Ir para conteúdo
  • 0

Planejado vs realizado com granularidade e período distintos


arthur.barbosas

Pergunta

  • Alunos

Oi pessoal, boa tarde!

Espero que estejam bem.

Estou com uma pequena dificuldade de conseguir estruturar as bases e criar as fórmulas em DAX para realizar uma análise.

Meu objetivo é criar uma visão de planejado (metas) vs realizado considerando que o realizado pode ser subdividido em escalas de probabilidades (alta, won, média/alta) e distribuir numa linha de semana (sendo semana de ano fiscal - iniciado em julho) e trimestre (considerando também a visão de ano fiscal). Além disso, preciso conseguir filtrar essas informações pelas colunas linha de serviço e area.

image.png.aa6e74d2f04425b98e2ac3e6c8b733cd.png

Tenho à disposição os seguintes dados:

Base Metas:Metas por linha de serviço e area (anual, mas que foram quebradas por semana no excel para cada um dos grupos citados). Entendo que fazer isso no PBI possa fazer mais sentido, mas ainda não consegui.

Base Realizado:Base extraída semanalmente com as posições de vendas (cliente, status, valor, responsável, probabilidade, etc)

Preciso criar um gráfico semelhante ao da imagem acima onde seja possível ver:

  • Linha de meta acumulada
  • Distribuição do realizado por semana do ano fiscal, considerando a composição da probabilidade indicada
  • Possibilidade de fazer um drill para visão trimestral

Serei eternamento grato caso consigam me ajudar nessa missão.

Desde já, muito obrigado!

Base Pipeline.pbix Base de Dados.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 resposta a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos

Olá meu amigo

Fiz alguns testes dentro do seu problema, acredito que faltou você separar as tabelas dimensões e fazer seus devidos relacionamentos.

A planilha meta já tem uma coluna acumulada, nem o cálculo dax foi necessário, o que não existia era a lógica de modelagem com a sua dCalendario e as dimensões que envolvem seu projeto.

Acredito que no arquivo você deva entender melhor.

image.png.06cd9065c303d327523d0c6e1f956834.png




Att,

Obs* Não esquece de dar como resolvida a questão, caso tenha sanado seu problema.

318408422_BasePipeline.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...