Ir para conteúdo
  • 0

Cálculo Aluguel Variável Lojas


Thiago Pedrazi
Ir para solução Solucionado por Weverton Todeschini ,

Pergunta

  • Alunos

Boa tarde Pessoal!
Precisava de um suporte num cálculo um pouco complexo em Dax.
Eu tenho uma planilha onde eu tenho mês, loja, faturamento da loja, e 3 variáveis já prontas e calculadas: Aluguel %, Ponto de Equilíbrio e Aluguel Fixo.

Eu precisava calcular o Aluguel Variável. No excel eu aplico uma fórmula para todas as lojas. A questão é que 3 lojas tem o cálculo diferenciado. 1 loja não paga aluguel variável e outra duas lojas tem cálculo específicos que eu faço em outra planilha a faço referência para a célula. Acredito que no Power BI talvez seria necessário criar uma medida com variáveis de condições.

Segue anexo arquivos. Obrigado pela ajuda!

Dashboard Aluguel_Draft.pbix BaseFaturamento.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução
1 minuto atrás, Thiago Pedrazi disse:

@Weverton Todeschini, a ideia inicial do cálculo usando SWITCH que vc falou está certo..é isso mesmo!. Eu estou um pouco enrolado nos cálculos de algumas lojas específicas..
Mas eu estou tentando aqui...eu vou conseguir! 

Aluguel variavel = 
        SWITCH(
            SELECTEDVALUE(dLojas[Lojas]),
             "Loja 01", [seu calculo 01],
             "Loja 02", [seu calculo 02],
             "Loja 03", [seu calculo 03],
             "loja 17", BLANK(),
            [calculo padrão todas lojas]
        )

Com certeza, vai sim, qualquer coisa vai informando que vamos refinando até dar certo, como o calculo é bem específico não consegui entender para faze-lo em um todo, mais cada passo que precisar não hesite em perguntar. abs..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Boa noite, precisaria fazer a condição para cada loja que possui como exceção a regra, e um calculo padrão para todas, caso ainda tenha dúvidas , nos retorne com mais informações sobre o problema por gentileza. e o que conseguiu avançar com representação visual de como deve ficar o objetivo final. 
 

    Aluguel variavel = 
        SWITCH(
            SELECTEDVALUE(dLojas[Lojas]),
             "Loja 01", [seu calculo 01],
             "Loja 02", [seu calculo 02],
             "Loja 03", [seu calculo 03],
             "loja 17", BLANK(),
            [calculo padrão todas lojas]
        )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
2 horas atrás, Weverton Todeschini disse:

Boa noite, precisaria fazer a condição para cada loja que possui como exceção a regra, e um calculo padrão para todas, caso ainda tenha dúvidas , nos retorne com mais informações sobre o problema por gentileza. e o que conseguiu avançar com representação visual de como deve ficar o objetivo final. 
 

    Aluguel variavel = 
        SWITCH(
            SELECTEDVALUE(dLojas[Lojas]),
             "Loja 01", [seu calculo 01],
             "Loja 02", [seu calculo 02],
             "Loja 03", [seu calculo 03],
             "loja 17", BLANK(),
            [calculo padrão todas lojas]
        )

Boa noite @Weverton Todeschini, parece que faz sentido sim esse cálculo! Obrigado!
Vou testar amanhã! Te agradeço! Abs!

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
Em 29/08/2022 em 20:13, Weverton Todeschini disse:

Boa noite, precisaria fazer a condição para cada loja que possui como exceção a regra, e um calculo padrão para todas, caso ainda tenha dúvidas , nos retorne com mais informações sobre o problema por gentileza. e o que conseguiu avançar com representação visual de como deve ficar o objetivo final. 
 

    Aluguel variavel = 
        SWITCH(
            SELECTEDVALUE(dLojas[Lojas]),
             "Loja 01", [seu calculo 01],
             "Loja 02", [seu calculo 02],
             "Loja 03", [seu calculo 03],
             "loja 17", BLANK(),
            [calculo padrão todas lojas]
        )

Boa tarde @Weverton Todeschini, tudo bem?
Desculpe a demora em retornar..estou tentando resolver esse problema e outros de outros projetos..

Consegue me ajudar nesse trecho desse cálculo? 

Eu preciso pegar o Faturamento e multiplicar pelo %Aluguel, no caso linha a linha, pois cada linha é um percentual de uma loja diferente...Tentei fazendo Filter, mas não consegui...

IFERROR(IF([Faturamento] > [PontoEquilibrio], (([Faturamento] * fAluguel[%Aluguel]) - [Aluguel Fixo] , 0) , 0)
))

Obrigado!



image.png

image.png

Dashboard Aluguel_Draft.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
9 minutos atrás, Thiago Pedrazi disse:

Boa tarde @Weverton Todeschini, tudo bem?
Desculpe a demora em retornar..estou tentando resolver esse problema e outros de outros projetos..

