Ir para conteúdo
  • 0

Valores se repetindo quando mescla uma tabela


LGustavo
Ir para solução Solucionado por Weverton Todeschini ,

Pergunta

  • Alunos

Boa tarde pessoal.

Eu mesclei uma tabela de vendas (fVendas) com uma de movimentação (fMovimentacao_Itens) para poder usar alguns filtros no meu visual. Só que eu me deparei com algumas situações de valores se repetindo quando eu mesclo as tabelas, por exemplo:

A minha tabela de vendas tem as colunas de VALORTROCA, VALORDESCONTOITEM, VALORDESCONOTOVENDA e VALORPAGO, a minha tabela de movimentação, tem os itens das vendas ta tabela fVendas, a qtd individual de cada item, valor de custo e valor e venda individual. O meu problema é que, cada venda possui N itens e quando eu mesclo as duas, o código da venda vai se repetir N vezes a quantidade de itens, nessa repetição ele repete os valores de desconto, troca e acréscimo da fVendas. A minha pergunta é, existe alguma forma de mesclar as tabelas e retirar esses valores repetidos e deixar só um valor para cada código de venda, por inserção de outra tabela ou algum outro meio, ou isso teria que ser feito via DAX???

Como eu ainda estou bem cru com DAX, achei que pelo power query seria mais prático fazer isso, mas parece que não é bem assim.....

O meu objetivo disso era fazer um filtro por Grupos e Marcas. Se eu deixo a tabela sem mesclar, os valores batem certos, mas não consigo fazer os filtros de Grupos e Marcas que eu queria.

Vendas.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução

Bom dia @LGustavo Avaliei novamente o projeto, confere fazendo favor se dessa forma ficaria bom para você. 

Fiz o teste em cima deste registro. rateei o valor de desconto e acréscimo do total da venda, para os itens. verifica se não existe mais alguma situação que deva ser tratada. 
image.png.f56029b3bd6f4ad7c3eedc90cfad0612.png

 

o ponto de maior alteração no projeto foi realmente no rateio do item, levando o total do desconto para a movimentação ,e dividindo pelos itens. 

o relacionamento estre as duas fatos estava causando problemas. 
image.png.c4414571599da44447e8d5afbdca9916.png

 

Então levei os dados para a movimentação , assim todos os filtros irão funcionar, e o valor do desconto/acréscimo não se repetira. 

image.png.65e4fc6bdc03ad81a79eff405b48c272.png

 

Observei que não seria necessário ratear o valor pago, em alguns testes vi que ele é o valor unitário x quantidade , usei este calculo na movimentação mesmo. 
Mais peço que avalie se é isso mesmo. Qualquer coisa volte a informar. 

 

VENDAS AJUSTE.pbix Vendas.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Boa tarde @LGustavo o problema que está usando as informações como grupo e marca da fato no filtro. ficará mais adequado se criar uma dimensão para estes registros, além de não repetir os dados na fato , irá resolver seu problema, sendo assim você não precisa mesclar as duas fatos, pode importa-las e vinculas as dimensões, que os filtros funcionarão. 

 

está assim.

image.png.fe7979edf00eff9affe59939ccae71ea.png

 

mudei para dimensão 
image.png.316bb0f7eb107adb962bbe5de90e58d3.png

 

como não tem acesso a sua fonte de dados , simulei apenas para demonstração. 

image.png.2a502ef9fe581258cec7429320611336.png

Vendas.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Ainda assim não funcionou @Weverton Todeschini. Veja bem, mesmo fazendo as mudanças que você disse, os valores de desconto no item, desconto na venda e acréscimo, ainda se repetem, por exemplo, na base que eu anexei, se procurar pelo cupom fiscal nº 122 na tabela fVendas, você vai ver que ele possui um desconto na venda no valor de R$81,80, como esse cupom possui 2 itens, esse valor se repetiu 2 vezes, o meu problema está em como fazer o cálculo pra poder considerar só um desses valores e não os dois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
1 hora atrás, LGustavo disse:

Ainda assim não funcionou @Weverton Todeschini. Veja bem, mesmo fazendo as mudanças que você disse, os valores de desconto no item, desconto na venda e acréscimo, ainda se repetem, por exemplo, na base que eu anexei, se procurar pelo cupom fiscal nº 122 na tabela fVendas, você vai ver que ele possui um desconto na venda no valor de R$81,80, como esse cupom possui 2 itens, esse valor se repetiu 2 vezes, o meu problema está em como fazer o cálculo pra poder considerar só um desses valores e não os dois.

Você consegue disponibilizar o pbix com as duas tabelas  (fVendas,fMovimentacao_Itens) separadas sem mesclar ? do jeito que está vai continuar duplicado porque usei a tabela já mesclada . se conseguir disponibilizar faço o ajuste e a gente confere novamente. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...