Ir para conteúdo
  • 0

Cálculo de Média Ponderada com DAX


Michele
Ir para solução Solucionado por Michele ,

Pergunta

  • Alunos

Olá pessoal,

Hoje preciso de uma luz 😁😅, estou tentando calcular a média ponderada para alguns campos, mas quando eu tento replicar o que vi em vídeos me traz um valor diferente do realizado pela fórmula SOMARPRODUTO no Excel e o usuário afirma que aquele é o valor correto e precisa dar o mesmo no BI.

Nessa necessidade os dados são de telefonia, e preciso calcular (%) Abandono, (%) Nível de Serviço, TMA e TME. Os resultados esperados pelo usuário, para a base anexo, são:

  • (%) Abandono -> 0,25%
  • (%) Nível de Serviço -> 98,52%
  • TMA -> 00:04:20
  • TME -> 00:00:02

Para iniciar meu raciocínio peguei para fazer a (%) Nível de Serviço, e o que eu tentei fazer foi criar uma tabela com SUMMARIZE agrupando a SOMA das chamadas atendidas pela coluna (%) Nível de Serviço. Em cima disso eu montei uma medida com DIVIDE + AVERAGEX para tentar chegar na média ponderada, o resultado deu próximo, mas não igual.

Analisando a tabela x medida me parece que o resultado da medida é mais coerente que o calculado pelo usuário no Excel, porém preciso ter certeza que não é o meu cálculo que está errado. Eu achei que a medida estava correta por ela apresentar o mesmo valor da coluna (%) Nível de Serviço nas linhas, mas pode ser que a minha ideia geral da medida esteja errada também então preciso mesmo ter certeza.

Eu vou continuar fazendo testes para tentar entender como fazer esse cálculo no DAX, mas caso alguém consiga ajudar será de grande valia.

Obrigada!

  • Tabela que criei com SUMMARIZE:

NivelServico_MediaPonderada =
CALCULATETABLE(
    SUMMARIZE(
        Ft_Telefonia,
        Ft_Telefonia[(%) Nível de Serviço],
        "Total Atendidas",
        SUM(Ft_Telefonia[Atendidas Pelo Operador])
    ),
    Ft_Telefonia[Atendidas Pelo Operador] > 0
)

  • Medida que tentei:


DIVIDE(
    AVERAGEX(
    NivelServico_MediaPonderada,
    MAX(NivelServico_MediaPonderada[(%) Nível de Serviço]) * MAX(NivelServico_MediaPonderada[Total Atendidas])
    ),
    SUM(NivelServico_MediaPonderada[Total Atendidas])
)

 

image.png.8a15351ef2cfe0a9a7046dc81fd923a2.png

Exemplo_Calculo_MediaPonderada.xlsx

Editado por Michele
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 resposta a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução

Acho que consegui achar a solução, era um pouco diferente do que eu tinha feito e mais simples até. Depois de continuar tentando cheguei na lógica necessária.

DIVIDE(
    SUMX(
    Ft_Telefonia,
    Ft_Telefonia[(%) Nível de Serviço] * Ft_Telefonia[Atendidas Pelo Operador]
    ),
    SUM(Ft_Telefonia[Atendidas Pelo Operador])
)

  • Thanks 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...