Possuo uma tabela fAcessos que registra os acessos em uma platorma com as colunas código do usuário [cd_usuario] e data [data].
Preciso construir um indicador chamado QTD de USUARIOS FIEIS: quantidade de usuarios que acessaram ao menos em 2 meses dos últimos 3 meses, independente do número de acessos daquele usuário. Assim, construo um gráfico de barras com análise temporal: Clientes fieis ao longo do tempo
Exemplo:
Se eu seleciono o mês abril, analisamos o período que compreende fev, mar e abril. Temos 5 usuários que acessaram no período, porém apenas 3 clientes fiéis: um deles acessou ao menos uma vez em fev, mar e abril; o outro acessou ao menos uma vez em fev e abril; o outro ao menos uma vez em fev e março. Até aí ok?!!!
Comecei construindo uma tabela (estatica) para um período de data determinado, assim posso enxergar se o resultado foi dando certo. Quando der certo eu transformo tudo em medida.
Pra isso, eu pensei criar a tabela 'TABELA AUXILIAR'
TABELA AUXILIAR =
// transformar as datas para mes/ano e fazer o distinct
O problema é que fiquei travado ao criar VAR tabela2, pois quando pois a coluna "Qtd" me retorna a contagem de todas as linhas e não por usuário! Eu achei que agregava por usuário... Tentei usar em conjunto com ALLSELECT mas também não consegui😢 Se alguém souber outra maneira de fazer isso tudo eu agradeceria muito.
Pergunta
lucas.gama
Olá!!! Preciso de ajuda pra solucionar um caso!!!
Possuo uma tabela fAcessos que registra os acessos em uma platorma com as colunas código do usuário [cd_usuario] e data [data].
Preciso construir um indicador chamado QTD de USUARIOS FIEIS: quantidade de usuarios que acessaram ao menos em 2 meses dos últimos 3 meses, independente do número de acessos daquele usuário. Assim, construo um gráfico de barras com análise temporal: Clientes fieis ao longo do tempo
Exemplo:
Se eu seleciono o mês abril, analisamos o período que compreende fev, mar e abril. Temos 5 usuários que acessaram no período, porém apenas 3 clientes fiéis: um deles acessou ao menos uma vez em fev, mar e abril; o outro acessou ao menos uma vez em fev e abril; o outro ao menos uma vez em fev e março. Até aí ok?!!!
Preciso que seja em forma de medida (dinâmico)!!!
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Comecei construindo uma tabela (estatica) para um período de data determinado, assim posso enxergar se o resultado foi dando certo. Quando der certo eu transformo tudo em medida.
Pra isso, eu pensei criar a tabela 'TABELA AUXILIAR'
E após, a medida:
COUNTA('TABELA AUXILIAR'[CD_USUARIO]), 'TABELA AUXILIAR'[QTD] = 2
)
O problema é que fiquei travado ao criar VAR tabela2, pois quando pois a coluna "Qtd" me retorna a contagem de todas as linhas e não por usuário! Eu achei que agregava por usuário... Tentei usar em conjunto com ALLSELECT mas também não consegui 😢 Se alguém souber outra maneira de fazer isso tudo eu agradeceria muito.
178750965_UsuariosFieis.pbix
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
2 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisar ser um membro para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar Agora