Ir para conteúdo
  • 0

Unificar colunas.


robsonlopesjr
Ir para solução Solucionado por Vitor Peralva ,

Pergunta

  • Alunos

Prezados, boa noite!

Estou em dúvida de como realizar o procedimento unificação de colunas.

Como é a base:

image.png.dd0723a36d7d918768d4048d920a59e1.png

Como eu gostaria que ficasse:

image.png.e4faf638bdfe48f664fe2aa440714d47.png

Até tentei utilizar as funções de transpor e de transformar colunas em linhas, mas como não alcancei o resultado que eu queria acredito eu que não utilizei da maneira correta.

 

Estou enviando em anexo essa base de exemplo.

 

Desde já agradeço a atenção. 😁

base_dados_ficticia.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 1
  • Alunos
  • Solução

Bom Dia, @robsonlopesjr!

 

Tenta o seguinte código alterando a Fonte:

 

let
    Fonte = Excel.Workbook(File.Contents("C:\Users\vitor\Downloads\base_dados_ficticia.xlsx"), null, true),
    Ficticio_Sheet = Fonte{[Item="Ficticio",Kind="Sheet"]}[Data],
    #"Tabela Transposta" = Table.Split(Table.Transpose(Ficticio_Sheet), 5),
    #"Convertido para Tabela" = Table.FromList(#"Tabela Transposta", Splitter.SplitByNothing(), null, null, ExtraValues.Error),
    #"Personalização Adicionada" = Table.AddColumn(#"Convertido para Tabela", "Personalizar", each let
    
    #"Tabela Transposta1" = Table.Transpose([Column1]),
    #"Personalização Adicionada" = Table.AddColumn(#"Tabela Transposta1", "Personalizar", each if Text.Start([Column1], 5) = "FLUXO" then Text.AfterDelimiter([Column1], " ", {0, RelativePosition.FromEnd}) else null),
    #"Preenchido Abaixo" = Table.FillDown(#"Personalização Adicionada",{"Personalizar"}),
    #"Outras Colunas Removidas" = Table.SelectColumns(#"Preenchido Abaixo",{"Personalizar", "Column1", "Column2", "Column3"}),
    #"Linhas Superiores Removidas" = Table.Skip(#"Outras Colunas Removidas",2),
    #"Colunas Renomeadas" = Table.RenameColumns(#"Linhas Superiores Removidas",{{"Personalizar", "Mês"}, {"Column1", "Cliente"}, {"Column2", "Dia"}, {"Column3", "Valores"}})
in
    #"Colunas Renomeadas"),
    #"Colunas Removidas" = Table.RemoveColumns(#"Personalização Adicionada",{"Column1"}),
    #"Personalizar Expandido" = Table.ExpandTableColumn(#"Colunas Removidas", "Personalizar", {"Mês", "Cliente", "Dia", "Valores"}, {"Mês", "Cliente", "Dia", "Valores"})
in
    #"Personalizar Expandido"

 

Espero que te ajude.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...