Ir para conteúdo
  • 0

YTD IPCA


Willian Ferreira Salvador

Pergunta

  • Alunos

Bom dia pessoal,

 

Estou tentando realizar o calculo do acumulado no ano do IPCA (YTD) porém não estou conseguindo chegar nos meus valores de referencias. 

 

Minha tabela de dados permite que eu faço o calculo de duas maneiras diferentes.

1º Formula

image.png.85626622278b79275f08b9311d4b6c11.png

 

Através da coluna auxiliar de variação mensal bastaria que eu multiplicasse todos os  valores referente apenas aquele ano.

2 º Formula 

image.png.079c2f8eee7b37670483e5685ee3778b.png
 
Pegando o valor original da linha atual e dividindo pelo valor de dezembro do ano anterior.

Existe alguma forma de fazer esse calculo diretamente no power bi utilizando DAX?

BaseIPCA.xlsx

Editado por Willian Ferreira Salvador
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos

@Geovanio Peres Muito bom, a lógica funcionou certinho era isso mesmo que eu precisava. 

Agora tou com um outro problema, que até consegui resolver mas não sei se tem uma forma mais inteligente de corrigi-lo. 
image.png.2fda14aabfce550381c38848e7bda3a7.png

 

Preciso colocar em um cartão o valor acumulado do ano (4,77%), mas caso o usuário selecione um mês qualquer no gráfico o valor do cartão mude para o valor acumulado do mês selecionado, por exemplo se o usuário filtrar abril o valor do cartão será 4,29% . A forma que eu encontrei de contornar isso foi criando uma medida utilizando a função IsFiltered.

IsFiltered = SWITCH(ISFILTERED(Tabela[Data].[Mês]),TRUE(),[2ª Formula],[1ª Formula])


Você sabe se existe alguma outra forma de fazer isso sem precisar criar uma medida auxiliar ? 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
5 horas atrás, Willian Ferreira Salvador disse:

@Geovanio Peres Muito bom, a lógica funcionou certinho era isso mesmo que eu precisava. 

Agora tou com um outro problema, que até consegui resolver mas não sei se tem uma forma mais inteligente de corrigi-lo. 
image.png.2fda14aabfce550381c38848e7bda3a7.png

 

Preciso colocar em um cartão o valor acumulado do ano (4,77%), mas caso o usuário selecione um mês qualquer no gráfico o valor do cartão mude para o valor acumulado do mês selecionado, por exemplo se o usuário filtrar abril o valor do cartão será 4,29% . A forma que eu encontrei de contornar isso foi criando uma medida utilizando a função IsFiltered.

IsFiltered = SWITCH(ISFILTERED(Tabela[Data].[Mês]),TRUE(),[2ª Formula],[1ª Formula])


Você sabe se existe alguma outra forma de fazer isso sem precisar criar uma medida auxiliar ? 

boa tarde.. segue anexo um arquivo que elaborei aqui pra te ajudar.. fiz meio correndo e talvez tenha dado algumas voltas.. mas acredito que ja te ajuda.. qqr coisa fala aí

 

328950192_soluo.pbix

Editado por Geovanio Peres
anexo errado
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...