Ir para conteúdo
  • 0

DIMENSÃO QUE MUDA AO LONGO DO TEMPO


Gulhysan Saldanha

Pergunta

  • Alunos

Boa tarde Pessoal,

  Eu tenho uma base onde existem dimensões que mudam ao longo do tempo. Eu adicionei uma coluna nova no Power Query onde verifico se a data do registro está entre a data inicial e final, se sim retorna "1", se não retorna "0". Por fim eu filtro o registro com resultado 1.

   Entretanto me deparei com um registro onde todos os resultado foram 0. Nessa situação preciso que o último registro (com a data mais alta) retorne o resultado 1.

   Primeira condição: verificar a data participação, se está entre a data alteração e data alteração final, se sim 1 se não 0.

   Segunda condição: Se nenhum registro for atendido na primeira condição então retorna 1 para o registro com data mais alta, e zero para os demais.

   Obs: A chave do registro é o cd_caixa.

   

   Base exemplo em anexo.

 

 

 

base.pbix base.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Admin

Bom dia @Gulhysan Saldanha

Segue sugestão de aula dentro da plataforma da Power BI Experience, trata exatamente o tema "Dimensões que mudam ao longo do tempo".


https://play.powerbiexperience.com/curso/tc-2-power-query-e-linguagem-m/5177/50872

Espero que te ajude a atingir seu objetivo. 
Sucesso! 🚀

Editado por Tiago Craici
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
Em 15/10/2022 em 10:59, Tiago Craici disse:

Bom dia @Gulhysan Saldanha

Segue sugestão de aula dentro da plataforma da Power BI Experience, trata exatamente o tema "Dimensões que mudam ao longo do tempo".


https://play.powerbiexperience.com/curso/tc-2-power-query-e-linguagem-m/5177/50872

Espero que te ajude a atingir seu objetivo. 
Sucesso! 🚀

Bom dia Tiago, 

 

   Infelizmente não atende essa solução. 

 

    O meu problema é parecido com a solução abaixo, entretanto preciso adicionar mais uma condição. 

 

   Primeira condição: verificar a data participação, se está entre a data alteração e data alteração final, se sim 1 se não 0. (igual o video do Leonardo)

   Segunda condição: Se nenhum registro for atendido na primeira condição então retorna 1 para o registro com data mais alta, e zero para os demais.

   Obs: A chave do registro é o cd_caixa.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Faala @Gulhysan Saldanha tudo bem? 😃

Esperamos que você tenha encontrado a solução que tanto desejava!!

Caso alguma resposta tenha ajudado, você pode marcá-la como Solução . Com isso o tópico poderá ser fechado! 

Maas...

Pode acontecer de você receber uma resposta que não é 100% do que você esperava. Mesmo assim, se ela o ajudou de alguma forma para que você mesmo conseguisse chegar à solução, conte como você fez isso e marque como a melhor resposta. 😉

 

Obrigado por tonar nossa comunidade #INCOMPARÁVEL!!

Att Julian Salcedo I Community Manager Xperiun

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Suave @Gulhysan Saldanha?

Qual data você quer considerar para a segunda condição: a dt_participacao, a dt_alteracao ou a dt_alteracao_final ?

Supondo que é a dt_participacao, você pode tentar uma formula com duas condições como no exemplo abaixo:

Citar

= Table.AddColumn(
    #"Replaced Value",
    "Resultado",
    each if [dt_participacao] >= [dt_alteracao] and [dt_participacao] <= [dt_alteracao_final] then 1 else if [dt_participacao] = Table.Max(#"Replaced Value", "dt_participacao")[dt_participacao] then 1 else 0
)

Abs!

Editado por Joao Raulino
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...