Ir para conteúdo
  • 0

Username no Dataflows para Excel e Folders?


Andrey.qo
Ir para solução Solucionado por Andrey.qo ,

Pergunta

  • Alunos

Oi pessoal,

Quando vou criar uma nova entidade no Dataflows de Excel ou Folder, o que eu coloco no campo "Username" e "Password"?

No placeholder diz "domain\alias", mas não entendo o que isto quer dizer.

dflows.PNG.9f64e493202b0abdbc5967123d421aaf.PNG

Estou tentando usar o dataflows para colocar uma pasta do servidor da empresa como fonte de dados a partir de uma Máquina Virtual em que está situado o Gateway mas está dando erro de credenciais inválidas. Eu já uso o Gateway e o Dataflows perfeitamente para acessar os bancos de dados SQL da empresa, mas não estou conseguindo usar para Excel e pastas.

Alguém já fez uma conexão como esta usando Dataflow pode me ajudar?

Desde já agradeço.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução

Pessoal, consegui resolver, finalmente, depois de dias!!

O problema estava no Gateway. Por padrão, o Gateway utiliza a conta NT SERVICE\PBIEgwService para logar na rede, e esta conta logicamente não estava autorizada a acessar o servidor da empresa.

A solução foi alterar a conta de serviço do Gateway para uma conta de serviço do servidor com acesso as pastas. Com isso, consegui adicionar o Data Source usando NOME-DA-MÁQUINA\UsuarioServico como credenciais. Com o Data Source funcionando, foi simplesmente adicionar a entidade no DataFlow e funcionou!

image.png.1ec55f304105a0a43fae9f5f5242f1fb.png

Muito obrigado Frank, teu link foi fundamental para eu encontrar outros tópicos relacionados a este mesmo problema e enfim encontrar a solução!

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2
  • Alunos

@Andrey.qo Se você está usando uma pasta que está no mesmo servidor em que o gateway que está instalado, então essas configurações de credenciais são as mesmas que você acessa o servidor, fazendo uma analogia, imagina que o servidor é seu notebook, e que as pastas e o gateway estão nele, logo as credenciais são as que você usa para acessar o seu notebook, pois ele vai logar e buscar os arquivos ou pastas que você apontou o caminho.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1
  • Alunos
12 horas atrás, Andrey.qo disse:

Então...hoje eu consigo coletar estes dados perfeitamente usando o PBI Desktop, inclusive o modelo atualiza normalmente pelo Power BI Service, ou seja, ele consegue autenticar e buscar os dados quando eu atualizo o modelo online.

Confesso que é um pouco de capricho meu tentar passar do modelo (que funciona) para o Dataflow, mas é que desta forma consigo garantir que múltiplos modelos estão utilizando a mesma fonte de dados.

E porque você não utiliza esse conjunto de dados como modelo para os demais dash?

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1
  • Alunos

@Andrey.qo realmente é muito estranho, pois se você está conseguindo acessar normalmente a pasta na rede no desktop em tese deveria conseguir no fluxo de dados.

A única coisa que consigo imaginar é que o endereço possa não está completo, pois nesse link aqui é exposto problema similar ao seu e há a indicação que isso é possível de ser feito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
17 horas atrás, Frank Figueredo disse:

@Andrey.qo Se você está usando uma pasta que está no mesmo servidor em que o gateway que está instalado, então essas configurações de credenciais são as mesmas que você acessa o servidor, fazendo uma analogia, imagina que o servidor é seu notebook, e que as pastas e o gateway estão nele, logo as credenciais são as que você usa para acessar o seu notebook, pois ele vai logar e buscar os arquivos ou pastas que você apontou o caminho.

Realizei alguns testes com um Gateway no meu próprio PC, quando eu coloquei na URL uma pasta do meu computador (ex: "C:/Meus Dados") e nas credenciais coloquei "MEU-PC\meu_usuario" e a senha do meu pc, ele funcionou perfeitamente.

Porém, quando eu altero a URL para um ip de rede (ex: "\\199.199.99.99\Meus Dados") e coloco o mesmo usuario e senha do teste anterior ele não funciona e reclama que as credenciais estão inválidas.

No meu pc onde está o Gateway eu consigo acessar esta pasta \\199.199.99.99\Meus Dados sem nenhum problema.

Alguma sugestão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
10 horas atrás, Frank Figueredo disse:

Você tentou acessar o conteúdo da pasta/arquivo no Power bi desktop? Em caso positivo deu certo obter o conteúdo? Em caso negativo tenta fazer um teste para ver se você obtém os dados.

Então...hoje eu consigo coletar estes dados perfeitamente usando o PBI Desktop, inclusive o modelo atualiza normalmente pelo Power BI Service, ou seja, ele consegue autenticar e buscar os dados quando eu atualizo o modelo online.

Confesso que é um pouco de capricho meu tentar passar do modelo (que funciona) para o Dataflow, mas é que desta forma consigo garantir que múltiplos modelos estão utilizando a mesma fonte de dados.

Editado por Andrey.qo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
Em 05/02/2021 em 21:41, Rafa Lemos disse:

E porque você não utiliza esse conjunto de dados como modelo para os demais dash?

Hoje eu faço isso, porém, eu não consigo usar a mesma fonte de dados para vários modelos, que é o propósito do Dataflow. Como eu disse anteriormente, hoje tá rodando corretamente mas eu gostaria de adicionar o arquivo ao Dataflow.

 

Em 05/02/2021 em 23:20, Frank Figueredo disse:

Tenta abrir uma consulta nula no dataflows, copia a sua consulta do Power Query que está funcionando no Desktop e cola no Dataflows, depois tenta inserir as credências pra ver se dá certo.

Realizei este procedimento, quando ele pede as credenciais dentro do Power Query Online ele não aceita as credenciais

image.thumb.png.3dc2a09eae3ff2b4a392aca69306fb06.png

O que me deixa confuso é como isto está funcionando normalmente usando o PBI Desktop para o modelo, mas não funciona para o PBI Online com o Dataflow. Estou começando a achar que o que estou querendo fazer não é possível ser feito pelo online

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...