Ir para conteúdo
  • 0

Ateração de Caracteres no Power Query "� " ( S�O PAULO)


Jayton Alves

Pergunta

14 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 1
  • Alunos

Olá @Jayton Alves!

Veja se essa solução te ajuda :

Você pode alterar a origem do arquivo para UTF-8 da seguinte forma:

  • No menu superior cesse a Página principal e clique em transformar dados:

    Acessando a aba pagina principal e clicando em transformar dados
  • Selecione a tabela que deseja cofigurar, e em etapas aplicadas selecione a etapa fontes e clieque no botão com a forma de uma engrenagem para acessar as configurações:

884d0518-09cc-403e-8e27-5a91f090f23c.png

  • Ao clicar uma nova tela com as cofigurações ficará disponivel, em origem do arquivo localize a opção 65001: Unicode (UTF-8), após selecionar clique em OK e a alteração será salva:

Alterando a origem  do arquivo para UTF-8

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
43 minutos atrás, Jayton Alves disse:

Como altero esse caracteres  "� " ( S�O PAULO)  para  "ã"  (São Paulo)  no Power Query?

caracter.PNG

Cara Bom Dia , vc deve ter puxado isso de um txt e provavelmente esta com enconding errado , mas se for só o interrogação o problema as vezes vc consegue substituir o texto não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Olá Jayton, entre no editor avançado do Power Query e procure por Csv.Document:

No exemplo abaixo está sendo aplicado a coluna Content, coloque esse encoding 65001 que acredito que já vai resolver isso:

Csv.Document([Content],[Delimiter=";", Encoding=65001, QuoteStyle=QuoteStyle.Csv])

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
13 horas atrás, Nelson Kobayashi disse:

Olá @Jayton Alves!

Veja se essa solução te ajuda :

Você pode alterar a origem do arquivo para UTF-8 da seguinte forma:

  • No menu superior cesse a Página principal e clique em transformar dados:

    Acessando a aba pagina principal e clicando em transformar dados
  • Selecione a tabela que deseja cofigurar, e em etapas aplicadas selecione a etapa fontes e clieque no botão com a forma de uma engrenagem para acessar as configurações:

884d0518-09cc-403e-8e27-5a91f090f23c.png

  • Ao clicar uma nova tela com as cofigurações ficará disponivel, em origem do arquivo localize a opção 65001: Unicode (UTF-8), após selecionar clique em OK e a alteração será salva:

Alterando a origem  do arquivo para UTF-8

 

@Nelson Kobayashi bom dia.
para mim aparece assim:

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
49 minutos atrás, Jayton Alves disse:

 

@Nelson Kobayashi bom dia.
para mim aparece assim:
 

image.png

Pelo que entendi, está trazendo dados do PENTAHO, que vem como texto, que vai para uma pasta do excel e finalmente vem para o Power Query, correto ?

Então o encoding original foi perdido na transição em alguma das etapas anteriores ... 

Tente converter o arquivo text que vem do pentaho, em vez ter tentar puxar do excel, tavez funcione o encoding do power query ...

Se nada disso funcionar, vai ter que substituir caracteres, mas é o piro cenário, mais trabalhoso.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Bom dia!

Estou com o mesmo problema. Ao importar vários arquivos CSV, a acentuação entra com erro:

image.png.422244dba01782d09921b25447d182f4.png

Resultado Esperado:

DE: Bras?lia2022.04_1.csv2022.04_0.csv2022.04_4.csv2022.04_3.csv2022.04_2.csvProjeto 2023 - Copia.pbix

PARA: Brasília

No arquivo pbix está minha configuração de ETL e coloco alguns arquivos que estão sendo utilizados nesse exemplo. 

O resultado da base completa são mais de 9milhões de linhas.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Maycon, boa tarde! tudo bem?

Como estou puxando de uma pasta, ele não habilita esse campo.

image.png.cf756126e33c2775f665d337bedb5137.png

Tentei incluir algo após a linha 

#"Personalização Adicionada" = Table.AddColumn(#"Linhas Classificadas1", "ConteudoCLI", each Csv.Document([Content])),

algum parâmetro de Encoding, mas não tive sucesso ainda.