Consegue me ajudar nesse trecho desse cálculo? 

Eu preciso pegar o Faturamento e multiplicar pelo %Aluguel, no caso linha a linha, pois cada linha é um percentual de uma loja diferente...Tentei fazendo Filter, mas não consegui...

IFERROR(IF([Faturamento] > [PontoEquilibrio], (([Faturamento] * fAluguel[%Aluguel]) - [Aluguel Fixo] , 0) , 0)
))

Obrigado!


 

image.png

image.png

Dashboard Aluguel_Draft.pbix 145 kB · 0 downloads


Encontrei as seguintes situações.

image.png.8e02614da39f1f8b78989cdf8b14cb1b.png

* Possuía um parênteses a mais antes do faturamento 
* antes da formula faltou passar a condição para considera-la o texto "condição 03, colocar sua loja"
* e onde coloquei o MAX(faluguel[%aluguel]) é porque o argumento sempre tem de ser uma agregação, coloquei o max, mais tem de conferir se este valor não tem de ser somado com sum()

Obs. essa função, iferror nunca usei, acho que não precisa dela ai. 

Aluguel Variavel = 
        SWITCH(
            SELECTEDVALUE(dLojas[Lojas]),
             "Loja 22", ((200000 * 0.0015) + (([Faturamento] - 200000) * 0.00175) - [Aluguel Fixo]),
             "loja 17", BLANK(),
             "condição 03", IFERROR(
                                    IF([Faturamento] > [PontoEquilibrio],
                                        ([Faturamento] * MAX(fAluguel[%Aluguel])) - [Aluguel Fixo] , 0) , 0)
        )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
38 minutos atrás, Weverton Todeschini disse:


Encontrei as seguintes situações.

image.png.8e02614da39f1f8b78989cdf8b14cb1b.png

* Possuía um parênteses a mais antes do faturamento 
* antes da formula faltou passar a condição para considera-la o texto "condição 03, colocar sua loja"
* e onde coloquei o MAX(faluguel[%aluguel]) é porque o argumento sempre tem de ser uma agregação, coloquei o max, mais tem de conferir se este valor não tem de ser somado com sum()

Obs. essa função, iferror nunca usei, acho que não precisa dela ai. 

Aluguel Variavel = 
        SWITCH(
            SELECTEDVALUE(dLojas[Lojas]),
             "Loja 22", ((200000 * 0.0015) + (([Faturamento] - 200000) * 0.00175) - [Aluguel Fixo]),
             "loja 17", BLANK(),
             "condição 03", IFERROR(
                                    IF([Faturamento] > [PontoEquilibrio],
                                        ([Faturamento] * MAX(fAluguel[%Aluguel])) - [Aluguel Fixo] , 0) , 0)
        )

@Weverton Todeschini, a ideia inicial do cálculo usando SWITCH que vc falou está certo..é isso mesmo!. Eu estou um pouco enrolado nos cálculos de algumas lojas específicas..
Mas eu estou tentando aqui...eu vou conseguir! 

Aluguel variavel = 
        SWITCH(
            SELECTEDVALUE(dLojas[Lojas]),
             "Loja 01", [seu calculo 01],
             "Loja 02", [seu calculo 02],
             "Loja 03", [seu calculo 03],
             "loja 17", BLANK(),
            [calculo padrão todas lojas]
        )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
Em 05/09/2022 em 18:35, Weverton Todeschini disse:

Com certeza, vai sim, qualquer coisa vai informando que vamos refinando até dar certo, como o calculo é bem específico não consegui entender para faze-lo em um todo, mais cada passo que precisar não hesite em perguntar. abs..

@Weverton Todeschini, Boa noite! Venho tentando, mas realmente não estou conseguindo. A estrutura do cálculo está pronta..a parte do Switch. O problema está sendo as duas lojas que tem cálculo específico..
Anexei um arquivo onde tento explicar melhor a situação. Desde já agradeço! Abs!
 

BaseFaturamento.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
Em 05/09/2022 em 18:35, Weverton Todeschini disse:

Com certeza, vai sim, qualquer coisa vai informando que vamos refinando até dar certo, como o calculo é bem específico não consegui entender para faze-lo em um todo, mais cada passo que precisar não hesite em perguntar. abs..

Bom dia @Weverton Todeschini, gravei 3 vídeos curtos no meu canal do Youtube onde consigo explicar melhor o problema.
https://www.youtube.com/channel/UCpXfmHEeyByJW9dP9h05c_Q

Muito obrigado! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
21 horas atrás, Thiago Pedrazi disse:

Bom dia @Weverton Todeschini, gravei 3 vídeos curtos no meu canal do Youtube onde consigo explicar melhor o problema.
https://www.youtube.com/channel/UCpXfmHEeyByJW9dP9h05c_Q

Muito obrigado! 

Bom dia!. Tudo joia, já vou dar uma conferida e te retorno. 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...