Ir para conteúdo
  • 0

Problemas com relacionamentos de tabelas "Faturamento"


Alessandro
Ir para solução Solucionado por Dums ,

Pergunta

  • Alunos

Bom dia galera

Estou com o seguinte problema

Estou desenvolvendo um projeto de BI para um cliente, porém ainda estou iniciando com Power BI

Desta forma tenho o seguinte senário

 

  1. Tabela SF2 - Cabeçalho das NFEs
    1. F_Faturamento_Cab
  2. Tabela SD2 - Itens das NFEs
    1. F_Faturamento_Item
  3. Tabela SE1 - Contas a Receber
    1. F_CTA_REC
  4. Tabela SBM - Grupo de Produtos
    1. D_Grp_Produto
  5. Tabela SED - Naturezas
    1. D_Natureza
  6. Tabela - D_Filial
    1. Criada manualmente
  7. Tabela - D_Calendario
    1. Criada manualmente

 

Tabelas

  • F_Faturamento_Cab
  • F_Faturamento_item
  • F_CTA_REC

estão relacionadas junto as tabelas

  • D_Calendário
  • D_Filial

 

Porém

Quando incluo um gráfico para análise de faturamento por "Natureza Financeira" não consigo fazer com que os valores fechem

Quando incluo um gráfico para análise de faturamento por "Grupo de Produtos" não consigo fazer com que os valores fechem

 

Segue em anexo esquema de relacionamento que estou utilizando

Duvidas estou a disposição 

Desde já agradeço

 

Alessandro

Relacionamento.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 1
  • Alunos
  • Solução

Olá.

Cara, dá um jeito de matar os relacionamentos muitos para muitos que tu tem na D_NATUREZA e na D_GRP_PRODUTO com suas fatos, além do muitos para muitos entre as fatos FFATURAMENTO_CAB e F_FATURAMENTO_ITEM, tenta trazer isso para uma estrela ou no máximo para um floco de neve...

Senão isso vai ser mortal para o sucesso do teu projeto ai...

Também faz estes relacionamentos SINGLE, uma fato não deve filtrar uma dimensão, exceto se tiver certeza do impacto disso.

Se ajustar isso creio que irá já resolver os problemas que está tendo nas medidas...

Abraços e sucesso...


Att,

  • Thanks 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1
  • Alunos

Olá...

De baixo para cima... O relacionamento da D_Filiael com a F_Faturamento está conceitualmente correto sim... Isso é conceito na verdade, se precisar fazer diferente pode ser feito, mas ai as medidas e as visões precisam ser tratadas tendo estes cuidados...


Agora o mais complexo, cara, talvez uma saída é tu ter uma coluna concatenando estes dados, pensa assim, se tu filtrar a natureza "A" tu que a A da filia 1 ou da filial 2, já que cada uma tem a sua A, ai como tu relacionou só pelo A da natureza com o A do faturamento o sistema manda tudo que é A pra ti, ai tu sempre tem que ter uma filial selecionada também, poderia deixar assim, mas ai o criterio de seleção muda, sempre a filial precisa estar selecionada também... É tudo conceitual na verdade, conceitualmente tu tem problemas com os relacionamentos, na prática pode trabalhar assim, mas acho dificil e bem mais complicado do que tentar melhorar os relacionamentos.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1
  • Alunos
14 minutos atrás, Alessandro disse:

Bom dia

Então ja tentei alterar a cardinalidade dos relacionamentos que vc comentou para

  • 1 para muitos

Porém o sistema não deixa e diz que esta cardinalidade não é valida

E preciso das tabelas pois são os cadastros de "Natureza e Grupo de Produtos"

 

Não entendi esta parte????

  • Também faz estes relacionamentos SINGLE, uma fato não deve filtrar uma dimensão, exceto se tiver certeza do impacto disso.

 

Desde já agradeço a atenção

 

Alessandro

Olá...

 

Então, se ele não deixa alterar, deve ter alguma coisa na tabela dimensão duplicada, ai ele acha que uma F_CTA_REC por exemplo relaciona-se com mais de uma natureza e na prática isso não acontece... Precisaria ver isso, pois isso deve ser o problema que você está tendo neste filtro...

