Ir para conteúdo
  • 0

Algo não deu certo... Não é possível carregar o modelo.


Ricardo César
Ir para solução Solucionado por Rafa Lemos ,

Pergunta

  • Alunos

Olá pessoal. 

Estou assumindo uma posição e precisando atualizar alguns materiais no PBi. Com novo equipamento e conta estou tendo problemas com dados inconsistentes (os números ficam idênticos no PowerBi Desktop e no Power Bi Services quando eu mesmo estou logado) mas qualquer outro usuário que tinha acesso aos dashboards tem valores diferentes, mesmo após a atualização. Criei um novo workplace e publiquei o mesmo relatório ali mas a situação ficou pior: recebo o erro abaixo

image.thumb.png.14f2462e04776575e4f4ba075b0ca739.png

Se isso for uma questão de gateway, não a chave que foi cadastrada no anterior. Criar um novo gateway causaria perdas em todos os dashboards existentes?

Obrigado pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos

ID da atividade: 84315496-213b-46d0-9434-81148d27d543
Solicitar ID: 900a278c-bf85-1193-852d-f627b332cf52
ID de correlação: d969ad9c-fc57-cdd9-a1e8-f4fcff8ff96f
Hora: Tue Mar 16 2021 14:41:18 GMT-0300 (Horário Padrão de Brasília)
Versão do serviço: 13.0.15639.20
Versão do Cliente: 2103.2.05290-train
Cluster URI: https://wabi-south-central-us-redirect.analysis.windows.net/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Olá, boa noite e desculpe a demora.

Não, o problema não foi resolvido ainda. Abri um chamado na Microsoft e transcrevo abaixo a conclusão do suporte deles depois de 3 chamadas com compartilhamento de tela e participação de um engenheiro indiano:

Citar

Definição do problema: Erro ao abrir um relatório e atualizar no Power BI Service
Análise e resolução: Durante nosso chamado nós verificamos um erro no Power BI Service para abrir e atualizar o relatório. O erro apontava para uma tabela do relatório e ao analisar a mesma no Power BI Desktop não encontramos nenhum erro específico, isso se dá em razão do Power BI Desktop ter no Power Query o mecanismo mashup que consegue deixar passar alguns erros, pois consegue ler em cima dos dados, mesmo esses apresentando alguns erros uma vez que o Power BI Desktop está utilizando a memória do computador do usuário para ler os dados. Isso não acontece com o Power BI Service, pois os recursos são mais limitados em virtude da utilização da memória do workspace envio aqui mais algumas informações sobre isso. 

Para embasamento da teoria, apresentaram o seguinte link:

https://docs.microsoft.com/pt-br/power-bi/guidance/power-query-folding

Para alguém que está aprendendo a ferramenta isso além de ser frustrante, denota instabilidade e bugs novos para os quais ainda não se encontram histórico. O próprio suporte forneceu contatos internacionais de "parceiros" Microsoft que prestam suporte gratuito por 1 hora. Compartilho abaixo essas opções pois não conhecia e acho que pode ser útil também pra quem deseja suporte:

https://appsource.microsoft.com/en-us/marketplace/consulting-services?product=power-bi&src=pbi-pp&country=US&page=1

Tenho um call agendado para a semana que vem com um desses "parceiros" e espero que dessa forma o problema se resolva.

Obrigado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

@Ricardo César boa noite,

Teve alguma novidade quanto a esse caso?

Em caso negativo, poderia detalhar melhor como está estrutura seu relatório, qual o tipo de conexão o mesmo está fazendo, e Import ou Direct Query?

De fato é estranho esse erro e nunca vi nada parecido, se puder detalhar o máximo possível como o relatório foi construído fica mais fácil formular algumas possibilidades.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Olá pessoal, obrigado pela resposta.

Resumindo, o relatório foi feito por outra pessoa em maio de 2020 e não foi mais atualizado desde então. Havia um PDF com instruções sobre como obter e transformar toda a base para quem assumisse a tarefa. Tenho o arquivo PBIX. Todo o projeto trabalha com arquivos em texto (ou CSV) e planilhas (XLSX), relatórios extraídos manualmente do ERP (na nuvem, impossível chegar ao BD)

Os relatórios foram atualizados e dispostos nos locais corretos. Toda a preparação e transformação "fora" do PowerQuery(PQ) também foi. Não existe nenhuma consulta no PQ com erro. Depois de aplicar, atualizar de novo, salvar e publicar o material eu abro o serviço do PowerBI e, no meu usuário, fica tudo perfeito. Consigo entrar no conjunto de dados no meu Workspace e atualizar os dados na web, agora sem mais nenhum erro.

image.thumb.png.9d80b1d6081be970773ca3325ef6e420.png

Por fim, compartilho o relatório com a equipe. Quando outro usuário tenta ver o mesmo relatório recebe a mensagem:

image.thumb.png.8897194e34401a1b40aea3ede389d610.png

Então meu questionamento no suporte é "o que não deu certo"? Qualquer outro aplicativo te fornece uma "pista", um ponto de partida pra debugar o projeto. Até o Excel. Mas não o PowerBI. Esse erro não diz nada e no PowerBI Desktop ele não existe. Tudo ocorre normalmente. Nem mesmo no PowerBI online ele existe - no meu usuário. Basta compartilhá-lo para o problema aparecer. Reabri o chamado com a Microsoft ontem num tom de incompreensão e aguardo o retorno deles agora.

Para aqueles que são especialistas, atuam na área já a muito tempo e se interessaram pelo caso, gostam de desafios e estão curiosos pra entender o desfecho disso eu posso propor uma video-chamada informal para discutirmos o caso, abrirmos um brainstorming, atualizar dúvidas e quem sabe até partir pra algum caminho de solução. O que acham? Se estiverem de acordo e se isso não infringir as normas do Forum, do curso, do Leo, etc... podemos avançar a ideia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Oi @Rafa Lemos esse foi o assunto que achei mais alinhado com o problema rsrs os dados não estão sendo atualizados. Mas é confuso mesmo, imagina pra mim que sou novato?

O fato é que, como coloquei nas imagens ali em cima, eu manipulo, atualizo, salvo e publico o relatório (PBIX) no PowerBI Desktop, na minha máquina, sem o menor problema. Quando entro na web, o PowerBI Service com MEU USUÁRIO também atualiza o conjunto de dados sem problemas (a imagem ali em cima mostra o histórico de quatro atualizações com sucesso). Depois disso consigo visualizar normalmente o relatório, com dados corretos e perfeito, da mesma forma que ele aparece no meu PBI Desktop

Então eu compartilho esse relatório com o diretor da empresa. Assim que ele abre já salta na tela aquele erro da segunda imagem (o bendito "Algo não deu certo") com um monte de ID hexadecimal que não me dá a menor pista do que pode ser ou onde o erro pode estar, entende? O erro ocorre na WEB mas no lado compartilhado, no login do diretor. Do meu lado, na WEB mas quando eu estou logado o relatório diz atualizar sem erro. Eu digo "diz atualizar" porque alguém já me disse que embora ele esteja atualizando e confirmando com sucesso no "Histórico de Atualizações" ele pode NÃO ESTAR ATUALIZANDO direito e essa pode ser a causa do erro. Daí imagina como EU fico confuso, rs? Se o programa diz que foi atualizado com sucesso e se permite a visualização na web normalmente por mim, porque um usuário com esse mesmo relatório compartilhado não consegue ver e recebe aquele erro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...