Ir para conteúdo
  • 0

Estabelecimentos com faturamento até R$200,00 e...


PabloOliveira
Ir para solução Solucionado por Rodrigo R1 ,

Pergunta

  • Alunos

Olá pessoal, talvez seja uma solução bem fácil, mas não estou conseguindo dividir e listar o percentual de faturamento dos meus estabelecimentos em 3 faixas, são elas:


Faixa 1: Até R$200,00

Faixa 2: R$200,01 até R$5.000,00

Faixa 3: Acima de R$5.000,00

Obs:. Preciso levar em consideração o faturamento do último mês e dos últimos 3 meses. Se o estabelecimento foi aberto entre as datas do filtro, preciso que o cálculo do faturamento seja FATURAMENTO/QtdeDiasAberto.

 

Em anexo as minhas tabelas Fato e dimensão.
 

 

relacionamento.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução

Boa tarde @PabloOliveira. Tudo bem amigo?

Sugiro você pesquisar no curso por "segmentação dinâmica". Tem muitas aulas sobre esse tema, que acredito ser o caminho pra encontrar a resposta desejada. 

Veja essas Lives tbm:

"[Live #27 Mestre Power BI] Análises Avançadas com DAX: Segmentação Dinâmica, Comparação Anual, etc.. - Lives sobre Linguagem DAX - Pilar 4" https://play.powerbiexperience.com/curso/lives-sobre-linguagem-dax-pilar-4/5102/26949

"[Live #23 Mestre Power BI] Usando DAX para Segmentar Clientes por RFV: Recência, Frequência e Valor - Lives sobre Linguagem DAX - Pilar 4" https://play.powerbiexperience.com/curso/lives-sobre-linguagem-dax-pilar-4/5102/26945

Acredito possa adaptar à sua necessidade.

Espero que tenha ajudado.

Sucesso aí...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Olá @PabloOliveira!

Pode disponibilizar uma amostra de dados, use dados fictícios, poucos dados que representem a sua base de dados e indique como foram feitos os relacionamentos.

Assim fica mais fácil apontar uma solução direcionada diretamente ao seu problema.

Olhando pelo print não dá pra saber se tem uma dCalendario, por exemplo, além de outros pontos que ficaria mais fácil de te ajudar com um modelo concreto.

Abç.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Boa noite @PabloOliveira. Tudo bem, amigo?

Como te falei anteriormente, minha sugestão para a sua solução passa por criar uma tabela de segmentação, conforme o seu enunciado:

image.png.2575b2ff40046c680e63e280f4e671b3.png

Feito isso, vamos para as medidas, e depois usar as Faixas em outra tabela para segmentar os clientes, conforme tela abaixo:

image.png.8a44fda47da3ef7c71f90ce951d3d871.png

Segue a medida do percentual:

% Faixas =

var total = CALCULATE([Faturamento], ALLSELECTED())

var faixas = [Fat Faixas]

return

DIVIDE(faixas, total)


O PBIX está em anexo.

Espero que tenha ajudado de alguma maneira.

Sucesso aí, amigo....

BaseFicticia.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...