 

Single é que ele vai só no sentido da dimensão para a fato, sem a fato poder filtrar a dimensão, mas para isso teria que mudar o relacionamento de 1 para muitos também...  o relacionamento da D_FILIAL com a F_CTA_REC é isso, 1 para muitos apenas no sentido da dimensão filtrando a fato...

 

Abraços....

  • Thanks 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Bom dia

Então ja tentei alterar a cardinalidade dos relacionamentos que vc comentou para

  • 1 para muitos

Porém o sistema não deixa e diz que esta cardinalidade não é valida

E preciso das tabelas pois são os cadastros de "Natureza e Grupo de Produtos"

 

Não entendi esta parte????

  • Também faz estes relacionamentos SINGLE, uma fato não deve filtrar uma dimensão, exceto se tiver certeza do impacto disso.

 

Desde já agradeço a atenção

 

Alessandro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
1 hora atrás, Dums disse:

Olá...

 

Então, se ele não deixa alterar, deve ter alguma coisa na tabela dimensão duplicada, ai ele acha que uma F_CTA_REC por exemplo relaciona-se com mais de uma natureza e na prática isso não acontece... Precisaria ver isso, pois isso deve ser o problema que você está tendo neste filtro...

 

Single é que ele vai só no sentido da dimensão para a fato, sem a fato poder filtrar a dimensão, mas para isso teria que mudar o relacionamento de 1 para muitos também...  o relacionamento da D_FILIAL com a F_CTA_REC é isso, 1 para muitos apenas no sentido da dimensão filtrando a fato...

 

Abraços....

Sim quanto as tables

  • D_Natureza e D_Grupo_Produto possuem duplicidade de valores "Códigos iguais"

Observe que ambas possuem o campo Filial, sendo assim a natureza 000001 da filial 010101 é diferente da natureza 000001 da filial 020101

O mesmo ocorre junto a tabela de Grupo de produtos.

Ou seja as tebelas de cadastro de natureza e cadastro de grupo de produtos não são compartilhadas a nivel de filiais

 

Como poderia proceder neste caso

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Quanto ao relacionamento single pelo q eu pude entender

Vc quer dizer que uma fato não deve filtrar uma dimensão correto?

Sendo assim meu relacionamento estaria correto?

Ex:

Tabela F_Faturamento_Cab x D_Filial

Esta de muitos para um, sentido unico

 

Desta forma estaria correto?

 

Att

 

Alessandro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
Em 26/03/2021 em 14:54, Dums disse:

Olá...

De baixo para cima... O relacionamento da D_Filiael com a F_Faturamento está conceitualmente correto sim... Isso é conceito na verdade, se precisar fazer diferente pode ser feito, mas ai as medidas e as visões precisam ser tratadas tendo estes cuidados...


Agora o mais complexo, cara, talvez uma saída é tu ter uma coluna concatenando estes dados, pensa assim, se tu filtrar a natureza "A" tu que a A da filia 1 ou da filial 2, já que cada uma tem a sua A, ai como tu relacionou só pelo A da natureza com o A do faturamento o sistema manda tudo que é A pra ti, ai tu sempre tem que ter uma filial selecionada também, poderia deixar assim, mas ai o criterio de seleção muda, sempre a filial precisa estar selecionada também... É tudo conceitual na verdade, conceitualmente tu tem problemas com os relacionamentos, na prática pode trabalhar assim, mas acho dificil e bem mais complicado do que tentar melhorar os relacionamentos.

 

 

 

Boa tarde

Dums

Segui suas dicas e deu super certo.

Criei colunas de indices para o problema das tabelas Dimensão, onde possuo os cadastros duplicados

Lembrando que os cadastros não são compartilhados entre as filiais.

Também consegui organizar melhor os relacionamento do meu modelo conforme orientado por vc anteriormente.

Problema resolvido por enquanto muito obrigado

 

Segue novo modelo após reestruturação, porém acredito que ainda pode ser melhorado unindo algumas tabelas Dimensão

EX:

  • D_Cliente
    • D_Natureza
    • D_Vendedor

image.thumb.png.d9164ba51a4d6a3e3b637f2cbda90f12.png

Editado por Alessandro
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...