Estou precisando adicionar uma coluna calculada em uma dimensão, baseado no valor da fato.
Eu tenho uma dimensão chamada dEntidadeClasse e ela precisa ter uma coluna informando se aquela entidade será atendida pelo pessoal do Relacionamento ou não.
Retorno esperado: Relacionamento e Não relacionamento.
Para isso, eu preciso analisar na fato carteira (fCarteira) se, em alguma competência (YYYYMM) em todo o histórico, a soma da coluna qtd_vidas para cada entidade_classe está acima de 100 ou abaixo.
Se está acima, retornará Relacionamento. Se está abaixo, retornará Não relacionamento.
Vale ressaltar que, como a Fato tem outras colunas, então a entidade poderá se repetir pela mesma competência, variando apenas produto, cliente, ou qualquer outra coluna. Por isso precisa ser somado a qtd_vidas por competência e entidade_classe, para saber se está acima de 100 ou não.
Eu criei (para fins de testes) uma tabela através da seguinte medida:
Pergunta
Gustavo Dassie
Olá, boa noite.
Estou apanhando em uma medida.
Estou precisando adicionar uma coluna calculada em uma dimensão, baseado no valor da fato.
Eu tenho uma dimensão chamada dEntidadeClasse e ela precisa ter uma coluna informando se aquela entidade será atendida pelo pessoal do Relacionamento ou não.
Retorno esperado: Relacionamento e Não relacionamento.
Para isso, eu preciso analisar na fato carteira (fCarteira) se, em alguma competência (YYYYMM) em todo o histórico, a soma da coluna qtd_vidas para cada entidade_classe está acima de 100 ou abaixo.
Se está acima, retornará Relacionamento. Se está abaixo, retornará Não relacionamento.
Vale ressaltar que, como a Fato tem outras colunas, então a entidade poderá se repetir pela mesma competência, variando apenas produto, cliente, ou qualquer outra coluna. Por isso precisa ser somado a qtd_vidas por competência e entidade_classe, para saber se está acima de 100 ou não.
Eu criei (para fins de testes) uma tabela através da seguinte medida:
TabelaAgregada =
FILTER(
SUMMARIZECOLUMNS(
fCarteira[sk_entidade_classe],
fCarteira[dt_competencia],
"SomaQtdVidas", SUM(fCarteira[qtd_vidas])),
[SomaQtdVidas] > 100
)
Porém, na dEntidadeClasse, eu preciso trazer apenas se a entidade está contida nessa tabela.
Se estiver muito confuso, posso preparar um arquivo com as tabelas kkkk
Obrigado desde já!
3 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Faça login para comentar
Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login
Entrar Agora