Ir para conteúdo
  • 0

Aplicar o Total de TOPN de Produtos em um outro gráfico de Região


Nelson Kobayashi
Ir para solução Solucionado por Weverton Todeschini ,

Pergunta

  • Alunos

Olá Incomparáveis ! 

Preciso de uma ajuda em um relatório, fiz um gráfico TOPN e apliquei uma MEDIDA que trabalha com parâmetro dinâmico que permite escolher Top10, Top5, Top3, etc. de forma dinâmica.

Usei uma fórmula simples com TOPN que calcula o total de vendas e filtra neste exemplo os 10 mais vendidos :

image.png.6b5b770638b80bbce72e3a3db55138da.png

 

Eu queria então usar este total de vendas de R$ 3.629.696,14 e jogar em um outro gráfico, analisando a distribuição por REGIÃO (Canal) .

Só que para minha surpresa (ou não) , o total não bate. Apesar do valor quando jogado em uma tabela, aparece o total de Top10 Produtos, mas se somar os totais parciais das Regiões, dá um número diferente ...

image.png.a72d2503b5a5fff9d4cbd4ee9d65edf7.png

 

Claramente é uma questão de ajuste de contexto, mas eu já tentei fazer esse ajuste com SUMMARIZE, ADDCOLUMNS, CALCULATE, FILTER ... não está funcionando.

Podem me ajudar a entender aonde estou errando ? Segue o PBIX que fiz de exemplo e a base de dados em EXCEL.

 

 

Dúvida ajuste de contexto.pbix 1 - Dados.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 1
  • Alunos
  • Solução

Boa noite mestre @Nelson Kobayashi tudo joia?

Faz os testes pra ver se ficou tudo ok, fiz um teste rápido aqui parece ter dado tudo certinho.

Problema realmente é o contexto do ranking, ele tem de fazer pro produto e pro canal ao mesmo tempo, como está o ranking no produto quando coloca o canal, ele perde o valores, veja que na medida antiga, ele mostra os produtos mesmo que não estão no  topn de acordo com seu parâmetro. só deveria ter aparecido o produto 30, portanto no que está com filtro do visual só aparece ele. 
image.png.9414d157c09c6eedcf1238e69236e1fc.png

 

pra medida respeitar isso fiz da seguinte forma. usando crossjoin para criar o ranking para canal e produto, e filtrei este ranking na filter

Top N Parametros Valor =
VAR tb1 =
    CROSSJOIN ( ALL ( dProduto[PRODUTO] ), ALL ( dCanal[CANAL] ) )
RETURN
    CALCULATE (
        [Total Vds],
        FILTER ( tb1, RANKX ( tb1, [Total Vds] ) <= [TopNParametro Valor] ),
        VALUES ( dCanal[CANAL] ),
        VALUES ( dProduto[PRODUTO] )
    )

image.png.24f1bff0158dd4c84ab4834be3603c0c.png

 

Se tiver desconsiderado algo peço desculpas, se não der certo, faço mais uma tentativa aqui, abs..

 

 

691613606_Dvidaajustedecontexto.pbix

image.png

Editado por Weverton Todeschini
  • Thanks 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
25 minutos atrás, Weverton Todeschini disse:

Boa noite mestre @Nelson Kobayashi tudo joia?

Faz os testes pra ver se ficou tudo ok, fiz um teste rápido aqui parece ter dado tudo certinho.

Problema realmente é o contexto do ranking, ele tem de fazer pro produto e pro canal ao mesmo tempo, como está o ranking no produto quando coloca o canal, ele perde o valores, veja que na medida antiga, ele mostra os produtos mesmo que não estão no  topn de acordo com seu parâmetro. só deveria ter aparecido o produto 30, portanto no que está com filtro do visual só aparece ele. 
image.png.9414d157c09c6eedcf1238e69236e1fc.png

 

pra medida respeitar isso fiz da seguinte forma. usando crossjoin para criar o ranking para canal e produto, e filtrei este ranking na filter

Top N Parametros Valor =
VAR tb1 =
    CROSSJOIN ( ALL ( dProduto[PRODUTO] ), ALL ( dCanal[CANAL] ) )
RETURN
    CALCULATE (
        [Total Vds],
        FILTER ( tb1, RANKX ( tb1, [Total Vds] ) <= [TopNParametro Valor] ),
        VALUES ( dCanal[CANAL] ),
        VALUES ( dProduto[PRODUTO] )
    )

image.png.24f1bff0158dd4c84ab4834be3603c0c.png

 

Se tiver desconsiderado algo peço desculpas, se não der certo, faço mais uma tentativa aqui, abs..

 

 

691613606_Dvidaajustedecontexto.pbix 88 kB · 1 download

image.png

Caramba, @Weverton Todeschini!

Solução brilhante! 

E o pior é que eu procurei esta solução com o CROSSJOIN nas aulas do mestre e o resultado não bateu .... (fiquei preso na solução com TOPN e esqueci de testar o RANKX como você fez)....

Olha o print que tirei para testar no sábado :

image.png.00e308ee3e55532777eee81ff1e2fb01.png

 

Mas é aquela história de sempre : Quem está afundado na lama (problema) não enxerga a corda que está do lado (solução).

Valeu pela ajuda !

Abç.

 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
2 minutos atrás, Nelson Kobayashi disse:

Mas é aquela história de sempre : Quem está afundado na lama (problema) não enxerga a corda que está do lado (solução)

Essa não tinha ouvido, muito boa rsrs, faz muito sentido, Já passei muito por isso,  quando ficamos preso em uma situação não tem jeito, por isso as vezes acontece de dormirmos e acordarmos com a solução kkk. 

eu recorri justamente a este vídeo. fiz várias tentativas também, no final consegui, mais como você disse, como estava por fora do problema, acabei indo por outro caminho. 

Sucesso ai , Obrigado. Abç..

  • Thanks 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...