Ir para conteúdo
  • 1

Contagem de Projetos em desenvolvimento com variação dinâmica de tempo


Carlos Vallejo
Ir para solução Solucionado por Rafa Lemos ,

Pergunta

  • Alunos

Boa tarde,

Estou tendo problema em fazer uma medida que conte de uma forma dinâmica a quantidade de projetos que encontra-se em desenvolvimento por ano.

Projeto em Desenvolvimento = A instalar - Emissão

Quando aprova-se o projeto executivo passa para fase "a instalar" então com isso ele terminou a fase de desenvolvimento.

O problema é o dinamismo de período. Um exemplo:

Projeto A - aberto (emissão) em 2015 e encontra-se em fase de desenvolvimento (anterior a "a instalar) até 2021. A medida que fiz com ajuda da linguagem M, eu fixo uma data atual e quando aplico um filtro em 2016 ele me mostra este projeto como "Em desenvolvimento há mais de 1 ano", pois faz o cálculo com a data atual. Porém, o que eu preciso é que esta condição seja dinâmico, pois em 2016 este projeto não tinha mais de 1 ano em desenvolvimento, fato ocorrido só em 2017.

 

segue uma planilha excel e pbix.

PM_A2.xlsx Wano.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 1
  • Alunos
  • Solução
Em 04/02/2021 em 15:15, Carlos Vallejo disse:

Boa tarde,

Estou tendo problema em fazer uma medida que conte de uma forma dinâmica a quantidade de projetos que encontra-se em desenvolvimento por ano.

Projeto em Desenvolvimento = A instalar - Emissão

Quando aprova-se o projeto executivo passa para fase "a instalar" então com isso ele terminou a fase de desenvolvimento.

O problema é o dinamismo de período. Um exemplo:

Projeto A - aberto (emissão) em 2015 e encontra-se em fase de desenvolvimento (anterior a "a instalar) até 2021. A medida que fiz com ajuda da linguagem M, eu fixo uma data atual e quando aplico um filtro em 2016 ele me mostra este projeto como "Em desenvolvimento há mais de 1 ano", pois faz o cálculo com a data atual. Porém, o que eu preciso é que esta condição seja dinâmico, pois em 2016 este projeto não tinha mais de 1 ano em desenvolvimento, fato ocorrido só em 2017.

 

segue uma planilha excel e pbix.

PM_A2.xlsx 104 kB · 1 download Wano.pbix 855 kB · 1 download

@Carlos Vallejo boa noite!

Acho que você pode seguir a ideia que fiz nesse power bi.
Peguei seus dados e criei um novo arquivo para simular o que precisa.
Não sei se a regra está certa, mas vc pode ajustar.

Criei uma dCalendário Auxiliar para ajudar na medida.

ModeloRafaLemos.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Bom dia @Frank Figueredo, td bem?

Na verdade o problema é meio complexo mesmo. É o seguinte:

Tenho várias etapas de um projeto: Desde a emissão até Encerrado. O que eu queria e ter uma contagem de um determinado período selecionado em qual etapa se encontrava os projetos, e se estes estavam há mais de um ano nesta etapa.

Vamos supor que o desenvolvimento de projeto se dá: A instalar - Emissão (dentro deste perído)

projeto x = emissão 01/01/2014 , a instalar em 01/01/2017

Se eu filtrar 2015, está projeto não está em desenvolvimento há mais de 1 ano, porém a partir de 2016 sim.

E quando eu clico em 2017, este já encontra-se em "Em instalação".

obrigado

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • -1
  • Alunos

 Boa noite @Carlos Vallejo, tudo bem?

Confesso que li e reli algumas vezes, mas não consegui entender a sua necessidade e abstrair uma solução, poderia colocar um exemplo de como está atualmente e como você quer que fique?

OBS: Um ponto que queria chamar atenção é quanto a base e ao PBIX, me parece que os seus dados são reais, eles são públicos pode compartilhar assim mesmo? Caso não, sugiro que monte uma base simples, com dados fake mesmo e um pbix, somente para o exemplo, evitando problemas quanto aos dados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...