Ir para conteúdo
  • 0

Modelagem


Jefferson.Torres
Ir para solução Solucionado por FelipeHulle ,

Pergunta

  • Alunos

Prezados,

Espero que estejam bem, atualmente me deparei com um problema para analisar da melhor forma dados operacionais

Tenho uma base de dados maestra que tem a informação histórica das operações com muitas colunas descrevendo todas às características da operação e com um identificador único.

O que seria o melhor para se fazer neste tipo de contexto quando lidar com outras tabelas fatos que tem parte dessa informação da tabela maestro - mas não todas essas carácteristicas que precisamos da base de dados maestra- , eu me deparei com duas dúvidas> 

- Seria melhor trabalhar com a tabela maestra como um tabelão dimesão (já que o identificador único encontra-se nas tabelas fatos) então alguma carácteristica sempre estará nessa tabela maestra.

- Ou deberiamos desnormalizar a tabela maestra e trasladar as características necessarias para as tabelas fatos e criar um esquema estrela.

Muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 1
  • Alunos

Olá @Jefferson.Torres,

Caso essa tabela maestra possua informações para fazer os cálculos como valores, o ideal seria trata-la como uma tabela FATO, NORMALIZANDO essa tabela maestra e criando as dimensões a partir dela (caso nao consiga puxar essas dimensões de outro lugar).

Pois quando tiver outras fatos será muito melhor para trabalhar conectando elas nas tabelas dimensões.

A segunda opção, de criar um esquema estrela é o ideal para sua solução, e para trabalhar com Power BI.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...