Ir para conteúdo
  • 0

Table.Pivot - Mostrar linhas repetitivas em colunas


Bruno Daniel
Ir para solução Solucionado por Renato Carlos Rossato ,

Pergunta

  • Alunos

Olá Pessoal, tudo bem?

Estou quebrando a cabeça aqui no Power Query e precisava de uma ajuda...
Preciso pivotear as filiais que possuem mais de uma linha para colunas de tal forma que fique somente uma linha por filial. Neste Caso CANOAS
image.png.3891720cc4b3ab438a6e009fbefcb004.png

Eu Cheguei a conseguir algo próximo, porém ainda está trazendo duas linhas para filiais.
Usei este cod: Table.Pivot(#"Expandido Alerta_Email", List.Distinct(#"Expandido Alerta_Email"[GRUPO]), "GRUPO","Percentual de", List.Sum) e o resultado ficou assim:

image.png.f42ca6d84f3b500d919c14378d8c7180.png

Pelo que percebi ainda trouxe mais de uma linha devido ao nível que são diferentes, ex: CANOAS tem nivel 1 e 3. Pois o Cimento está nível 1 e Adições no nível 3.


Gostaria de saber como eu poderia trazer então em uma única Linha a filial CANOAS e em colunas algo tipo Nivel 1: falaria quais estão, nesse caso Cimento, Nivel 2: Adições.

É possível ter todas as infos em uma única linha? Vou deixar um Excel com os dados da imagem no formato que ela vem e que preciso transformar.

 

Muito Grato e agradeço desde já a ajuda de todos!

=D

Base para Dúvidas.xlsx

Editado por Bruno Daniel
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução

Olá Bruno, para isso você vai ter que usar a função Table.Combine, vou te mandar um link que tem um exemplo pra aplicar:

https://gorilla.bi/power-query/group-by-to-concatenate-text/

Está em inglês mas só traduzir e aplicar a lógica que ele ensina aqui que vai dar certo.

 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
Em 21/09/2022 em 17:57, Bruno Daniel disse:

Olá Pessoal, tudo bem?

Estou quebrando a cabeça aqui no Power Query e precisava de uma ajuda...
Preciso pivotear as filiais que possuem mais de uma linha para colunas de tal forma que fique somente uma linha por filial. Neste Caso CANOAS
image.png.3891720cc4b3ab438a6e009fbefcb004.png

Eu Cheguei a conseguir algo próximo, porém ainda está trazendo duas linhas para filiais.
Usei este cod: Table.Pivot(#"Expandido Alerta_Email", List.Distinct(#"Expandido Alerta_Email"[GRUPO]), "GRUPO","Percentual de", List.Sum) e o resultado ficou assim:

image.png.f42ca6d84f3b500d919c14378d8c7180.png

Pelo que percebi ainda trouxe mais de uma linha devido ao nível que são diferentes, ex: CANOAS tem nivel 1 e 3. Pois o Cimento está nível 1 e Adições no nível 3.


Gostaria de saber como eu poderia trazer então em uma única Linha a filial CANOAS e em colunas algo tipo Nivel 1: falaria quais estão, nesse caso Cimento, Nivel 2: Adições.

É possível ter todas as infos em uma única linha? Vou deixar um Excel com os dados da imagem no formato que ela vem e que preciso transformar.

 

Muito Grato e agradeço desde já a ajuda de todos!

=D

Base para Dúvidas.xlsx 9 kB · 1 download

Boa Noite, @Bruno Daniel!

 

Dando uma rápida olhada no seu problema, me parece que a dificuldade de reunir em uma única linha é, além do nível, a coluna Data de Início, que é diferente em ambas as linhas.

Você precisa definir na sua regra de negócio que data irá prevalecer.

E, não sei se é só uma amostra, mas podem haver diferenças em outras colunas.

Você deve pensar, ainda, o porque exatamente precisa que cada filial corresponda a uma linha, já que sua tabela poderia até ser considerada como uma fato.

Tenta avaliar estes pontos, vê se realmente é a modelagem que precisa, que aí fica muito mais fácil te auxiliar com a visão do resultado final que espera.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Faala @Bruno Daniel tudo bem? 😃

Esperamos que você tenha encontrado a solução que tanto desejava!!

Caso alguma resposta tenha ajudado, você pode marcá-la como Solução . Com isso o tópico poderá ser fechado! 

Maas...

Pode acontecer de você receber uma resposta que não é 100% do que você esperava. Mesmo assim, se ela o ajudou de alguma forma para que você mesmo conseguisse chegar à solução, conte como você fez isso e marque como a melhor resposta. 😉

 

Obrigado por tonar nossa comunidade #INCOMPARÁVEL!!

Att Julian Salcedo I Community Manager Xperiun

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...