Ir para conteúdo
  • 0

Relacionamento 1 para 1


João Henrique
Ir para solução Solucionado por Bernardo Vitor ,

Pergunta

  • Alunos

Olá pessoal!

Estou com dificuldades de relacionar uma planilha de compra (fato) com uma planilha de produtos (dimensão).

Importei do meu ERP uma planilha de compras filtrando duas coleções ("OUTONO INVERNO" e "PRIMAVERA VERÃO").

Fiz o relacionamento da planilha de compra com produtos e ficou de 1 para 1. Quando crio uma matriz para validar as informações, o valores não batem. A matriz possui as coleções que eu filtrei no ERP e aparece uma outra em branco. O total de recebimento está certo, a distribuição dos valores entre as coleções que não.

GiovanaLima.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução
16 minutos atrás, João Henrique disse:

@Bernardo Vitor e @paulocesarmlf

Já agradeço de antemão a colaboração. O que não entendi foi o seguinte, a minha planilha de compras só possui as coleções "OUTONO INVERNO 2022" e "PRIMAVERA VERÃO 2022". Não entendi esse "erro" na matriz se o meu filtro foi da tabela "Pedidos". O problema está na tabela dProdutos que talvez não esteja com todos os itens?

Justamente, o Power BI faz a soma dos produtos que não encontra coleção na sua dProduto, por isso aparece esse valor em branco.

Espero ter ajudado, sucesso aí!

  Se esta resposta resolver seu problema, gentileza classificá-la como Solução 

Atenciosamente,

Bernardo Vitor
(31) 99116-6134
LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/bernardo-vitor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Boa noite @João Henrique, tudo bem?

Este valor em branco aparece pois existem produtos que não possuem coleções, ja que você filtrou somente duas coleções. 
Até modifiquei o relacionamento entre as tabelas para ficar 1-n (que é o ideal). Mas fiz os testes e os valores batem.
Exportei a tabela filtrada só com a coleção OUTONO INVERNO 2022 e somei em um Excel, e os valores batem com o Power BI. Estão corretos o cálculo e o relacionamento.

image.png.49bf5696de4731753247444f44bbbad0.png

 

image.png.2ecd359db1257eefa9193b1b1a3a024a.png


Segue anexo o pbix.

Se tiver ficado alguma dúvida ou algo em que ainda precise de ajuda, me fala aqui em detalhes por gentileza.


 Se esta resposta resolver seu problema, gentileza classificá-la como Solução 

Atenciosamente,

Bernardo Vitor
(31) 99116-6134
LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/bernardo-vitor

GiovanaLima.pbix

image.png

Editado por Bernardo Vitor
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
31 minutos atrás, João Henrique disse:

Olá pessoal!

Estou com dificuldades de relacionar uma planilha de compra (fato) com uma planilha de produtos (dimensão).

Importei do meu ERP uma planilha de compras filtrando duas coleções ("OUTONO INVERNO" e "PRIMAVERA VERÃO").

Fiz o relacionamento da planilha de compra com produtos e ficou de 1 para 1. Quando crio uma matriz para validar as informações, o valores não batem. A matriz possui as coleções que eu filtrei no ERP e aparece uma outra em branco. O total de recebimento está certo, a distribuição dos valores entre as coleções que não.

GiovanaLima.pbix 2 MB · 3 downloads

Mano, o problema se encontra nessa tua tabela de dimensão.

Ela não possui os todos os códigos das vendas realizadas na fpedidos.

por isso que aparece o "em branco" ali. O que esse branco mostra é que aquela quantidade de produto não possui um match na tabela de dimensão onde há o relacionamento.

Para isso você tem que retornar a sua modelagem e ajustar essa tabela dimensão para contar todos os códigos de produtos.


Se essa resposta te ajudou, consegue marcar como correta?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

@Bernardo Vitor e @paulocesarmlf

Já agradeço de antemão a colaboração. O que não entendi foi o seguinte, a minha planilha de compras só possui as coleções "OUTONO INVERNO 2022" e "PRIMAVERA VERÃO 2022". Não entendi esse "erro" na matriz se o meu filtro foi da tabela "Pedidos". O problema está na tabela dProdutos que talvez não esteja com todos os itens?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...