Ir para conteúdo
  • 0

Clientes Novos


douglasgodinho
Ir para solução Solucionado por Rodrigo R1 ,

Pergunta

4 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução

Boa noite @douglasgodinho. Tudo bem amigo?

Deixa complementar a minha resposta depois de analisar o seu modelo de dados.

image.png.32b864aa184fb274ff72798732bc2196.png

Segue na imagem acima, a medida que eu criei para considerar apenas os clientes que estão presentes na tabela fato depósito.

Fiz uma medida que os antigos são aqueles que anteriores ao contexto e os atuais aqueles que estão no contexto vigente.

A exceção dessas duas tabelas, traz os clientes que são os novos, ou seja, que ainda não tiveram presente na tabela fato - aí é só fazer uma contagem de linhas dessa tabela resultante.

Veja abaixo que quando o filtro está aplicado em janeiro, na tabela ao lado teremos os ids do clientes presentes naquele mês.

E como era de se esperar, a medida irá trazer o mesmo valor, pois todos são clientes novos, pois não temos data anterior a esse contexto - Janeiro/2021:

image.png.bd13f053962e5954b0fcc1e9036289d1.png

Perceba que o cliente 288144 - da primeira linha. Veja que ele é um cliente do contexto atual - portanto considerado na medida R1.

Agora quando fazemos o filtro em novembro, esse mesmo cliente não é mais considerado na medida R1, pois já apareceu anteriormente a esse contexto. Veja:

image.png.1a7b2a3f4f5ad4cf83e9bee3c941c008.png

O que valida a medida R1 que foi criada.

Outro importante detalhe para você ajustar o seu modelo é que não existe uma integridade entre a tabela fato deposito e a tabela dimensão clientes, conforme imagem abaixo:

image.png.822da7164a595770077ce7aa98e4403e.png

Veja que existe ids de clientes que estão na tabela fato e não estão na tabela dimensão. Isso pode trazer alguns problemas em suas análises.

O ideal é rever a modelagem para garantir que todos os clientes estejam presentes na tabela dimensão.

Espero que tenha conseguido ajudar de alguma maneira.

Sucesso aí, amigo.

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Boa tarde, @douglasgodinho. Tudo bem amigo?

Deixa compartilhar contigo meu artigo do LinkedIn sobre esse assunto.

https://www.linkedin.com/posts/rodrigo-r1_powerbi-gestaeto-vendas-activity-6959732932722720768-p1uK?utm_source=linkedin_share&utm_medium=android_app

Eu fiz sobre a dimensão produto do meu modelo, mas o raciocínio lógico é o mesmo para clientes, vendedores, etc.

Espero que possa ajudar de alguma maneira.

Sucesso aí, amigo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...