Ir para conteúdo
  • 0

Médio dos períodos -1


anatirulli
Ir para solução Solucionado por Erick Oliveira ,

Pergunta

  • Alunos

Bom dia!

Tudo bem?

 

Precisava de uma ajuda, preciso calcular a média do valor total de cada periodo de alguns produtos, porém preciso calcular a média dos períodos -1 período, ou seja média de P09-2022 a P01-2022 porém preciso deixar filtrado na tabela o P02

EX: Em P09 produto 1 vendeu x volume, P10 vendeu y, P11 vendeu z...P01 vendeu b,  preciso calcular a média entre esses períodos e ainda deixar visivel o P02

Para calcular a média dos periodo totais, usei a fórmula abaixo que me ajudaram aqui no fórum, mas quando eu filtro os periodos ele me traz a média de TODOS os períodos filtrados, e precisava da média de todos os períodos filtrados -1, distinctcount -1 não funcionou

Media =
var vTotal = SUM(Planilha1[VOLUME])
var vQTDperiodo = DISTINCTCOUNT(Planilha1[P+ANO])
 
return DIVIDE(vTotal,vQTDperiodo)

Em anexo segue documentos, precisava calcular média do total de P09-2022 até P02-2023

Obrigada!

EX AVG.xlsx EX AVG.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução

Entendi @anatirulli, veja se agora lhe atende.

Para facilitar, criei uma coluna de índice para classificar os períodos em ordem crescente, e a medida abaixo para realizar o cálculo solicitado:

Average P-1 = 
VAR vMinPeriod = MIN([Índice])
VAR vMaxPeriod = MAX([Índice])
VAR vAverage =
CALCULATE(
    [Average],
    FILTER(
        ALL(Planilha1[Índice]),
        Planilha1[Índice] >= vMinPeriod &&
        Planilha1[Índice] < vMaxPeriod
    )
)
RETURN
IF(HASONEVALUE(Planilha1[P+ANO]),[Average],vAverage)
         

 

EX AVG.pbix

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
8 horas atrás, anatirulli disse:

Bom dia!

Tudo bem?

 

Precisava de uma ajuda, preciso calcular a média do valor total de cada periodo de alguns produtos, porém preciso calcular a média dos períodos -1 período, ou seja média de P09-2022 a P01-2022 porém preciso deixar filtrado na tabela o P02

EX: Em P09 produto 1 vendeu x volume, P10 vendeu y, P11 vendeu z...P01 vendeu b,  preciso calcular a média entre esses períodos e ainda deixar visivel o P02

Para calcular a média dos periodo totais, usei a fórmula abaixo que me ajudaram aqui no fórum, mas quando eu filtro os periodos ele me traz a média de TODOS os períodos filtrados, e precisava da média de todos os períodos filtrados -1, distinctcount -1 não funcionou

Media =
var vTotal = SUM(Planilha1[VOLUME])
var vQTDperiodo = DISTINCTCOUNT(Planilha1[P+ANO])
 
return DIVIDE(vTotal,vQTDperiodo)

Em anexo segue documentos, precisava calcular média do total de P09-2022 até P02-2023

Obrigada!

EX AVG.xlsx 12.91 kB · 0 downloads EX AVG.pbix 26.79 kB · 0 downloads

 

Bom dia.

Você usa alguma coluna de data?

Para fazer esse calculo é importante ter uma coluna de data atrelada à uma dCalendario.

Após faça uma CALCULATE considerando um filtro onde os meses sejam menor que o mes filtlrado atualmente (no seu caso o mes correspondente ao P2)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Bom dia, @anatirulli;

Fiquei com dúvida na sua solicitação. Você gostaria de calcular a média dos períodos diferente do “P13”? Ou então, como você descreveu “P09-2022 a P01-2022”, seria a média entre 3 trimestres a partir do período selecionado?
Todavia abaixo tem duas medidas que você pode utilizar para essas duas situações que descrevi, uma excluindo o período “P13”, e outra calculando a média entre o trimestre do período selecionado e 3 trimestres anteriores. 

Average <> P13 = 
CALCULATE(
    [Average],
    NOT Planilha1[Periodo] = "P13"
)
Average P-1 = 
VAR vQuarterContext = MAX(dCalendario[TrimestreOffSet])
VAR vAverage = 
    CALCULATE(
        [Average <> P13],
        FILTER(
            ALL(dCalendario),
            dCalendario[TrimestreOffSet] <= vQuarterContext &&
            dCalendario[TrimestreOffSet] >= vQuarterContext -3
        )
    )
RETURN
vAverage


OBS: Criei uma dCalendario para auxiliar no cálculo, e lá, normalmente coloco o período P13 como o primeiro mês do próximo ano, mas vai depender do seu negócio.
 

EX AVG.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
54 minutos atrás, Tiago Craici disse:

Boa tarde! @anatirulli

Seria estar no contexto P02 e trazer a média dele do ano inteiro? 

Boa tarde!!

Não, é assim, eu tenho aqui uma base com a vendas do ano inteiro, que vai de P01 até P13. Não usamos datas, somente os períodos.

Um exemplo, quero poder filtrar a média de P09 até P13-2022, mas quero comparar essa média com P01-2023, a formula abaixo que você me ajudou na outra dúvida, ela funciona, porém quando eu filtro P09 até P01-2023 ele faz a média desses períodos filtrados, eu gostaria de filtrar P09 até P01-2023 mas calcular a média somente de P09-P13-2022, ou seja, calcular a média dos períodos filtrados -1

Media =
var vTotal = SUM(Planilha1[VOLUME])
var vQTDperiodo = DISTINCTCOUNT(Planilha1[P+ANO])

 

return DIVIDE(vTotal,vQTDperiodo)
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
3 horas atrás, Erick Oliveira disse:

Entendi @anatirulli, veja se agora lhe atende.

Para facilitar, criei uma coluna de índice para classificar os períodos em ordem crescente, e a medida abaixo para realizar o cálculo solicitado:

Average P-1 = 
VAR vMinPeriod = MIN([Índice])
VAR vMaxPeriod = MAX([Índice])
VAR vAverage =
CALCULATE(
    [Average],
    FILTER(
        ALL(Planilha1[Índice]),
        Planilha1[Índice] >= vMinPeriod &&
        Planilha1[Índice] < vMaxPeriod
    )
)
RETURN
IF(HASONEVALUE(Planilha1[P+ANO]),[Average],vAverage)
         

 

EX AVG.pbix 46.24 kB · 1 download

Deu certo simm!!! é isso mesmo

Muitoo obrigada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...