Ir para conteúdo
  • 0

DAX Conversão vs total de vendas


Jeferson Souza
Ir para solução Solucionado por Tiago Craici - Xperiun ,

Pergunta

  • Alunos

Pessoal, estou com um caso que tentei muitas opções mas não tive evolução.

Eu tenho minha tabela de produtos e a tabela de fvendas

e quero dividir o total de vendas pelo total de conversão, só que tenho skus na tabela de produto que não tenho em vendas, e ele está somando tudo .

quero que faça a divisão apenas do que eu tenho venda realmente , o que não tenho venda ele deve descartar a quantidade de conversão do SKU.

No exemplo anexo minha conta deu 1959 mas o correto é 2172, pois os skus ( 1097, 50093 e 54290 não podem ser considerados no calculo.

Calculo.xlsx Positivação.pbix Positivação_Cod+SKU.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
3 horas atrás, Jeferson Souza disse:

Pessoal, estou com um caso que tentei muitas opções mas não tive evolução.

Eu tenho minha tabela de produtos e a tabela de fvendas

e quero dividir o total de vendas pelo total de conversão, só que tenho skus na tabela de produto que não tenho em vendas, e ele está somando tudo .

quero que faça a divisão apenas do que eu tenho venda realmente , o que não tenho venda ele deve descartar a quantidade de conversão do SKU.

No exemplo anexo minha conta deu 1959 mas o correto é 2172, pois os skus ( 1097, 50093 e 54290 não podem ser considerados no calculo.

Calculo.xlsx 11 kB · 0 downloads Positivação.pbix 107 kB · 0 downloads Positivação_Cod+SKU.xlsx 255 kB · 0 downloads

Opa!

Blz? Eu resolvi um case semelhante esses dias.

Mas basicamente como vc ta usando sua dimensao para fazer a medida primeiro precisamos filtrar ela para trazer dos dados dos produtos que tiveram vendas.

Uma forma de fazer isso seria criar uma coluna calculada da dProduto com um CALCULATE(SUM(fVendas[# Sell-Out (R$)])). Ai depois faz uma medida para calcular o total somente dos produtos que tiveram vendas. Em seguida faca sua conversao.

Pq do jeito que vc citou nao tem como filtrar sua dimensao para retirar SKU A, B ou C... Vc precisa criar esse parametro no ETL ou no DAX para entao fazer os calculos.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Admin

Bom dia @Jeferson Souza!

Segue solução, resultado:
image.png.90488b9b18deb70d8cc2187656e0b972.png


Correção de medidas:
 

Conversão 2 =
    CALCULATE([Conversão],
    FILTER(dproduto,
        [Total vendas] <> BLANK()))

 

CX Master = if( [Total vendas] <> BLANK() , DIVIDE([Total vendas],[Conversão 2]))


Segue em anexo arquivo pbix.
Sucesso! 🚀



 

Jeferson.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
13 horas atrás, Lucascouto48 disse:

Opa!

Blz? Eu resolvi um case semelhante esses dias.

Mas basicamente como vc ta usando sua dimensao para fazer a medida primeiro precisamos filtrar ela para trazer dos dados dos produtos que tiveram vendas.

Uma forma de fazer isso seria criar uma coluna calculada da dProduto com um CALCULATE(SUM(fVendas[# Sell-Out (R$)])). Ai depois faz uma medida para calcular o total somente dos produtos que tiveram vendas. Em seguida faca sua conversao.

Pq do jeito que vc citou nao tem como filtrar sua dimensao para retirar SKU A, B ou C... Vc precisa criar esse parametro no ETL ou no DAX para entao fazer os calculos.

Tudo bem ?

Obrigado pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
2 horas atrás, Tiago Craici disse:

Bom dia @Jeferson Souza!

Segue solução, resultado:
image.png.90488b9b18deb70d8cc2187656e0b972.png


Correção de medidas:
 

Conversão 2 =
    CALCULATE([Conversão],
    FILTER(dproduto,
        [Total vendas] <> BLANK()))

 

CX Master = if( [Total vendas] <> BLANK() , DIVIDE([Total vendas],[Conversão 2]))


Segue em anexo arquivo pbix.
Sucesso! 🚀



 

Jeferson.pbix 107 kB · 1 download

Obrigado Meu amigo, tudo bem ?
é isso mesmo deu certo aqui, Por favor, consegue me ajudar com só mais um detalhe que eu esqueci ?
Agora esse total de CX MAster que dividimos, preciso totalizar essa quantidade , como consigo totalizar isto ?

Neste exemplo o total precisa ser 1305 em cx master.

Total CX Master.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
23 minutos atrás, Tiago Craici disse:

@Jeferson Souza

Os SKU são de base diferentes? Não estão batendo... 

Outra coisa como chegou neste número 1305? 
Foi "Total Qtde de vendas" dividido por "Conversão 2" certo? 


Fico no aguardo. 

Desculpe enviei base errada.
A dax que fez está ok,  mas  agora eu preciso somar os totais de caixa master que tenho, no totalizador ele divide o total de vendas pelo total de pelas , fiz um subtotal no anexo enviado. o Total deve ser 61.743 

Caixa Master.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...