULADO = 11. Todos os dias ANTES tem o DU MTD = TRUE e os dias DEPOIS de 18/04 terão o DU_MTD = false
DU_passo1 =
VAR atual = 'dCalendário'[Data]
VAR anomes = 'dCalendário'[Ano Mês]
RETURN
CALCULATE (
SUM ( 'dCalendário'[DU] ),
FILTER (
'dCalendário',
'dCalendário'[Data] <= atual
&& 'dCalendário'[Ano Mês] = anomes
)
)
DU MTD = VAR du_acumulado_atual =
LOOKUPVALUE (
'dCalendário'[DU_passo1],
'dCalendário'[Data],
TODAY () - 1
)
RETURN
'dCalendário'[DU_passo1] <= du_acumulado_atual
Gostaria de usar a mesma logica feita em DAX porém em M, podem me ajudar?
Pergunta
Filippo Cupolillo
O problema é o seguinte: preciso montar no POWER QUERY uma lógica que resulte em 2 colunas:
1 - DU ACUMULADO DO MÊS
2 - COMPARATIVO ENTRE O DU MAIS ATUAL QUE EU TENHO (ex.: hoje é o DU11 de maio, para todas as linhas dos outros meses, os DUS 1 a 11 serão flg = 1 e os DUS 12 para frente serão 0
eu fiz isso em DAX:
coluna DU:
faço usando uma tabela de feriados: se a data é feriado/sábado/domingo, DU = 0 se data é dia da semana (sem feriado) DU = 1
Coluna DU_Passo1: (codigo dax logo na sequencia)
deve somar o DU_Passo1 do dia anterior + o DU da linha do dia atual, ex: dia 16/04/2023 tem DU_passo1 = 9 e dia 17/04/2023 tem DU = 1, então o DU_PASSO1 do dia 17/04/2023 é 9+1 = 10.
Coluna DU_MTD (codigo dax logo na sequencia)
esse vai comparar os DU_PASSO1 com o DU do dia de ontem (ex.: ontem 16/05, é o DU11 de maio, então compara todos os DUs de abril para trás comparando se é igual ou maior do que 11)
No exemplo da foto, o dia 18/04 é o DU_ACUMULADO = 11. Todos os dias ANTES tem o DU MTD = TRUE e os dias DEPOIS de 18/04 terão o DU_MTD = false
DU_passo1 =
VAR atual = 'dCalendário'[Data]
VAR anomes = 'dCalendário'[Ano Mês]
RETURN
CALCULATE (
SUM ( 'dCalendário'[DU] ),
FILTER (
'dCalendário',
'dCalendário'[Data] <= atual
&& 'dCalendário'[Ano Mês] = anomes
)
)
DU MTD = VAR du_acumulado_atual =
LOOKUPVALUE (
'dCalendário'[DU_passo1],
'dCalendário'[Data],
TODAY () - 1
)
RETURN
'dCalendário'[DU_passo1] <= du_acumulado_atual
Gostaria de usar a mesma logica feita em DAX porém em M, podem me ajudar?
1 resposta a esta questão
Posts Recomendados
Faça login para comentar
Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login
Entrar Agora