Ir para conteúdo
  • 0

Medida entre duas tabelas


João Henrique
Ir para solução Solucionado por Rodrigo R1 ,

Pergunta

  • Alunos

Olá pessoal,

Tenho uma tabela de vendas e outra de devolução. Ambas possuem a coluna "documento" que eu utilizo para calcular a quantidade de vendas e devolução (distinctcount). Para saber o número de vendas correto, eu teria que subtrair essa contagem da tabela de vendas com a contagem da tabela de devolução. 

Como faço esse processo? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução

Boa noite @João Henrique. Tudo bem amigo?

Deixa te passar alguns detalhes sobre o seu case.

image.png.545a2f906453e1a3bba314a237eef5df.png

Quando eu abri o seu PBIX, verifiquei que essa coluna de vendedor, você usou a coluna da tabela fato de vendas.

Essa não é a melhor prática. Devemos usar os dados das tabelas dimensão para isso, ok?

Tanto que eu estava fazendo medidas de contagem de devolução - que são dados da tabela fato devolução - e estava dando o mesmo resultado para todos os vendedores.

Quando eu troquei pela coluna da tabela dimensão, o resultado foi o esperado, conforme acima.

E as medidas foram as contagens distintas de documento das duas tabelas fatos e depois a diferença entre elas - acredito que seria o objetivo que você esperava.

Percebi ainda que você estava usando as colunas de valores das tabelas fatos na matriz acima e fazendo aqueles cálculos que o próprio PBI faz - medidas implícitas.

Mais uma boa prática é fazer as medidas explícitas - você mesmo cria as medidas como eu fiz. Não tem certo ou errado...rsrsrs...apenas boa prática, ok?

Vi tbm que vc usou como relacionamento entre as tabelas dimensão vendedores e a fato o nome dos vendedores, apesar de ter no seu modelo os códigos de vendedores nas duas tabelas envolvidas. Mais uma boa prática é usar os códigos para relacionamento, ok?

E por fim, nas tabelas fatos, vc não precisa deixar todas as colunas de descrição. Deixamos apenas data, valores e os id's que são as colunas para se criar os relacionamentos entre as dimensões, ok?

Tudo que for característica fica na dimensão. Ex: o nome dos vendedor não precisa estar na fato - apenas na dimensão. Na fato fica apenas o Id's dos vendedores, como já falei antes.

Segue abaixo o PBIX com as correções que eu fiz, conforme comentários acima.

Espero que tenha conseguido ajudar. E se minha resposta foi a solução para a sua dúvida, gentileza marca-la para fechar o tópico.

Sucesso aí, amigo....

1943927025_GiovanaLima.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Bom dia @João Henrique. Tudo bem?

Seu modelo tem um dimensão documentos?

Faça uma medida menos a outra:

A medida da tabela vendas menos a medida da tabela devolução.

Depois coloque numa tabela a coluna da dimensão documentos e essa nova medida de subtração acima. 

Acredito que seja isso.

Sucesso aí...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Oi Rodrigo, estou bem e você?

Como sou bem leigo, vou detalhar o processo aqui.

Importo do ERP uma planilha completa e estruturada de vendas. Como essa planilha contém as naturezas de operação VENDAS e DEVOLUÇÃO, eu separo em 2 tabelas fato (fVendas e fDevolucao).

Depois criei a medida  (distinctcount) sobre a coluna "documento" para cada tabela para encontrar a quantidade de vendas e a quantidade de devolução. Eu estou fazendo isso para calcular o Ticket Médio. Exemplo: No dia 01/08 você fez uma compra e gerou o documento 001. Ai no dia seguinte você efetua uma troca e o sistema gera um documento de devolução (002) e outro documento de venda (003). Se eu não faço esse desmembramento, o meu ticket médio será calculado encima de 3 vendas, sendo que o cenário correto é considerar 2 vendas.

Eu não consigo fazer uma medida de subtração de duas medidas distinctcount, correto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...