Ir para conteúdo
  • 0

Valor Distinto Aumenta no Grafico


Rafael Borges
Ir para solução Solucionado por Rodrigo R1 ,

Pergunta

  • Alunos

Olá pessoal, bom dia!  Tudo bem?

Por gentileza, estou com um problema que não tinha me deparado antes. Ao realizar a contagem de valores unicos de distintos em um grafico o valor é totalmente distorcido.  Não consigo verificar o cenario como o todo. Seja ele por data, ou por status conforme os prints. 

O resultado que espero é para a Qtde Familia Distintas o valor 32 seja destribuido para aquele indicador que ele pertence.

image.png.705cf7545c7c723f776afa299d3345a8.png

No grafico a abaixo a mesma situação, desejo que o valor de 3844 seja diluido ao longo dos meses, mas somente valores unicos. 

image.png.75abc8992f512fe4d0a3572ea92babc3.png

Já validei e revisei o meu relacionamento e não encontrei nada que séria diferente, tenho dúvidas do que está acontecendo nesse contexto de avalição.

Agradeço aos amigos.

 

Duvida.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução

Bom dia @Rafael Borges. Tudo bem, amigo?

Analisando o seu modelo de dados eu percebi que o ideal é utilizar a contagem distinta da coluna "Nº de Série", para chegar no resultado que você deseja.

Veja que você faz uma análise linha a linha, portanto, teria que utilizar uma coluna com dados únicos para isso. Veja que a coluna "Nº de Série" possui 3.840 valores distintos quanto filtramos a data de referência em 01/07/2022 - que é exatamente a quantidade de linhas da tabela filtrada = 3.840.

Perceba ainda, que a coluna "Nº de Frota" possui valores repetidos ( - ), isso vai trazer divergência na análise do seu modelo ao utilizar essa coluna.

image.png.eab678bc4a82d44d5fee8341b8acdeb9.png

Outra sugestão é não criar a coluna calculada "Status", pois isso vai pesar o carregamento dos dados do seu modelo.

O ideal é criar uma tabela auxiliar de range de valores - sendo que essa tabela não será relacionada com nenhuma outra do modelo. Assim, será construída uma segmentação dinâmica; conforme o Leo mostra no curso. Veja a aula abaixo para compreender melhor:

Segmentação Dinâmica com Relacionamentos Virtuais - [TC] 5. Linguagem DAX (powerbiexperience.com)

Outra situação a considerar é sobre essa coluna de "Nº de Série" - me pareceu ser característica da máquina e, portanto, deveria estar na tabela dimensão máquina.

Sendo assim, eu criei uma tabela auxiliar para realizar a segmentação dinâmica:

image.png.d70637eb7998ca7ddba36fef7208ef73.png

image.png.b02d26e81742b12a44836be414c0c46a.png

Ratificando: Essa nova tabela não é relacionada com nenhuma outra tabela do modelo, ok?

Medidas:

Horimetro R1 = sum(fGFC[Último Horímetro])

 

Qtd Serie R1 = DISTINCTCOUNT(fGFC[Nº de Série])

 

Solução R1 =

var Menor = Min('Horímetro Aux R1'[LimiteMin])

var Maior = Max('Horímetro Aux R1'[LimiteMax])

 

var resultado =

CALCULATE([Qtd Serie R1],

FILTER(fGFC,

[Horimetro R1] >= menor &&

[Horimetro R1] < Maior))

return

resultado

image.png.d1a7e5792de1433cd9c5cf35cc130f06.png

Segue em anexo o arquivo PBIX com as medidas criadas.

Espero que tenha conseguido ajudar.

Sucesso aí, amigo.

 

Duvida.pbix

  • Thanks 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
1 hora atrás, Rafael Borges disse:

Olá pessoal, bom dia!  Tudo bem?

Por gentileza, estou com um problema que não tinha me deparado antes. Ao realizar a contagem de valores unicos de distintos em um grafico o valor é totalmente distorcido.  Não consigo verificar o cenario como o todo. Seja ele por data, ou por status conforme os prints. 

O resultado que espero é para a Qtde Familia Distintas o valor 32 seja destribuido para aquele indicador que ele pertence.

image.png.705cf7545c7c723f776afa299d3345a8.png

No grafico a abaixo a mesma situação, desejo que o valor de 3844 seja diluido ao longo dos meses, mas somente valores unicos. 

image.png.75abc8992f512fe4d0a3572ea92babc3.png

Já validei e revisei o meu relacionamento e não encontrei nada que séria diferente, tenho dúvidas do que está acontecendo nesse contexto de avalição.

Agradeço aos amigos.

 

Duvida.pbix 2 MB · 0 downloads

Boa tarde,
Sua medida está certa, se você filtrar sua tabela com os filtros por exemplo de Set/200 e valor "Até 5000" e selecionar a coluna de familia, você verá que existe 20 valores distintos e como também irá mostrar no gráfico. O que eu pude notar é que você tem a mesma familia repetida varias vezes com valores de Status diferente confome mostrar a print abaixo.

image.png.a87702de6beeef1565d337c566f53ee4.png

Talvez o mais correto seria você fazer a contagem na coluna de modelo e não na coluna familia. Caso contrario precisarei entender melhor que tipo de analise você está fazendo para poder te ajudar.

  • Thanks 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Olá @alexsander.silva, boa tarde!  Obrigado por responder! 

A analise que desejo realizar é mostrar ao longo do periodo,  seja ele mês ou ano, o numero de equipamentos distintos. 

Exemplo no mês de Julho tenho 3801 Equipamentos Distintos, porém quando coloco ele dentro do contexto de Status que é quantidade que quilometros que ele rodou, o valor aumenta. O que espero é que o valor de 3801 seja diluido dentro do Status. 

image.png.7d288c4953a6a2e0770864589e54f22f.png

 

Sei que com a SMUX e Values consigo chegar nesse resultado de 3818, mas não é o resultado que desejo. Quero que o valor de 3801 que é o valor distinto e unico que tenho naquele periodo, que ele mostre onde se encontra aquele resultado por status de quilometragem.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Olá @Rodrigo R1, boa tarde! Tudo bem?

Como sempre um dos fera da comunidade! 

Rodrigão, muito obrigado pela ajuda na analise, e pela revisão da aula, agradeço o tempo e atenção do amigo em ajudar a analisar o caso. Vou seguir pelo Nº de Serie. O Nº de Frota deveria ser um registro único, mas vou analisar na base novamente com os donos do processo. 

Agradeço mais uma vez o apoio e deu tudo certo! Sucesso ao amigo, por sempre ajudar a todos na comunidade. Um abraço e uma semana abençoada pra você! 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...