Ir para conteúdo
  • 0

Média das 3 ultimas medidas


Katherin

Pergunta

  • Alunos

 

Pessoal, boa tarde!

Estou empacada num cálculo, donde preciso calcular a média dos 3 ultimas valores do Total Story Point Fechadas x Sprint, conforme tabela inferior.

Minha medida para cálculo de Total Story Point Fechadas x Sprint , conforme imagen1 e minha tabelas de relacionamentos imagem2, obrigada desde já! 🙂

 

image.png.068fcafc9ae982c520d0002263345872.png

Total Story Points Fechadas x Sprint =
var fimSprint= MAX(dSprint[sprint_end_date])
var inicioSprint =MAX(dSprint[sprint_start_date])
return
CALCULATE(sum('Created and Closed'[Storypoint]), ('Created and Closed'[resolution] =  "Fixed"||'Created and Closed'[resolution] ="Done"),'Created and Closed'[Resolution date]>inicioSprint,'Created and Closed'[Resolution date]<=fimSprint,all(dSprint))

image.png.2dbcad20efb0ffe524975a152c5616d6.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos

Boa noite @Katherin. Tudo bem?

Deixa te passar minha sugestão sobre médias móveis:

Média Móvel =

AVERAGEX(

DATESINPERIOD(dCalendario[Data], MAX(dCalendario[Data]), -3, DAY),

CALCULATE(sum(fDados[Valor])))

 

image.png.acd3ccb0302b2b3650dcb7619d376685.png

 

No caso acima ele vai considerar a média dos 3 últimos valores. Pelo que entendi sua dúvida seria essa.

Vou aproveitar e sugerir também aula do Leo que ele apresenta essa solução:

Totais e Médias Móveis - Curso de DAX Avançado e Hands-On (powerbiexperience.com)

Se preferir aprofundar nesse assunto, só pesquisar pela palavra "média" no curso que vai encontrar muitos vídeos a respeito.

Espero que tenha conseguido ajudar e se minha resposta foi a solução para o seu case, gentileza marca-la para fechar o tópico.

Sucesso aí....

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
Em 17/08/2022 em 00:09, Rodrigo R1 disse:

Boa noite @Katherin. Tudo bem?

Deixa te passar minha sugestão sobre médias móveis:

Média Móvel =

AVERAGEX(

DATESINPERIOD(dCalendario[Data], MAX(dCalendario[Data]), -3, DAY),

CALCULATE(sum(fDados[Valor])))

 

image.png.acd3ccb0302b2b3650dcb7619d376685.png

 

No caso acima ele vai considerar a média dos 3 últimos valores. Pelo que entendi sua dúvida seria essa.

Vou aproveitar e sugerir também aula do Leo que ele apresenta essa solução:

Totais e Médias Móveis - Curso de DAX Avançado e Hands-On (powerbiexperience.com)

Se preferir aprofundar nesse assunto, só pesquisar pela palavra "média" no curso que vai encontrar muitos vídeos a respeito.

Espero que tenha conseguido ajudar e se minha resposta foi a solução para o seu case, gentileza marca-la para fechar o tópico.

Sucesso aí....

 

Boa tarde Rodrigo!

 

Obrigada pela sugesstão, porem eu preciso calcular essa medida de forma atemporal sem usar a dCalendario, eu pesquisei e acho que a função certa seria com TOPN porem ainda não consegui. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Oi, @Katherin, boa tarde.

Poderia me explicar melhor sua dúvida pra ver se consigo te auxiliar? 

Quando vc disse no enunciado: "calcular a média dos 3 ultimas valores"...

Qual a ordem utilizada para classificar esses "3 últimos" que não seja temporal? 

Ate pq na sua tabela tem uma colunas de datas que traz essa ordem cronológica.

Se não for essa a ordenação, precisaremos entender melhor essa classificação pra chegar no resultado que vc deseja.

A medida TOPN vai trazer uma tabela, que tbm será ordenada por algum valor escalar: seja valor de vendas, quantidade, etc...Ex: Quais os 3 maiores produtos vendidos em valor de venda....ou em quantidade vendida...etc.

Aguardo seu retorno para continuar lhe ajudando.

Sucesso aí...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
Em 19/08/2022 em 16:47, Rodrigo R1 disse:

Oi, @Katherin, boa tarde.

Poderia me explicar melhor sua dúvida pra ver se consigo te auxiliar? 

Quando vc disse no enunciado: "calcular a média dos 3 ultimas valores"...

Qual a ordem utilizada para classificar esses "3 últimos" que não seja temporal? 

Ate pq na sua tabela tem uma colunas de datas que traz essa ordem cronológica.

Se não for essa a ordenação, precisaremos entender melhor essa classificação pra chegar no resultado que vc deseja.

A medida TOPN vai trazer uma tabela, que tbm será ordenada por algum valor escalar: seja valor de vendas, quantidade, etc...Ex: Quais os 3 maiores produtos vendidos em valor de venda....ou em quantidade vendida...etc.

Aguardo seu retorno para continuar lhe ajudando.

Sucesso aí...

Bom dia Rodrigo!

Obrigada pela atenção.

Então o calculo que preciso é realizar a média movel das 3 ultimas sprints, tomando como referencia a data da ultima sprint, ou seja minha ultima sprint foi o dia 23/08/22 eu preciso retroceder 3 medidas de velocidade anteriores incluido ela mesma  para fazer o calculo (=média(13,23,21)-> 19) e assi sucessivamente.

