Ir para conteúdo
  • 0

Tranformar Colunas em Linhas


rafaelcn
Ir para solução Solucionado por Maycon Silva ,

Pergunta

  • Alunos

Oi pessoal! Boa noite!

 

Estou trabalhando em um dashboard no Power BI e tenho uma tabela de dados organizada em colunas na qual uma das colunas eu gostaria de organizar em outras colunas, mas ainda não encontrei um modo efetivo para fazer essa transformação.

 

Já tentei replicar no Power Query algumas das soluções apresentadas aqui do fórum, mas não tive sucesso. Por isso, qualquer ajuda será bem vinda.

 

A minha dificuldade está na coluna "SEÇÃO" com contém um código com 4 letras, sendo que a 1ª Letra sinaliza o "Tipo de Conta" com 4 variações (D, E, B, N). Já as outras 3 letras sinalizam o código dos fornecedores (ex. PAX, HAX, TAX, etc.). Cada fornecedor pode ter de 1 até 4 "tipos de conta". Essa organização dos "Tipos de Contas" por linhas, seguindo as demais informações (Centro, Setor e Produto) que não estou conseguindo resolver.

 

Para tentar descrever o meu problema, organizei duas planilhas, uma com o formato original dos dados, da forma que estão dispostos no DW e a outra planilha que apresenta os dados como eu gostaria de organizar a planilha ou "Resultado".

 

Agradeço imensamente a colaboração e o apoio para resolver essa transformação.

 

Abraços,

Rafael

Estoque_Original.xlsx Estoque_Resultado_Desejado.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução

Boa noite, tudo bem?

Precisa de fato estar nesse formato?

 

Sugiro vc manter sua base em modo colunar, afim de facilitar seu modelo de dados e facilitar suas medidas DAX, adicionando apenas 1 coluna com o nome da seção.

Caso deseje essa sugestão segue função em M:

 

Retornasecao = Table.AddColumn(SuaTabela, "SECAO", each "SECAO-" & Text.Star([SEÇÃO], 1), type text).

 

image.png.d95fa74b8a9d06843d45ae6cede33d99.png

 

 

Editado por Maycon Silva
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
Em 27/02/2023 em 22:35, Maycon Silva disse:

Boa noite, tudo bem?

Precisa de fato estar nesse formato?

 

Sugiro vc manter sua base em modo colunar, afim de facilitar seu modelo de dados e facilitar suas medidas DAX, adicionando apenas 1 coluna com o nome da seção.

Caso deseje essa sugestão segue função em M:

 

Retornasecao = Table.AddColumn(SuaTabela, "SECAO", each "SECAO-" & Text.Star([SEÇÃO], 1), type text).

 

image.png.d95fa74b8a9d06843d45ae6cede33d99.png

 

 

Oi Maicon!

Desculpe a demora na resposta.

Estava achando que era possível um caminho direto, mas aceitei sua sugestão e fui pelo caminho mais simples. Com alguns passos resolvi o problema, iniciando pela divisão da coluna separando as 4 letras comuns e a transposição funcionou gerando o resultado esperado.

Obrigado!

Rafael

Editado por rafaelcn
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...