Ir para conteúdo
  • 0

jukawerner
Ir para solução Solucionado por Rodrigo R1 ,

Pergunta

  • Alunos

Bom dia TIME!

Tenho o meu Dash de Metas e preciso destacar o ritmo que teria que estar atualmente.

Hoje é 07.09 o qual significa 5 dias úteis. O mês de Setembro possui 21 dias úteis.

Se eu fizer essa divisão, o ritmo do mês teria que estar em 24%.

Como eu faço isso no PowerBI?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução

@jukawerner, segue o arquivo que criei uma dcalendario em Dax para fazer o que você pediu.

O ideal mesmo e, inclusive regra do fórum, é você adicionar o seu PBIX na sua pergunta, demonstrar o resultado esperado e em qual visual desejar utilizar.

Dessa forma, fica muito mais fácil pra galera que ajuda a compreender a sua necessidade e você já receber a solução da sua dúvida mais rápido e de forma assertiva também.

O arquivo PBIX não tem nada demais além de uma dcalendário. Pois essas medidas só usam dados dessa tabela.

Então você precisa revisar e ajustar as medidas ao seu modelo de dados e, principalmente, averiguar se o contexto de avaliação é o mesmo.

Além do mais, no seu post acima não deu para identificar se existe algum filtro aplicado.

Espero que tenha ajudado novamente.

Sucesso aí...

dcalendarioDax.pbix

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Bom dia @jukawerner, tudo bem amigo?

Segue minha sugestão para solução do seu case:

O primeiro passo é encontrar a quantidade de dias úteis do seu modelo:

Dias úteis = CALCULATE(COUNTROWS(dCalendario), dCalendario[Dia util] = "Sim")

Obs.: na sua dcalendário será preciso ter uma coluna indicando se é dia útil ou não.

Depois disso, teremos que encontrar a quantidade de dias úteis que já tivemos até a data do contexto avaliado - seria uma medida de acumulado:

Acumulado dias úteis =

var contexto = Max(dCalendario[Data])

var ano = YEAR(contexto)

var mes = MONTH(contexto)

var acumulado = CALCULATE([Dias úteis],

                dCalendario[Data] <= contexto &&

                dCalendario[Ano] = ano &&

                dCalendario[Mes] = mes)

 

return

acumulado

Obs.: Perceba que precisamos considerar o ano e o mês do contexto para chegar no resultado desejado.

Feito isso, iremos encontrar agora o percentual acumulado do contexto em relação ao total de dias do mês avaliado:

% Acumulado dias úteis =

var contexto = Max(dCalendario[Data])

var ano = YEAR(contexto)

var mes = MONTH(contexto)

var acumulado = CALCULATE([Dias úteis],

                dCalendario[Data] <= contexto &&

                dCalendario[Ano] = ano &&

                dCalendario[Mes] = mes)

 

var totaldias = CALCULATE([Dias úteis], ALL(dCalendario), values(dCalendario[Meses]), values(dCalendario[Ano]))

return

DIVIDE(acumulado, totaldias)

Obs.: Perceba novamente que a variável "totaldias", deve respeitar os contextos de ano e mês - por isso usamos a VALUES dessas colunas.

Por fim eu criei apenas uma medida de meta para demonstrar na tabela abaixo o resultado final:

Meta = 50000 * [% Acumulado dias úteis] - Aí é só você trocar sua medida de meta por esse valor "50000" que eu utilizei nesse exemplo.

Pronto!!!

image.png.288853fdc834783ef35bf55261403083.png

Obs.: o meu modelo não está considerando os feriados. Por isso setembro teria 22 dias úteis, ok? 

Espero que tenha conseguido ajudar.

Sucesso aí, amigo.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Fala Rodrigo, tudo bem?!

Desde já agradeço a tua disposição em me auxiliar. 

Fiz todos os procedimentos sugeridos e o resultado ficou igual ao que vc passou aqui. Show!

 

O que acontece é que eu preciso mostrar apenas essa % aí do ritmo. No caso, hoje dia 07 teria que estar no cartão o valor de 23%

Com a alternativa que vc me passou, não estou conseguindo fazer funcionar.

Será que estou aplicando algo errado?
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Muito obrigado por toda a ajuda Rodrigo.

Entendi onde estava o meu erro. Preciso criar uma dCalendario Ritmo para pegar os dias do mês completo, pois se eu vincular com o que tenho faturado a data máxima é do meu faturamento.

Não compartilhei o PBI pois estou logado via BD.

Você me ajudou muito. 
Desejo e torço pelo sucesso de pessoas como você, que estão sempre dispostas a ajudar os outros.

 

Grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...