Se eu fizer importação arquivo-a-arquivo me resolve, mas preciso de algo que me ajude a carregar toda a base da pasta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Olá @Eduardo Magalhães, tenta alterar a etapa ali de Personalizacão Adicionada e colocar assim:

#"Personalização Adicionada" = Table.AddColumn(#"Linhas Classificadas1", "ConteudoCLI", each Csv.Document([Content], Delimiter = ";", Encoding=1252, QuoteStyle=QuoteStyle.Csv))

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Boa tarde Pessoal! Tudo bem?

Peço desculpas pela demora em responder.

A solução de expandir por "binary" atende caso não tiver inclusão de novos CSVs.

Na linguagem M, utilizando a função Csv.Document para atualização semi-automática, o erro persiste:

let
    Fonte = Folder.Files("****\2023\IM\Base Shift\teste"),
    #"Linhas Classificadas1" = Table.Sort(Fonte,{{"Name", Order.Descending}}),
    #"Personalização Adicionada" = Table.AddColumn(#"Linhas Classificadas1", "ConteudoCLI", each Csv.Document([Content])),
    #"Linhas Classificadas" = Table.Sort(#"Personalização Adicionada",{{"Name", Order.Descending}}),
    #"Outras Colunas Removidas" = Table.SelectColumns(#"Linhas Classificadas",{"ConteudoCLI"}),
    #"ConteudoCLI Expandido" = Table.ExpandTableColumn(#"Outras Colunas Removidas", "ConteudoCLI", {"Column1"}, {"ConteudoCLI.Column1"}),
    #"Linhas Filtradas" = Table.SelectRows(#"ConteudoCLI Expandido", each ([ConteudoCLI.Column1] <> "")),
    #"Dividir Coluna por Delimitador" = Table.SplitColumn(#"Linhas Filtradas", "ConteudoCLI.Column1", Splitter.SplitTextByDelimiter(";", QuoteStyle.Csv), {"ConteudoCLI.Column1.1", "ConteudoCLI.Column1.2", "ConteudoCLI.Column1.3", "ConteudoCLI.Column1.4", "ConteudoCLI.Column1.5", "ConteudoCLI.Column1.6", "ConteudoCLI.Column1.7", "ConteudoCLI.Column1.8", "ConteudoCLI.Column1.9", "ConteudoCLI.Column1.10", "ConteudoCLI.Column1.11", "ConteudoCLI.Column1.12", "ConteudoCLI.Column1.13", "ConteudoCLI.Column1.14", "ConteudoCLI.Column1.15", "ConteudoCLI.Column1.16", "ConteudoCLI.Column1.17", "ConteudoCLI.Column1.18"}),
    #"Cabeçalhos Promovidos" = Table.PromoteHeaders(#"Dividir Coluna por Delimitador", [PromoteAllScalars=true])
in
    #"Cabeçalhos Promovidos"

Observação: A primeira linha eu inclui **** para mascarar o endereço IP do meu server.

Gostaria de entender como incluir o ENCODING para sanar esse tipo de texto.

Analisando o CSV do ERP, a exportação dos CSVs retorna com os dados em Codificação ANSI. Ao entrar 1 por 1 e alterando para Codificação UTF-8, o código acima funciona.

Editado por Eduardo Magalhães
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Olá @Jayton Alves tudo bem? 😃

Esperamos que você tenha encontrado a solução que tanto desejava!!

Caso alguma resposta tenha ajudado, você pode marcá-la como Solução . Com isso o tópico poderá ser fechado! 

Maas...

Pode acontecer de você receber uma resposta que não é 100% do que você esperava. Mesmo assim, se ela o ajudou de alguma forma para que você mesmo conseguisse chegar à solução, conte como você fez isso e marque como a melhor resposta. 😉

 

Obrigado por tonar nossa comunidade #INCOMPARÁVEL!!

Att Julian Salcedo I Community Manager Xperiun

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...