Ir para conteúdo
  • 0

Cálculo cliente novos por ciclo


Diego Oliveira Morais
Ir para solução Solucionado por Rodrigo R1 ,

Pergunta

  • Alunos

Pessoal, boa tarde!

Estou com uma dificuldade em encaixar uma lógica para atender o calculo de alguns indicadores:

Indicadores:

base total: apenas um contagem da coluna "CodigoRevendedor" (consegui fazer)

base ativa: são revenda que comparam nos ultimos 6 ciclos (ex: no contexto do ciclo 14/2022, quantos compram entre o ciclo  08/2022 - 13/2022 ) (consegui fazer)

inicio : clientes que compraram pela primeira vez no ciclo (consegui fazer)

cessados: são revenda que saíram da base ativa pq ficaram sem comprar por mais de 6 ciclos consecutivos

reinicio: são revenda que voltaram a compara

 

HIst_Segmentacao_teste.pbix RVD.xls

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 1
  • Alunos
  • Solução

Boa noite, @Diego Oliveira Morais. Tudo bem, amigo?

Segue em anexo o PBIX com as medidas para a solução do seu case.

Para reforçar os conceitos, sugiro você pesquisar no curso pela palavra "cliente" que irá encontrar muitas aulas do Leo sobre esse assunto.

Eu publiquei um artigo recentemente no LinkedIn que trata sobre essa mesma lógica. Apesar de ser direcionado para produtos, o raciocínio é o mesmo para clientes, vendedores, etc.

Te convido a conhece-lo se quiser reforçar ainda mais os conceitos:
https://www.linkedin.com/posts/rodrigo-r1_powerbi-gestaeto-vendas-activity-6959732932722720768-p1uK?utm_source=share&utm_medium=member_desktop

Espero que tenha conseguido ajudar.

Sucesso aí, amigo....

HIst_Segmentacao_teste.pbix

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1
  • Alunos

Boa tarde Diego. É que sua base de exemplo veio muito enxuta. Apenas 3 clientes pra avaliar ao longo do tempo. 

Sobre cessado e reinício dar o mesmo resultado é que um faz análise em relação ao ciclo anterior e o outro faz análise em relação ao ciclo atual.

No ciclo 13 (anterior) o cliente A não realizou a compra. Até então ele estava ativo - do 8 ao 13.

No ciclo 14 (atual) o mesmo cliente A comprou novamente. 

Conforme meu entendimento sobre a sua regra, o cliente cessado é que deixou de comprar nos ciclos anteriores ao atual.

E para o reinício, é o cliente que voltou a comprar.

Portanto, ao analisar o ciclo atual - 14 - esse mesmo cliente A virou cessado para o clico anterior...mas virou ao mesmo tempo reinício para o ciclo - já que ele comprou novamente, entendeu?

Por isso que dá a impressão de mesmo resultado.

Mas como eu disse, foi o que eu havia entendido do seu case. 

Se não é isso, gentileza detalhar mais que posso continuar tentando ajudar.

Sucesso aí...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Bom dia, @Diego Oliveira Morais. Tudo bem amigo?

Ontem a noite eu ainda estava revisando sua dúvida e vi agora que você marcou como solucionada. Tinha até um complemento seu aqui que hoje não está visível mais. 

Caso minha resposta tenha sido a mais indicada que você recebeu para a solução do seu case, peço gentilmente que então que a selecione como a melhor solução apresentada. Pois é a premissa aqui do fórum - até mesmo para que outros colegas possam localizar a resposta de forma fácil em dúvidas semelhantes a sua.

Por outro lado, se vc encontrou outro caminho, tbm peço que compartilhe conosco aqui fórum a sua solução. Ficarei grato em poder aprender formas diferentes de se chegar no mesmo resultado. E assim vamos contribuindo com o crescimento mútuo, fortalecendo cada vez mais a nossa comunidade Power BI Experience. 

Mas se ainda continuar a dúvida, conte comigo.

Valeu...sucesso aí amigo....

 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...