Obs: a coluna Fim Sprint não tem relacionamento com a tabela Calendario.

Eu anexei um .pbix pode ser que ajude mais.

Muito obrigada!!!

image.png.bbb7cc39e3c105622e9657de8e27cfd6.png

Novas metricas - forum.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Boa noite, @Katherin. Tudo bem?

Bom...pra gente conseguir evoluir nessas medidas, precisaremos dar alguns passos pra trás para corrigir seu modelo de dados.

image.png.492ab5480dfcf888fa105231327b7b2b.png

Conforme imagem acima, acredito que precisam ser ajustadas desde a classificação das tabelas e até mesmo a criação de novas dimensões.

A tabela dprojetos e dsprint me parecem mais tabelas fato do que dimensões, pois possuem registros de eventos ao longo do tempo.

E elas ainda estão interligadas com outra tabela fato - "Creatd and  Closed" - o que não é uma prática recomendada.

Inclusive chamo a atenção para os relacionamentos biderecionais e de muitos para muitos. Se você perceber eles são relacionamentos fracos - veja que tem uma sinalização que se parece mais ou menos assim < > entre cada tabela - o que poderá trazer problemas na criação da medidas e análises.

Portanto, procure garantir sempre o modelo star schema, onde dimensão filtra fato e os relacionamentos sejam constituídos de 1 para muitos (1 : *) - tal como foi entre dcalendário e a "Created and Closed".

Minha sugestão então seria a criação de dimensão para projetos e outra para a sprint, mantendo a dcalendario e mais 3 fatos: fprojetos, fcreatedandclosed, fsprint. Seu modelo ficaria então com 3 dimensões e 3 fatos.

Você disse ainda que a tabela de sprint não estaria ligada na dimensão dcalendario. Acredito que você tenha tentado fazer essa relacionamento, mas ele deu erro, pois iria gerar um dependência circular. Isso ocorreu em função dos relacionamentos construídos acima. O que já é uma sinalização também do próprio PBI que não é uma boa ideia seguir como está....tanto que ele nem deixa construir esse relacionamento.

Então é isso...chegamos num ponto que não iremos conseguir evoluir sem antes ajustar seu modelo de dados, entendeu?

Vi que na indicação da solução você está usando o Excel - que nesses casos é mais simples construirmos o resultado desejado, pois usamos as células. Já no PBI o conceito é de colunas de dados (colunar), que somente será efetivo, se a modelo de dados estiver bem construído, dentro das boas práticas recomendadas.

Assim que conseguir ajustar seu modelo, basta envia-lo novamente e me avisar aqui no fórum que terei maior prazer em continuar te ajudando.

Te desejo muito sucesso....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
21 horas atrás, Rodrigo R1 disse:

Boa noite, @Katherin. Tudo bem?

Bom...pra gente conseguir evoluir nessas medidas, precisaremos dar alguns passos pra trás para corrigir seu modelo de dados.

image.png.492ab5480dfcf888fa105231327b7b2b.png

Conforme imagem acima, acredito que precisam ser ajustadas desde a classificação das tabelas e até mesmo a criação de novas dimensões.

A tabela dprojetos e dsprint me parecem mais tabelas fato do que dimensões, pois possuem registros de eventos ao longo do tempo.

E elas ainda estão interligadas com outra tabela fato - "Creatd and  Closed" - o que não é uma prática recomendada.

Inclusive chamo a atenção para os relacionamentos biderecionais e de muitos para muitos. Se você perceber eles são relacionamentos fracos - veja que tem uma sinalização que se parece mais ou menos assim < > entre cada tabela - o que poderá trazer problemas na criação da medidas e análises.

Portanto, procure garantir sempre o modelo star schema, onde dimensão filtra fato e os relacionamentos sejam constituídos de 1 para muitos (1 : *) - tal como foi entre dcalendário e a "Created and Closed".

Minha sugestão então seria a criação de dimensão para projetos e outra para a sprint, mantendo a dcalendario e mais 3 fatos: fprojetos, fcreatedandclosed, fsprint. Seu modelo ficaria então com 3 dimensões e 3 fatos.

Você disse ainda que a tabela de sprint não estaria ligada na dimensão dcalendario. Acredito que você tenha tentado fazer essa relacionamento, mas ele deu erro, pois iria gerar um dependência circular. Isso ocorreu em função dos relacionamentos construídos acima. O que já é uma sinalização também do próprio PBI que não é uma boa ideia seguir como está....tanto que ele nem deixa construir esse relacionamento.

Então é isso...chegamos num ponto que não iremos conseguir evoluir sem antes ajustar seu modelo de dados, entendeu?

Vi que na indicação da solução você está usando o Excel - que nesses casos é mais simples construirmos o resultado desejado, pois usamos as células. Já no PBI o conceito é de colunas de dados (colunar), que somente será efetivo, se a modelo de dados estiver bem construído, dentro das boas práticas recomendadas.

Assim que conseguir ajustar seu modelo, basta envia-lo novamente e me avisar aqui no fórum que terei maior prazer em continuar te ajudando.

Te desejo muito sucesso....

Boa noite, Rodrigo!!

 

Muito obrigada pela sua explicação e seu tempo, voce tem muita razão minha dSprint esta parecendo mais com uma tabela fato. Eu vou restruturar meu modelo.

 

Muito obrigada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...