Ir para conteúdo
  • 0

Lastnonblankvalue entre várias colunas de data


floressdiego

Pergunta

  • Alunos

Olá,

Pesquisei bastante já na internet e na comunidade do PBI, mas ainda não tive resposta que eu gostaria. 

Tenho um tabelão com várias datas, Data de Admissão, Data de Desligamento, Data de alteração do Centro de Custo, Data de alteração do Cargo (datalt) e Data referência da folha de pagamento.

O que quero é pegar a última data de cada uma dessas coisas (menos de desligamento) e tirar a média do salário ou idade ou o que precisar. Ou seja, vou filtrar uma data de admissão e quero saber a média de salário dessas pessoas no momento da admissão. O que está ocorrendo hoje com minhas medidas é que ele está somando algumas pessoas a mais para a média, ex:

Nome                            valsal                              mesref                        datalt                       dataltccu               datadm

Colaborador 1               1000                                 01/01/2021           05/05/2005              05/10/2020         01/01/2021

Colaborador 1               1000                                 01/01/2021           05/05/2005              05/11/2020         01/01/2021

Colaborador 1               1000                                 01/01/2021           12/12/2020              05/11/2020         01/01/2021

Colaborador 2               2000                                 01/01/2021           05/05/2005              05/10/2020         10/01/2021

 

CALCULATE(
    LASTNONBLANKVALUE(Colaboradores[mesref], AVERAGE(Colaboradores[valsal]))
)

Com esta minha medida ele faz e média somando mais de 1 vez o Colaborador1, aí fica (1000 + 1000 + 1000 + 2000) / 4 = 1250

Mas o correto seria pegar a última data de cada uma das datas e somar apenas 1 vez cada colaborador, a média seria (1000 + 2000) / 2 = 1500

Estou pegando estes dados e colocando em uma matriz com linha Cargo e colunas Admissões e Média Salário (que é o que quero encontrar).

 

Esta tabela em anexo está ligada à dCalendario pela coluna datadm (ligação ativa) e por todas as outras colunas de  data (não ativa). Também à tabela dCargos (possui somente as colunas Código do Cargo e Nome do Cargo) pelo código do cargo (codcar).

 

Admissões = 
DISTINCTCOUNT(Colaboradores[Chave])

 

Se faltou alguma informação só pedir...

 

Obrigado,

 

Diego

data.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos

Bom dia @floressdiego. Tudo bem amigo?

Acredito que talvez seria melhor ajustar o seu modelo de dados pra fazer essas medidas.

Sugiro assistir a MasterLive abaixo:

[Live #57 Mestre Power BI] MasterLive Dashboard de People Analytics (RH) do ZERO - Business Case: People Analytics com Análises Avançadas (powerbiexperience.com)

O Leo apresenta uma modelagem ideal para tratamento de dados de RH.

Outra aula interessante também é a Live 2:

WN2 - Live 2: Dashboard RH - Business Case: Recursos Humanos com Análise de Turnover (powerbiexperience.com)

Espero que tenha conseguido ajudar.

Sucesso aí, amigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...